INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quarta-feira, 7 de março de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10


AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 53)

Tema: Armagedom: O Confronto Final

Texto Bíblico Básico:

Apocalipse 16.12-16
12 - E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente.
13 - E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs,
14 - porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-Poderoso.
15 - (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.)
16 - E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.

Texto áureo: Ap 17.14
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), sugiro que para esse início da lição você se identifique o lugar onde seria essa batalha, Armagedom é uma tradução da expressão Vale de Megido ou Montanha de Megido, não se sabe ao certo onde seria o local, mas há em Israel uma cidade histórica chamada Megido onde já se desenrolou algumas batalhas bíblicas. O Anticristo reunirá forças contra Israel e vencerá algumas cidades, mas não conseguirá vencer Jerusalém.
"que revelará o Dia do Senhor.", esse será o grande dia da revelação do nosso Deus, também chamado de Vinda em Glória do senhor Jesus. O dia em que o Senhor se revelará a toda humanidade.
"visto que, por meio dela, o Anticristo será derrotado", na verdade não haverá uma batalha, as forças do Anticristo nem chegarão a lutar e serão dizimadas.
_______________________________________________
1. A VERDADE BÍBLICA SOBRE A BATALHA DO ARMAGEDOM
- "defendem a doutrina do Armagedom", ou seja, o ensinamento de que haverá uma batalha no final da Grande Tribulação no lugar que em hebraico se chama Armagedom. Ap 16.16

1.1. O Testemunho profético


1.1.1. Isaías

- "com as vestes manchadas de sangue", para dar ideia de vencedor de batalhas, fazendo alusão ao Senhor Jesus.

- "poderoso para salvar os redimidos na batalha final", nessa batalha o Senhor comparecerá como salvador do povo judeu, nessa ocasião Ele será recebido como o Messias prometido, porém com muita tristeza. Ap 1.7 

1.1.2. Jeremias"estes são os judeus sendo punidos, purificados e restaurados durante a campanha do Armagedom", a batalha do Armagedom ocorrerá no meio de uma guerra, a guerra final, onde as forças do Anticristo invadirá Israel e tomará muitas cidades, restando somente Jerusalém para ser tomada. Na ocasião Jesus virá salvar Seu povo.



1.1.3. Zacarias"que será reconquistada e purificada, e no povo de Israel", quando foi escrito o livro do profeta Zacarias, a cidade de Jerusalém estava sobre domínio Medo-persa e até hoje Jerusalém não está sobre controle total do povo judeu.


2. PERSONAGENS NA BATALHA DO ARMAGEDOM
- "no qual a Igreja reinará com Cristo no Milênio", a Igreja que subirá com Jesus no Arrebatamento descerá com Ele no dia da vitória, o dia da Vinda em Glória do Senhor Jesus, a partir daí será instituído o milênio.
"A trindade satânica se reunirá com um propósito infernal", convém lembrar que a trindade satânica é será composta por Satanás, o Anticristo e o falso profeta e será a imitação da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

2.1. Satanás, nosso arqui-inimigo, e os demônios
- "mas não obterá êxito, porque já foi julgado", Satanás sabe que está condenado por isso podemos dizer que o objetivo dele não será de estabelecer seu reino no mundo inteiro, mas sim de levar o máximo da humanidade possível para o inferno.
"assim, poderá realizar sinais, milagres e façanhas", atualmente Satanás já tem esse poder, mas não pode fazer nada por Jesus ter tirado o domínio dele sobre a terra, Jesus pisou a cabeça da serpente, porém após o Arrebatamento da Igreja o Espírito Santo que faz oposição ao espírito do anticristo será retirado da terra então surgirá o homem do pecado.
"Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado;" 2 Ts 2.7


2.1.1. Os demônios (Ap 9.1-12; 16.13,14)
- "superagente especial das hostes infernais, comandará um exército assombroso", aqui o comentarista pinta um cenário assombroso porém a atuação desses demônios será antes da batalha final, pois a batalha do Armagedom uma luta entre as tropas do Anticristo e Israel que será salvo pelo Senhor Jesus.
"para atormentar os seres humanos durante cinco meses", note que o comentarista defende que a batalha levará meses, porém nós entendemos que a guerra contra o Anticristo levará meses, mas a batalha final no vale de Megido levará um único dia, por isso dizemos que não haverá nem batalha. 

2.2. O Anticristo, a primeira besta (Ap 13.1)
- "o Anticristo será o grande líder mundial", como foi estudado na lição sobre o Anticristo, ele vai aparecer como um grande político que solucionará vários problemas mundiais e por isso terá uma grande liderança no mundo.
"A grande maioria dos habitantes da terra o adorará como um salvador", o mundo busca alguém para resolver seus problemas e por isso o Anticristo será considerado como um salvador. A ideia será tirar a adoração de Jesus e assumir o lugar de salvador.

2.2.1. As principais atividades do Anticristo
- "firmará um tratado de paz com Israel", é bem provável que ele consiga estabelecer a paz entre judeus e palestinos e isso coloque com uma credibilidade incontestável.
"convocará todas as nações a atacar e conquistar Jerusalém", isso será após desfazer o acordo com Israel de onde será expulso e por isso fará guerra contra os judeus.

2.3. O Falso Profeta, a segunda besta (Ap 13.11)
- "marcará os seguidores da primeira besta com o número 666", não se sabe exatamente como será essa marca, mas acredita-se que será não será como alguns pensaram, uma marca como uma tatuagem, já se falou em código de barras, agora se fala em chip, mas está surgindo no mundo a nanotecnologia que é mais avançada do que o chip, tantas coisas já se falou sobre isso, mas ninguém sabe ainda o que será e como será essa marca.
- "uma insígnia que separará os que servem e adoram a Jesus", essa marca servirá para promover embargo aos crentes que ficarem no Arrebatamento, impedindo eles de comprarem e prendendo-os tentando força-los a pararem a pregação e adoração a Cristo.

2.4. Outros participantes na grande batalha
- "aves de rapina", são as aves que comem cadáveres, será tão grande a mortandade de pessoas naquele dia que essas aves se fartarão.
"Esposa do Cordeiro, com os santos glorificados", é a Igreja que terá sido arrebatada e retornará com Jesus no final da batalha, não para lutar, mas para assistir a vitória final.

2.5. O Senhor Jesus, o Verbo Eterno (Ap 19.11-16)
- "Ele descerá sobre o monte das Oliveiras", será o momento da grande revelação da glória de Deus ao mundo, também chamado de Vinda em Glória.
"e todo olho o verá", essa descida do Senhor sobre o monte das Oliveiras será filmada pelas redes de televisão do mundo inteiro que estarão fazendo a cobertura da guerra do Armagedom.

3. O FINAL MARAVILHOSO
- "diríamos que Israel não tem chance de vencer tão terrível batalha", devido as forças celestiais envolvidas acreditamos que não ocorrerá uma batalha final, será um grande massacre onde os corpos de homens se amontoarão no vale, pois estarão lutando contra anjos.

CONCLUSÃO
- "Tu os esmigalharás com uma vara de ferro", essa profecia reforça a ideia de que será um massacre e não uma batalha final, as forças do Anticristo não terão chance alguma contra os exércitos do céu.
"retornará para livrar Israel; empreender uma conversão nacional", naquele tempo Ele provavelmente será recebido como o Messias prometido desde o Antigo Testamento.
- Faça uma revisão dos pontos mais importantes.
- Corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André

Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.