INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 4 de maio de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 6



AULA EM 6 DE MAIO DE 2018 - LIÇÃO 6
(Revista Editora Betel)

Tema: O temor a Deus e as atitudes coerentes

Texto Áureo: At 9.31

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa lição enfatize a forma correta de se temer a Deus, com respeito e não somente medo.
"Num tempo de banalização do Evangelho", banalizar algo é torna-lo comum e sem importância, assim é o que está sendo feito com o Evangelho devido a problemas externos e internos, muitas pessoas da sociedade não nos respeitam e nos tratam como apenas mais uma religião.

1. Temer a Deus: significados e valor.

1.1. Os significados e diversos sentidos da palavra temor.
- "“ter medo; ter grande temor; ter grande respeito por; medo", assim "temor" então pode ser traduzido no português como "respeito"  e dependendo do contexto por "medo". Essas duas traduções são as mais comuns.
"Exemplos do termo usado como “medo” (Gn 32.11...", na passagem citada foi traduzido usando o verbo "temer", mas o sentido é o de sentir medo, veja:
"Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú; porque eu o temo; porventura não venha, e me fira, e a mãe com os filhos." Gn 32.11 

1.2. Temer a Deus.

- "O temor que o discípulo de Cristo deve ter em relação a Deus não deve afastá-lo", esse é o entendimento do que é respeito, é um temor que não nos afasta de Deus, mas que nos leva a prestar toda reverência ao Senhor com o máximo respeito. Devemos ter medo do que pode acontecer conosco sem Deus, mas devemos acima de tudo ter o devido temor do Senhor.

1.3. A importância de enfatizar este tema.
"A irreverência e o desrespeito têm sido marcas do nosso tempo", as pessoas não respeitam as autoridades que elas veem, jamais respeitarão a Deus que não veem. A mesma atitude tem sido observada nas igrejas, membros que não respeitam seus líderes que estão ali diante deles, obviamente não respeitam a Deus que não contemplam.
"por causa dos ensinamentos que receberam e a ênfase quanto ao juízo final e inferno", os pregadores do início do Evangelho no Brasil enfatizavam muito a punição divina como instrumento para conduzir ao arrependimento, mas esse tipo de mensagem tem dado lugar à Palavra de ânimo e perseverança. Os dois tipos de mensagens tem seus benefícios e também seus malefícios dependendo da forma como são aplicadas.

2. Os diversos tipos de temor a Deus.

2.1. Temor interesseiro.
"mas não O temiam para obedecer aos Seus estatutos", eles temiam para resolver seus problemas com os leões, e assim muitos hoje buscam a Deus a fim de resolverem seus problemas imediatos, note-se que muitas campanhas estão lotadas de pessoas assim, porém algumas vezes elas são alcançadas dentro das igrejas por mensagens e revelações de Deus.

2.2. Temor utilitário.
- "considerando o temor a Deus como um “amuleto de sorte”, se referindo aos estrangeiros que foram habitar em Samaria, quer dizer que eles consideravam que se temessem ao Deus da terra estariam seguros.
"A sociedade brasileira tem sido caracterizada pelo sincretismo religioso e pela superstição", sincretismo religioso é a mistura de crenças de diversas religiões e superstição é a crença em mitos populares e temor de coisas ocultas.
"o importante é estar bem com todas as forças espirituais", esse é o pensamento que impera no meio popular em nossa nação nos dias atuais, infelizmente, usam simpatias, horoscopo e diversos sinais de respeito às mais variadas crenças populares.

2.3. Temor como princípio do saber.
- "Não a sabedoria humana e terrena", sugiro perguntar aos alunos no que consiste a sabedoria humana? Como resposta você pode aceitar o que se aproxima com isso: a busca do conhecimento geral ou específico e sua aplicação prática no cotidiano.
"mas a sabedoria suprema, que é temer e reverenciar a Deus", essa sabedoria suprema é a sabedoria maior, que leva a pessoa a se aproximar de Deus, buscar conhece-lo.

3. Temor a Deus e atitudes.

3.1. Um temor que move à ação.
- "antes de imolá-lo, ouviu Deus lhe falar: “agora sei que temes a Deus”, Abraão saio cedo de casa, preparou o lugar, amarrou Isaque e parece que chega a levantar o cutelo, ele agiu, por temor a Deus.
"O sogro de Moisés, ao lhe sugerir que buscasse homens para ajudá-lo", o sogro de Moisés poderia deixar aquele assunto pra lá, mas agiu na busca de uma solução e o conselho dele foi com sabedoria espiritual, de que os homens deveriam ser "tementes a Deus". 

3.2. Um temor que conduz a um relacionamento.
- "que nos faz se esconder de Deus como Adão", esse é o medo por estar em erro.
- "mas que nos move a um relacionamento saudável com Deus (Rm 8.5)", esse é o desejo do Senhor, de se relacionar com seus filhos, assim é o desejo de todo pai, ninguém quer que o filho tenha tanto medo que não se aproxime dele. 

3.3. Cornélio, homem temente a Deus.
- "tinha algum conhecimento das Escrituras", é provável que ele tenha tido contato com Jesus ou com algum discípulo que lhe ensinou a buscar a Deus, porém não estava no corpo de Cristo ainda.
"Ele temia, contudo ainda não era salvo", pois os requisitos para ser salvo não está em temer ou praticar boas obras. É preciso receber a Jesus como salvador, crer e ser batizado e participar da ceia do Senhor, vivendo uma vida em Sua presença.

Conclusão
"como vimos, faz a diferença no viver do discípulo de Cristo em sua jornada na terra", hoje muitos membros não possuem temor e influenciam terrivelmente a muitos dentro das igrejas, tem surgidos uma geração de pessoas sem temor de Deus e cresce a cada dia, acreditamos que antes que a apostasia impere de vez, o Senhor Jesus arrebatará a sua noiva.
- Faça a revisão e corrija o questionário.

Pr Marcos André


Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

4 comentários:

  1. o esboço da lição 8 betel ja esta quase sendo postado?

    ResponderExcluir
  2. o esboço da lição 8 betel ja esta quase sendo postado?

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.