sexta-feira, 23 de março de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM 25 DE MARÇO DE 2018 - LIÇÃO 12
(Revista CPAD)

Tema: Exortações Finais na Grande Maratona da Fé

Texto Áureo: Hb 12.1

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você deve fazer a comparação proposta pelo comentarista onde a nossa carreira é como uma maratona.
"A palavra grega agon traduzida como "carreira" tem o sentido de...corrida", aqui o comentarista está usando o termo "maratona" que é uma corrida clássica de 40 quilômetros, para ressaltar a ideia de vigor e esforço.
"é preciso fazer os preparativos necessários", aqui será feita uma analogia, que consiste numa comparação entre elementos de um processo para se ter um exemplo e reforçar o aprendizado.

I – A CORRIDA PROPOSTA

1. O exemplo dos antigos.
"A "grande nuvem de testemunhas" (Hb 12.1) é uma referência aos heróis da fé", não é comum usar essa interpretação, pois a "grande nuvem de testemunha" muitos entendem se referir a pessoas ao nosso redor que nos observam, o comentarista entende que se refere aos homens de Deus que testemunharam no passado da bondade e soberania de Deus.
"Suas vidas e exemplos devem servir de motivação", algumas vezes temos o defeito de não valorizar e honrar os irmãos em Cristo que são e que foram exemplos de fé. Essas honrarias e homenagens não devem ser nosso foco no Evangelho, mas precisamos honrar nossos irmãos que exemplos de fé para que sejam inspiração para os demais. Se não pudermos honrar nossos irmãos, então o capítulo 11 de Hebreus estaria errado.

2O exemplo de Jesus.
"pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz", o exemplo de Cristo é para que também possamos suportar as agruras da obra de Deus para alcançar o prêmio da salvação, que está proposto para o fina da carreira. Muitos não suportam as lutas por esperarem a vitória para os dias atuais, devemos estar ciente que essas vitórias podem vir como também podem não vir.
"contrastado com a fé cristã, ainda embrionária, gerou fortes conflitos", a fé embrionária é a fé no tempo da Igreja Primitiva que estava começando, o ritualismo se refere às cerimônias religiosas que os judeus praticavam naquele período.

3. O exemplo da Igreja.
"desconhecer a realidade pela qual eles estão passando", naquela época a Igreja era perseguida pelos judeus e pelos romanos. Havia problemas dentro e fora das congregações.
"Longe de ser um sinal de reprovação divina", alguns afirmam o mesmo que os amigos de Jó, que se algo deu errado ou se Deus está permitindo uma adversidade é porque o Senhor reprovou seus servos e os está punindo.
"o sofrimento é tido pelo autor como um instrumento pedagógico", ou seja, um instrumento para ensino, para que os crentes ao passar por lutas possam aprender. De fato, os momentos em que mais nos dedicamos ao aprendizado é quando passamos por lutas. 

II - CORREDORES BEM TREINADOS

1. Respeitam limites.
- "a santificação, como usada na Epístola, é principalmente um termo ritual", ou seja, fazia parte da liturgia dos rituais de sacrifícios e festividades da Lei, era uma ordenança da cerimônia que os sacerdotes se santificassem.
"sem santidade a visão final de Deus será impossível", significa que para se alcançar a presença de Deus face a face é preciso viver hoje em santificação, se guardando da impureza do pecado.
Aqui se deve entender que assim como um atleta possui limite, também os que correm na maratona da fé tem o limite, a santificação.

2. Mantêm a mente limpa.
- "que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe", a raiz de amargura se refere às coisas que a pessoa guarda no coração, quando alguém sofre uma afronta ou decepção se ficar pensando o tempo todo no fato, vai guardar a mágoa e isso a atrapalhará na sua corrida. Assim como o corredor precisa ter a mente limpa também os servos de Deus devem estar com a mente limpa de pensamentos desse tipo.
"erva daninha da apostasia", apostasia é o afastamento da fé, às vezes a pessoa está na igreja, mas já está se afastando da fé.

3. Valorizam as coisas espirituais.
"mais preocupado com as coisas terrenas do que com as celestiais", assim como Esaú muitos trocam o Reino de Deus por satisfações passageiras, na verdade muitos permanecem na igreja esperando receber bençãos materiais, por isso muitos se decepcionam.

III - A CORRIDA FINAL, EXORTAÇÕES FINAIS

1. Valorizar a liderança.
"como pastor, chefe ou líder", nas cidades gregas os líderes eram os anciãos e por isso os apóstolos nomeavam como obreiros líderes os anciãos surgindo assim os presbíteros, muitas vezes chamados de pastores.
"trabalho que os líderes espirituais realizaram em prol deles", se referindo ao fato de terem pregado a eles, seriam os seus pais na fé, até hoje temos a cultura cristã de honrar os nossos pais na fé.

2. Valorizar a doutrina.
"que tipo de doutrina associada ao uso de alimentos o autor estivesse falando", geralmente essas doutrinas se espalhavam no meio do povo de Deus tendo origem nos preceitos da Lei, sobre coisas puras e impuras. Havia uma grande mistura de crenças assim como é hoje.
"a firmarem-se na Palavra de Deus", quando a pessoa se aprofunda no conhecimento da Bíblia procurando Deus, vazia de si mesmo para se encher de Deus ela se protege dessas falsas doutrinas, mas quando estuda a Bíblia com a mente cheia de paradigmas ela tende a elaborar novas e mais complexas doutrinas que confundirão a muitos. 

3. Valorizar a adoração.
- "são formas legítimas de sacrifícios na Nova Aliança", assim como no sacrifício levítico a pessoa declarava com sua oferta a sua dedicação a Deus, também no sacrifício de louvor o adorador declara sua entrega total a Deus.
"Adorar não é apenas "cantar", mas "sacrificar", nesse entendimento qualquer coisa que se faça para o Reino onde entregamos algo para proveito da obra de Deus se constitui em adoração, seja tempo, alimentos e até ofertas financeiras.

CONCLUSÃO
- "sinais de cansaço e fadiga espiritual", isso acontece o tempo todo, e assim a como na corrida, a pessoa não pode parar, deve se esforçar mais e alcançar os demais corredores. Deve focar na linha de chegada e pensar que falta pouco.
- Faça uma breve revisão.
- Corrija o questionário.

Pr Marcos André

Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.