INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sábado, 17 de março de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 11


AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel - nº 53)

Tema: Mil Anos de Paz, Justiça e Prosperidade

Texto Bíblico Básico:

Apocalipse 20:2-6
2. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.
4. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

Isaías 11:6-9
6. E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.
7. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.
8. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.
9. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.

Texto áureo: Zc 14.9
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), s.
- "Desde a Queda", a queda no Éden corrompeu a alma humana fazendo fazendo com que os homens se tornassem maus e desequilibrados, dessa forma os sentimentos malignos dominaram o ser humano, dessa forma toda violência, maldade, mortes, covardia e muitos outros acontecimentos vem do pecado que dominou a alma humana.
- "o trigo crescerá mais depressa", é como se fosse retirado os efeitos da maldição que o homem recebeu no Éden no dia em que pecou.
_______________________________________________
1. TEMPO DE MILAGRES E TRANSFORMAÇÕES
- "comandar mil anos de paz e justiça", o Senhor Jesus será o Rei de Israel e todas as nações do mundo estará sob o domínio Dele e terão que prestar obediência ao Rei de Israel que fará desaparecer a injustiça do mundo.
- "inúmeros milagres", haverá dois tipos de transformações, as miraculosas e as naturais. A natureza se equilibrará, essas serão as transformações miraculosas e outras serão naturais por determinação do Senhor na política e economia mundial. 

1.1. Milagres na Natureza
- "milagre da fertilidade", a natureza será fértil de novo como foi no Éden antes da Queda.
- "suas folhas de remédio", isso indica que a medicina estará ao alcance de todos através da homeopatia, onde as doenças serão curadas simplesmente com chás e sucos e muitas dessas doenças serão erradicadas totalmente.

1.1.1. Milagres no mundo animal

- "animais carnívoros", são os animais que se alimentam exclusivamente de carne, como o leão e o tigre por exemplo, pelo texto sagrado eles passarão a comer as ervas:
"A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. Is 11.7

1.2. Milagres nos corpos físicos
- "Não haverá deformidades", como Deus estrá no governo na pessoa do Filho, então os Seus poderes estarão manifestados na terra, o nome Jeová Rafá está atuante no mundo.
- "longevidade dos indivíduos", as pessoas viverão muito mais, não se sabe se terão dias como os dos homens antes de Noé, que viviam mais de novecentos anos.

1.3. Milagres na vida material
- "terão suficiente para viver confortavelmente", as pessoas gastarão muito pouco com tratamentos de saúde, energia elétrica, saneamento e moradia, viver confortável não estará tão associado a dinheiro como é hoje.

1.4. Milagres na administração e governo
- "não permitirá qualquer tipo de ditadura", essas serão as transformações naturais, pois ocorrerão na política, economia de forma natural por obediência ao Grande Rei.

1.4.1. Milagres na vida militar
- "concórdia - individual e internacional", haverá paz no mundo, por isso será um milagre militar, o Senhor Jesus terá Seus exércitos celestiais capazes de atuar em qualquer parte do mundo sem qualquer chance para tropas humanas, por isso ninguém ousará se impor diante Dele.

1.5. Milagres na vida espiritual
...

2. A CAPITAL DO MILÊNIO

2.1. Seu valor histórico e religioso
- "por sua importância religiosa", Jerusalém é considerada uma cidade sagrada por três grandes religiões mundiais, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo, dessa forma ela tem um valor religioso enorme em relação a qualquer outra cidade do mundo.

2.2. Sua posição estratégica
- "no coração dos povos", não sabemos o que levou Davi a escolher Jerusalém como capital do reino, mas sabemos que foi numa de suas montanhas que o Senhor escolheu o lugar onde Abraão sacrificaria seu filho Isaque.
- "uma fortaleza natural", Jerusalém sempre foi muito difícil de ser conquistada tanto pelos judeus como pelos inimigos dos judeus, o cerco de Nabucodonosor durou cerca de dois anos. 

2.3. Sua importância espiritual
- "todos os anos para adorar o Rei", será o cumprimento literal das profecias de Deus, pois o nosso Senhor será o Rei do mundo inteiro, com um reino eterno. Ao que parece as nações poderão existir com seus governos, porém deveram prestar contas e obediência ao Rei Jesus.

3. PARTICIPANTES DO MILÊNIO

3.1. Os crentes glorificados
"todos os salvos", os que subirão no Arrebatamento e os mortos que ressuscitarem na ocasião, esses retornarão com o Senhor para o reino milenial.

3.2. Sobreviventes da Grande Tribulação
"sobreviveram ao cataclismo da Grande Tribulação", os que deixaram de subir no Arrebatamento, mas que resistirem ao governo da Besta, o Anticristo.
O comentarista usa um respeitado autor para afirmar que haverão pessoas com corpos não glorificados no milênio. A Bíblia na verdade não afirma nada a respeito, apenas fala que os salvos serão glorificados. Por isso se deduz que haverá outros como os que foram citados no comentário que estarão com corpos diferentes no milênio. Estarão espalhados pelo mundo, mas a Igreja estará com Jesus em Jerusalém.

CONCLUSÃO
- "sentido figurativo a duração", afirmam que não serão mil anos literalmente.
- "cada ano com 365 dias", nas vezes em que é citado os mil anos o autor deixa claro que serão exatamente mil anos e não faz nenhuma referência a representação desses mil anos.
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.

Pr Marcos André

Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

4 comentários:

  1. A paz pastor Marcos o meu irmão conclue esse esboço pra nós rsrs, obrigada. Irmã Nice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza irmã, daqui a pouco sai, paz e grande abraço.

      Excluir
  2. Obrigado novamente pastor Marcos André, forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu amigo, disponha sempre, abraços.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.