INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 23 de março de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 12
(Revista: Central Gospel - nº 53)

Tema: O Juízo do Trono Branco

Texto Bíblico Básico:

Atos 17.30,31
30. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;

31. Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Apocalipse 20.11-15

11. E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

12. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
Texto áureo: Sl 50.6
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), nesta lição esclareça os alunos sobre esse julgamento que ocorrerá após o milênio, recomendo que você faça uma recapitulação dos eventos estudados até agora.
- "que marca o fim dos tempos", será o dia em que todos comparecerão diante do Senhor Jesus, até o ímpio verá Jesus de uma forma ou de outra. É nossa função alertar o mundo disso, pois as pessoas vivem tranquilamente como se nunca fossem se encontrar com Deus.
- "como atalaias do Senhor", o atalaia era uma pessoa que ficava de sentinela no muro ou na torre das cidades fortificadas, e tinha a função de soar o alerta ao se aproximar alguém. Assim nossa função como atalaias é soar o alerta no mundo de que Jesus se aproxima.
_______________________________________________
1. O GRANDE JULGAMENTO
- "grandes e pequenos", dando a ideia de tanto ricos como pobres, famosos e anônimos serão julgados nesse tribunal.
- "o perfeito e justo Juiz", nesse caso o termo branco dá a ideia de clareza, pureza, limpidez no julgamento.

1.1. Quem está diante do trono branco?
- "exceto os salvos", alguns acreditam que até os salvos passarão por esse tribunal, porém serão salvos na abertura do livro da vida, mas não se sabe ao certo, a maioria acredita que não passarão pelo Trono Branco por já estarem salvos.
- "aderiram a rebelião satânica", se referindo à rebelião que Satanás fez no céu na ocasião de sua queda.
"E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho." Ap 12.4


1.2. Falsos cristãos e falsos obreiros

- "argumentarão que serviram ao Senhor", com base nesse texto de Mateus tem-se a ideia de que será permitido falar diante do trono, talvez alguma palavra em sua defesa.
- "praticantes da iniquidade", pessoas que passaram a vida fazendo a obra de Deus estando em pecado, com o coração longe do Senhor.

1.2.1. A manifestação do fruto do Espírito
- "demonstraram os dons", nota-se que falar em línguas e expulsar demônios não é demonstração de salvação. Impressionantemente até hoje existem crentes que tentam se impor como espiritual usando a manifestação desses dons como comprovação.
- "sem fruto, não garantem a salvação", se referindo ao fruto do Espírito mencionado em Gálatas 5.22 esse fruto é a comprovação de que a pessoa realmente foi transformada pelo Senhor.

1.3. A ressurreição de Cristo e o Juízo Final 
- "na primeira ressurreição", será a ressurreição no dia do Arrebatamento, onde os mortos ressuscitarão incorruptíveis e depois os vivos serão Arrebatados.
- "após o milênio", todos os mortos ressuscitarão para serem julgado no Grande Tribunal.

2. A PRESTAÇÃO DE CONTAS
- "terão de prestar contas a Deus", o ser humano nasce com essa pré configuração, como uma instrução grava em sua alma, de que um dia vai se encontrar com seu Criador. Muitos tentam fugir dessa ideia que incomoda, afirmando para si mesmo e se esforçando em acreditar que Deus não existe. 

- "até tudo que está encoberto", será o dia em que serão revelados todos os segredos dos homens, veja isso:
"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho." Rm 2.16 


2.1. O registro dos livros
- "o livro das obras", são onde estão registradas as obras dos seres humanos, serão abertos e todos serão julgados pelas obras descritas ali, não vale a pena imaginar como serão esses livros, se serão rolos, encadernações ou arquivos, pois a revelação foi dada conforme o que João entendia na época.

2.2. Fazer o bem
- "ajudar aqueles que cruzarem nosso caminho", todos os que estão próximos de nós é nosso próximo para que pratiquemos as boas obras. O Evangelho é melhor pregado pelo bom testemunhos dos verdadeiros crentes.
- "ser ensinável", é estar em condições de aprender, o mesmo que ter o coração aberto. Quando o orgulho fala mais alto a pessoa endurece o coração e não recebe nada.

3. O ÚLTIMO JULGAMENTO
- "o Senhor Jesus, junto com o Pai", Jesus foi a providência de Deus em favor da humanidade, é justo que Ele proceda o julgamento, pois quem o rejeitou a vida inteira vai olhar nos olhos Dele e receber a devida sentença.
- "segunda morte", a primeira morte é a morte física, o processo da segunda morte já está em andamento no coração de muitas pessoas, mas ainda pode ser revertido.

CONCLUSÃO
- "a seu tempo ceifaremos", quer dizer que receberemos a nossa recompensa por nossas obras, nessa vida ou na próxima, não podemos parar a caminhada, uma pessoa que ajudamos hoje poderá alguém usado por Deus para nos abençoar no futuro, além disso somos exemplos para o mundo. 
Faça a revisão .
Corrija a atividade proposta.

Pr Marcos André

Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

3 comentários:

  1. Querido pastor Marcos André muito obrigada por mais esse esboço brilhante como sempre, que o Senhor Criador te abençoe e te recompense. A paz do senhor. Irmã Nice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã, obrigado espero que ajude os professores e alunos também.
      Paz

      Excluir
  2. Pastor Marcos , simplesmente muitissimo obrigado , por sua dedicação e carinho , em sempre nos auxiliar com esboços , concernentes as lições da EBD. Obrigado

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.