INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 29 de março de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 1



AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 1
(Revista: Central Gospel - nº 54)

Tema: A Superioridade da Fé em CristoTexto Bíblico Básico:

João 3.16-2116 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
20 - Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 - Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Texto áureo: 1 Tm 2.5
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), nesta lição apresente Jesus como a única opção para a salvação, o único dado por Deus para nos salvar. Talvez você tenha que fazer alguma menção aos santos católicos.
- "que o indivíduo reconheça-se pecador", essa é uma ação do Espírito Santo que convence a pessoa do pecado, e para isso é necessário que ela tenha essa fé inicial para a salvação.
"entenda que Jesus é o único Salvador", essa também é uma ação do Espírito, mas requer um esforço de toda a igreja em ensinar a Palavra de Deus a fim de dar um alicerce a fé que a pessoa abraçou. Muitos novos convertidos abandonam a fé por não conseguirem entender o significado da salvação.
_______________________________________________
1. CRER EM JESUS CRISTO

1.1. Mudança de direção
- "mediante um sincero arrependimento.", é um arrependimento sem máscaras, sem ser para agradar a outros, sem interesses em escondidos. Na maioria das somente a pessoa e Deus sabem da sinceridade do arrependimento.
"Jesus torna-se Senhor daquele que o recebe como Salvador", o arrependimento vai ser portanto a mudança de direção, onde a pessoa antes tinha como senhor, o seu ego, a carnalidade, o pecado, o diabo e agora o seu Senhor será Jesus. Isso é uma mudança radical e somente a ação do Espírito Santo pode ajudar a pessoa.

1.2. Liberdade de escolha

- "arbitrar suas próprias decisões", alguns não aceitam a ideia do livre arbítrio, mas a verdade é que o ser humano pode de fato escolher suas decisões, Deus não nos controla como marionetes e nem robôs.
"Ele não obriga ninguém a aceitar Jesus", as palavras de Jesus em Ap 3.20 "Eis que estou a porta e bato..." é uma expressão desse livre arbítrio. Ele não força a entrada e nem nos obriga a nada.
"estado primitivo de comunhão com Ele", se refere ao estado em que estava o ser humano no jardim do Éden antes da Queda.

1.3. O caminho para a salvação
- "Sinédrio, isto é, diante do Supremo Tribunal", o Sinédrio era o Tribunal que se reunia para julgar causas relacionadas com a religião judaica, tinha a autorização de Roma para funcionar.
"debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens", alguns acreditam que os santos católicos intercedem por nós junto a Jesus e Este junto ao Pai, porém a ação é toda da Trindade, o Pai enviou o Filho, o Filhos nos salva e intercede por nós e o Espírito nos revela a Jesus.
- "sacerdotes, profetas, discípulos, apóstolos ou mesmo qualquer um dos seus mais devotos seguidores", a maioria dos santos canonizados pela igreja Católica foram grandes homens e mulheres de Deus no passado, mas eles não podem fazer nada por nós, e nem precisa disso, pois a obra de Jesus na cruz é suficiente para nos salvar.

2. O PROJETO REDENTIVO DE DEUS


2.1. A onisciência divina
- "Em Sua onisciência, o Senhor sabia", pergunte aos alunos o que é a onisciência do Senhor, com certeza a maioria sabe, depois acrescente: a onisciência é o atributo divino pelo qual ele conhece todas as coisas, sabe de tudo, tanto o que aconteceu, como o que está acontecendo e também o que vai acontecer.
- "preparou um plano para resgatar", essa é uma prova do amor de Deus por nós, nos mostra o quanto Ele nos ama e o quanto está disposto a investir na nossa salvação.

2.2. A obra redentiva
"desde a fundação do mundo, aquele que havia de ser o Salvador", por conta disso encontramos o Senhor já iniciando as promessas de redenção no jardim do Éden logo após a Queda:
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." Gn 3.15"Era, de fato, necessário um plano de salvação sem precedentes.", sem precedentes quer dizer, nunca tentado anteriormente, ou seja, antes de Jesus jamais alguém tentou algo igual.
"dotado de todas as qualidades necessárias para a realização da grande reconquista da humanidade", acredito que apenas uma dessas qualidades foi necessária para que Jesus passasse pela cruz em nosso lugar, o amor. Com amor Ele conseguiria suportar tudo calado, sendo crucificado no lugar de quem não o valoriza.

2.3. O plano inclusivo de Deus para redenção de toda a humanidade
- "pregou, ensinou, curou os enfermos, animou os desanimados", Jesus estava demonstrando para toda a humanidade como deveriam trabalhar os seus servos, tanto que até hoje temos esse exemplo Dele como nosso farol.
"até que fossem revestidos de poder", era necessário para dar continuidade ao plano de salvação que o ser humano salvo passasse adiante a salvação proposta por Jesus, e para fazer isso eles deveriam ter a ajuda do Espírito Santo.
"veio-lhes uma forte perseguição", não da parte do Senhor, mas pela permissão de Deus para que eles cumprissem a missão proposta. Algumas coisas que parecem ruim pra nós tem a permissão de Deus para ocorrer para benefício do Reino de Cristo.

3. OS QUE REJEITAREM A CRUZ DE CRISTO SERÃO CONDENADOS

3.1. O castigo eterno
- "que rejeitam a salvação por intermédio de Jesus", se refere aquele que tendo ouvida a pregação a recusou ou se desviou da presença do Senhor, existem muitos assim.
"salvar o que estava perdido", ou seja, o ser humano já estava perdido antes. Jesus é a solução e não a causa do problema.- "mas não o fazem da maneira que Ele propõe", isso porque Jesus propõe mudança de atitudes e as pessoas querem as bençãos do Senhor sem mudarem de hábitos.

CONCLUSÃO
- "um processo constante e paulatino", com isso o mais difícil não é aceitar, mas se manter nesse processo, pois não é um ato isolado de declarar Jesus salvador, é preciso declarar Ele todos os dias da nossa vida.
"um instrumento usado para a salvação de muitos", a salvação não é exclusividade de alguns, mas é para a humanidade e por isso deve ter o empenho de todos os salvos.


Pr Marcos André

Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

5 comentários:

  1. A paz do senhor pastor Marcos André o esboço da lição 13 não vai ter? Obrigada Deus abençoe. Irmã Nice

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, com muitas palavras que fortalecem e renovam a nossa fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigado pelas suas palavras honrosas. Forte abraço.

      Excluir
  3. Meu esposo terminando de estuda pra da aula...muito boa liçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã esse é o caminho, que Deus continue abençoando ele e você a cada dia mais.
      Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.