INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 30 de março de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 1


AULA EM 1º DE ABRIL DE 2018 - LIÇÃO 1
(Revista CPAD)

Tema: O que é Ética Cristã

Texto Áureo: 1 Co 10.23

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição conduza os alunos ao entendimento do que é Ética Cristã, mostre como a sociedade encara isso hoje em dia.
"aperfeiçoamento dos nossos relacionamentos e conduta", a ética é uma norma de conduta para os relacionamentos, sendo específica para grupos de indivíduos com características em comum, assim temos ética empresarial, ética hospitalar, ética cristã, etc.
"a Ética Cristã difere da secular", a ética secular é a que se pratica no mundo, nos grupos mencionados.
"os conceitos pós-modernos relativizam as doutrinas cristãs", os relativistas ensinam que certas verdades cristãs não podem ser consideradas absolutas, acreditam que as verdades dependem do grupo e do momento.

I – O CONCEITO DE ÉTICA CRISTÃ

1. Definição Geral.
"o termo usado se corresponde a mos (moral)", notamos que as palavras ética e moral possuem uma mesma raiz e por isso são usadas com o mesmo significado. Porém para a filosofia são complementares e não iguais.

2Ética e Moral.
"investiga os fundamentos da moral adotada por uma sociedade", se referindo a forma como os indivíduos se relacionam entre si.
"podem variar de uma cultura para outra", por isso a ética é específica para os grupos, e os grupos cristãos possuem sua própria ética que deveria ser única, mas sabemos que até mesmo nesses grupos ocorrem pequenas variações comportamentais. 

3. Ética Cristã.
"Por isso, sua natureza não se altera nem se relativiza", ou seja como a ética cristã usa a Bíblia como base de conduta moral então a Ética Cristã deve ser inalterada independente do lugar ou igreja, porém sabemos que ocorre diferenças comportamentais, por exemplo, para os crentes tradicionais é falta de ética glorificar em alta voz na hora da mensagem, mas para os pentecostais não é.

4. Princípios da Ética Cristã.
- "Ele se revelou nas Sagradas Escrituras", Deus também se revela na natureza e em certos aspectos da alma humana, mas é na Bíblia que temos a revelação mais detalhada de Deus.
"princípios ético-cristãos que derivam das Escrituras são imutáveis e divinos", ou seja não varia de forma nenhuma, por exemplo uma alma que se arrepende é visto na Bíblia como motivo para grande alegria, se em alguma congregação não for dessa forma então esse é um comportamento anti ético para o meio cristão.
"Assim, os padrões ético-cristãos não podem ser relativizados", esse relativismo acontece hoje na sociedade onde as pessoas acham que questões como casamento hétero, virgindade, lesbicianismo, eutanásia são dependentes de culturas e épocas. 

II - FUNDAMENTOS DA ÉTICA CRISTÃ

1. O Decálogo.
- "são preceitos éticos que fazem parte da lei moral de Deus", embora os dez mandamentos sejam a Lei para o povo, ele expressa a intenção do coração de Deus para com o Seu povo.
- "tratam da relação do homem para com o Criador", esses preceitos não expõem somente o que o homem deve fazer em relação a Deus, mas também o que ele deve ser para com Deus.
"Os seis últimos mandamentos referem-se à relação do homem com o próximo", quer dizer que se uma pessoa praticar essas atitudes em relação a seu próximo estará cumprido a ética cristã para com ele e abençoando assim o relacionamento.

2. Os profetas.
- "abarcando as esferas morais", separamos um texto de Malaquias que demonstra um aspecto de ética na questão moral do sacrifício, veja: "Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o Senhor dos Exércitos." Ml 1.8 Nesta passagem o Senhor está questionando a forma como eles sacrificam para o Senhor, sem a mesma honra e cuidado que prestam serviço ao governador, honram os homens e não prestam a mesma honra a Deus.

3. Os Evangelhos.

4. O Sermão do Monte.
"O Sermão do Monte está para os cristãos como o Decálogo está para os judeus", essa relação é interessante, assim como o Decálogo passa questões morais referente a Lei, o Sermão do Monte passa questões morais referentes a Graça. Como se fosse uma adaptação da ética para o período em que vivemos. Jesus chega a dizer "Ouvistes que foi dito aos antigos...Eu, porém, vos digo" Mt 5.21,22

5. As Epístolas Paulinas e Gerais.
"com o Estado (Rm 13.1-7; 1Pe 2.11-17)", aborda uma questão de ética cristã social, em como o servo de Cristo deve se relacionar com o Estado e as autoridades constituídas.

III. CHAMADOS A VIVER ETICAMENTE

1. “Não cobiceis as coisas más”.
"a Igreja em Corinto a não incorrer no pecado da cobiça", Paulo percebeu pela direção do Espírito, que os costumes relacionados a cultura secular influenciava os servos de Cristo. Ainda hoje isso acontece no nosso meio, precisamos ser constantemente alertados para 

2. “Não vos torneis idólatras”.
"O ato de idolatria não consiste apenas na adoração de uma imagem", são os chamados ídolos do coração, o primeiro a entender esse tipo de idolatria foi o rei Ezequias quando resolveu fazer uma limpeza contra a idolatria em toda a nação, ele quebrou até a serpente de metal que Moisés havia feito, mas os Israelitas a idolatravam. 2 Rs 18.4 

3. “Não nos prostituamos”."Muitos, em nome da “graça barata”, aqui o comentarista está se referindo ao argumento de alguns de que o que importa para Deus é o coração e por isso não há necessidade de purificação do corpo.
"é preciso conservar o nosso corpo irrepreensível", grandes líderes tem caído diante desse tipo de pecado, vivemos tempos propícios a isso, tempos em que a sensualidade é promovida no mundo, por isso é necessário fugir da aparência do mal, fugir da tentação, só se resiste ao diabo, mas à carne deve-se bater em retirada.

CONCLUSÃO
"ataques ideológicos contra a cultura judaico-cristã", essa é a cultura que nos ensinou a valorizar o casamento, a família, a vida, o próximo, a lutar contra o aborto, a não praticar homossexualidade entre outras coisas, a grande mídia tem divulgado que esse sistema é ultrapassado e fora de contexto e que as verdades absolutas devem ser relativizadas.
Faça a revisão e corrija o questionário. 

Pr Marcos André

Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


2 comentários:

  1. Assunto importante na atualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito importante mesmo, esses são dias onde a falta de ética cristã tem causado grandes males ao Evangelho.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.