sábado, 3 de fevereiro de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 5


AULA EM 4 DE FEVEREIRO DE 2018 - LIÇÃO 5
(Revista CPAD)

Tema: Cristo é superior a Arão e à Ordem Levítica


Texto Áureo: Hb 4.11

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição dê atenção especial às comparações com o tempo presente e com o exemplo que temos em Cristo para as nossas vidas. Nesse esboço eu deixo alguns comentário nessa linha.
"o grande sumo sacerdote que penetrou os céus”, a expressão "que penetrou os céus", faz referência a ação que os sumo sacerdotes da antiga aliança faziam de adentrar ao Santo dos Santos, pois só o sumo sacerdote poderia fazer isso, em comparação Jesus adentrou os céus.
"eram cobertos de fraquezas e defeitos", eram seres humanos falhos como qualquer outro e o sacrifício que eles faziam apenas encobriam o pecado, porém Jesus é perfeito e por isso pode oferecer um sacrifício perfeito que não somente cobre o pecado, mas também liberta a pessoa do seu domínio.
"pela ignorância deles frente a uma doutrina de tão grande relevância.", muitas pessoas que estão nas igrejas até hoje desconhecem essas doutrinas, pois seus líderes estão preocupados em arrecadação financeira e por isso se ocupam em encher os cultos, mas deixam de lado a qualidade do ensino. 

I – UM SACERDÓCIO SUPERIOR QUANTO À QUALIFICAÇÃO

1. Por representar melhor os homens diante de Deus.
"quando Deus se humaniza para tratar com os homens", significa que a Trindade veio em carne e viveu entre nós, por isso Seu nome "Emanuel" que significa Deus conosco. Mt 1.23 Dessa forma pode-se dizer que o sumo sacerdote perfeito foi escolhido dentre os homens.
"Jesus ofereceu sua própria vida como oferta a Deus em nosso favor", nesses termos entendemos que as palavras de Abraão foram proféticas ao dizer que o Senhor proveria um cordeiro para morrer no lugar do filho da promessa. Gn 22.8 Essas palavras estavam se referindo profeticamente a Jesus. 

2Por compreender melhor a condição humana.
"e com a capacidade de compreender a condição humana", essa é a maior demonstração de empatia e de liderança, pois Jesus se colocou literalmente em nosso lugar ao vir ao mundo e viver como nós, e de grande liderança dando o exemplo do que é uma vida de serviço a Deus em favor dos homens.
"ser complacente com o pecado nem tampouco agir com extrema severidade", essa é uma lição para todos os sacerdotes dos tempos atuais (pastores, evangelistas, presbíteros e outros com liderança espiritual), não podemos ser rigorosos demais com os pecadores e nem tão pouco sermos liberais demais, o segredo é ter equilíbrio. 

3. Pela posição que exerceu.
- "“honra” tem o sentido de “cargo” ou “posição”", a palavra honra significa basicamente "importância", quando se dá honra a alguém, está se mostrando que tal pessoa tem uma certa importância, no caso do sacerdócio, somente Deus dava essa importância para alguém, somente os da família de Arão.
"e haver sido enviado do céu para essa missão", Jesus foi também escolhido pelo próprio Pai, sendo ele o Filho foi voluntário a fazer essa vontade. A Cristo devemos toda a honra como nosso sumo sacerdote.

II. UM SACERDÓCIO SUPERIOR QUANTO AO SERVIÇO

1. Pela realeza e o propósito pelo qual viveu.
- "realeza do sacerdócio de Jesus", significa um sacerdote e rei ao mesmo tempo, ou seja, sacerdócio real. Jesus era tanto sacerdote como também era Rei. Cristo era Rei espiritualmente falando e também literalmente, pois era da família de José que vinha da linhagem de Davi.
"não glorificou a si mesmo nem tampouco buscou honra para si", para fazer a obra que o Pai lhe confiou Jesus deixou toda sua glória e viveu entre nós como servi humilde. Muitos líderes deveria seguir esse grande exemplo.

2. Pela vida santa que possuía.
- "revelando dessa forma o seu viver santo", Jesus é um modelo de vida devocional, Ele nos ensina como buscar a presença do Pai, Ele foi imitado por seus discípulos que ficaram em oração e consagração até a descida do pentecoste e depois dele inclusive. Até hoje se adota buscar a presença de Deus nos montes, embora não tenha sido isso uma doutrina bíblica, passou a ser um dogma evangélico devido ao fato de Jesus ter feito isso.

3. Pela submissão que demonstrou.
"Não há dúvida que este último sentido deve ser mantido aqui", sentido de "reverência", dessa forma a melhor tradução fica: "“tendo sido ouvido por causa da sua reverênciadando a ideia de que Jesus foi ouvido por Deus devido a Sua reverência, ou seja, pela sua submissão a Deus. Assim fica o exemplo para todos, sejamos submissos a Deus e Ele ouvirá nossas orações.

III. UM SACERDÓCIO SUPERIOR QUANTO À IMPORTÂNCIA TEOLÓGICA

1. Uma doutrina transcendente.
- "transcendia em muito aqueles princípios formadores da fé cristã", quer dizer que vai além de tais princípios, não basta somente a pessoa saber os princípios da fé, é preciso ter maturidade, vida com Deus, experiência e sabedoria. Conhecer a doutrina do sacerdócio de Cristo é um aprofundamento do conhecimento de Deus, por isso o autor destaca tanto essa parte.

2. Uma doutrina essencial.
"A sua compreensão traz substância à nossa fé.", existe a fé sem substância, é a fé que tem pouco conteúdo, às vezes a pessoa não sabe explicar a razão de sua fé, por não conhecer essa razão, mas conhecer o sacerdócio de Cristo dá essa substância, a pessoa passa a entender o porque Ele se entregou na cruz por nós.

CONCLUSÃO
"como sacerdote perfeito, está habilitado para interceder por nós", o perfeito pode interceder pelo imperfeito junto ao Pai e por meio Dele nós imperfeitos podemos interceder uns pelos outros. Por isso esse sacerdócio é tão grandioso!
Faça uma breve revisão e corrija o questionário.
Convide os alunos a orar para que todos entendam essa maravilhosa doutrina.

Pr Marcos André

Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.