quinta-feira, 15 de março de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 11


AULA EM 18 DE MARÇO DE 2018 - LIÇÃO 11
(Revista CPAD)

Tema: Os Gigantes da Fé e o seu Legado para a Igreja


Texto Áureo: Hb 11.1

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição apresente de forma prática as lições da fé de cada herói mencionado aqui.
"um apanhado histórico", quer dizer que ele busca na História dos hebreus os personagens que marcaram, no caso aqui, marcaram pela fé que demonstraram.
"como exemplo para os cristãos do Novo Concerto", todo o Antigo Testamento é também um apelo a sabedoria, pois é sábio aprender com os acertos e erros dos outros, na galeria dos heróis da fé ocorre o exemplo dos acertos desses heróis.
"e em diferentes situações",parece que a ideia do autor de aos Hebreus é demonstrar as possíveis situações em que nossa fé é provada, exemplifique para os alunos as várias ocasiões em o crente passa adversidades e precisa ter uma fá como a daqueles homens.

I – A FÉ QUE GERA CONFIANÇA EM DEUS

1. O sacrifício de Abel.
"ousou confiar em Deus", é muito interessante esse personagem, pois ele não se espelhou em ninguém, não havia nenhum exemplo, ele foi o primeiro oferecer um sacrifício em condições de ser aceito pelo Senhor. Muitos hoje esperam ver exemplos de outros, mas o Senhor nos chama a viver o nosso próprio exemplo, para sermos inspiração aos demais.
"Há muitas especulações sobre a natureza do sacrifício", mais por parte dos pregadores sensacionalistas que para dar base a suas ideias afirmam diversas coisas. Alguns afirmam que Abel deu o melhor pra Deus, mas o texto não diz isso.
"diferentemente da fé de Caim", Caim esperava ser reconhecido e aceito pela sua oferta, mas o Senhor que sonda os corações o rejeitou.

2O testemunho de Enoque.
"pouquíssimas referências à pessoa de Enoque", Enoque foi ancestral de Noé que segundo o relato Bíblico andou com Deus, daí se pode fazer várias conjeturas para se entender o significado de andar com Deus, mas o que melhor se pode afirmar é que andar com Deus significa estar em Sua presença.
"Somente duas pessoas são citadas na Bíblia que não experimentaram a morte", por causa disso muitos afirmam que essas duas pessoas serão as duas testemunhas da Grande Tribulação,por não terem ainda passado pela morte.
"muito menos anda com Ele, se não demonstrar fé", obviamente ele não andou literalmente com Deus, pois são de naturezas diferentes e a natureza divina consome o pecado, para andar com Deus precisava ser pela fé, assim como é hoje.

3. A confiança de Noé.
"uma época de insensibilidade espiritual", isso é percebido das palavras de Jesus: "casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca," Mt 24.38
"preocupavam apenas com aquilo que dava prazer imediato", é semelhante aos dias atuais, apenas com uma diferença, hoje a Igreja está no mundo pregando e evangelizando, só por isso o Senhor ainda não destruiu tudo. 

II - A FÉ QUE FAZ VER O INVISÍVEL

1. A obediência de Abraão.
- "nenhum deles havia se tornado um modelo para os judeus", a fé de Abraão é o que mais se aproxima do que Deus quer para o ser humano, pois há nas atitudes de Abraão um padrão para o crente.
"Quando chamado por Deus, Abraão obedeceu", notamos uma fé que conduz a obediência e que guia o servo de Deus.
"era pai de "todos os que creem", dessa forma todos os crentes são filhos de Abraão na fé.
- A fé de Abraão nos levará a obedecer a Deus independente de vermos os Seus milagres ou não.

2. A fidelidade de José.

- "a fé de José fez ele enxergar o invisível", José se manteve fiel a Deus pois sabia que mesmo que ninguém o visse, Deus o estava vendo e viu Deus realizar os sonhos que havia concedido a ele enquanto estava na casa de seus pais.
"pela fé, "viu" o Êxodo do povo judeu", Deus mostrou para ele que visitaria o seu povo e os tiraria dali, o povo ficou esperando essa promessa.
"é a mesma usada para se referir ao Êxodo", a palavra êxodo significa "saída", o livro fala da saída do povo da terra do Egito.
Devemos demonstras a fé de José que nos levará a ver as coisas inexplicáveis para o nosso futuro.

3. A determinação de Moisés.
- "a jornada da fé de Moisés começou bem antes", a jornada de fé de Moisés conforme Hebreus teria começado no Egito 80 anos antes quando ele se recusou ser chamado filho da filha de Faraó.
"Ele "viu" Cristo, mesmo tendo vivido centenas de anos antes", Moisés profetizou da vinda de Jesus em seu tempo afirmando que se levantaria outro profeta semelhante a ele. Dt 15.18

III - A FÉ QUE DÁ PODER PARA AVANÇAR

1. A ousadia de Josué.
- "não poderia ser feito enquanto Jericó permanecesse de pé", Jericó era a cidade mais fortificada de Canaã se o povo se desviasse dela e fosse a outras cidades mais fracas os povos da terra não temeriam a não eleita e o nome do Senhor teria pouca força.
"como eles venceram - pela fé", eles fizeram voltas no muro seguindo uma ordem que parecia absurda, somente com fé se faz uma coisa dessas.

2. A coragem de Raabe.
"mesmo sendo gentia, entrou na linhagem do povo de Deus", da semente de Raabe nasceu o Salvador do mundo. foi um privilégio para aquela que um dia havia sido prostituta, mostrando que Deus não se importa com o passado, mas sim com o presente.

3. O heroísmo de Gideão.
  
"durante o regime tribal israelita", regime antes do monárquico onde o governo era independente de cada tribo, não havia rei sobre as doze tribos.
"Com apenas 300 homens", não se sabe ao certo quantos foram os midianitas que Gideão enfrentou e derrotou, mas sabemos que estava em torno de 120 a 130 mil.
A fé de Gideão nos leva a enfrentar o inimigo mesmo estando em situação de aparente desvantagem.

CONCLUSÃO
- "contrasta o caminhar de várias personagens...com a carreira proposta aos cristãos", quer dizer que o modelo de fé deles pode ser apresentado nos dias de hoje, ainda que não realizemos obras como as deles, mas podemos ter fé operante como eles.
- Faça um revisão e corrija o questionário.

Pr Marcos André

Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.