INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 17 de maio de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8



AULA EM 20 DE MAIO DE 2018 - LIÇÃO 8
(Revista Editora Betel)

Tema: Os propósitos de Deus nos milagres

Texto Áureo: Jo 6.26

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa lição, ensine os alunos que há significado para ação de Deus em nossas vidas.
"Reduzir o significado e o propósito dos muitos milagres operados por Deus", com essa afirmação o comentarista faz uma alusão ao esforço de alguns teólogos liberais em tentar explicar cientificamente a ocorrência de milagres no passado, enquanto outros afirmam que os milagres da Bíblia serviram apenas para um momento e pessoas específicas da História, não sendo necessário e nem correto a sua busca hoje.

1. Deus, o Operador de milagres.


1.1. O que é um milagre?


- "sinais e prodígios operados por espíritos enganadores", há uma permissão de Deus, não sabemos até que nível, para que esses espíritos enganadores operem prodígios, isso é confirmado por alguns textos, veja:
"E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.", At 16.16



"Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos." Mc 13.22
1.2. Os milagres de Cristo.

- "Gerado no ventre de Maria pela ação do Espírito Santo", até o aspecto mais natural da existência de Cristo já é de forma milagrosa, o Seu nascimento foi sobrenatural.
"foi elevado aos céus à vista de Seus discípulos", a Bíblia atesta que uma multidão de quase 500 irmãos presenciaram esse acontecimento. Foi um sinal terrível e ainda assim aqueles 500 irmãos não permaneceram fiéis, mesmo tendo visto um dos maiores sinais de que trata a Bíblia. 

1.3. Milagres após a ascenção de Cristo.
"o Senhor cooperava com os discípulos confirmando a Palavra pregada com sinais", entendemos assim, que os milagres não produzem fé, mas eles confirmam a fé produzida pela Palavra pregada. Assim para que haja milagres como os de Atos é necessário que a Palavra seja pregada.

2. A relação entre milagres e sinais.

2.1. A importância de perceber os sinais.
"sinais de Deus para nós. Ou seja, olhar além do milagre em si", Deus fala além de palavras, além de cada atitude, quando Deus opera um prodígio é necessário entender a mensagem de Deus, tanto nos milagres da Bíblia como nos que Ele opera hoje. Tem uma mensagem para o povo e uma mensagem particular a cada um.
"o sinal de Deus: Jesus Cristo é o verdadeiro pão do céu", a mensagem de Deus é muito mais importante do que desfrutar qualquer milagre, a cada instante devemos saber o que Deus quer de nós ou o que Ele quer nos dizer. 

2.2. Milagres e relacionamento com Deus.
- "pois, apesar de tantos milagres, não se arrependeram", podemos assim concluir que a ocorrência de muitos milagres na vida de uma pessoa pode contribuir mais para sua condenação, por isso é orientado ao crente viver pela fé e não pela realização de milagres e prodígios, Jesus afirmou que devemos nos alegrar em ter nossos nomes no Livro da Vida. Lc 10.20
"Eles não queriam relacionamento ou compromisso", vemos hoje os cultos onde se anunciam muitos milagres lotados e os que ensinam a vontade de Deus vazios.

2.3. Lições a partir dos milagres.
- "advertência, conhecimento e aceno", há uma crença herética muito antiga que afirma que o Criador deixou a humanidade entregue a sua própria sorte, não se importando mais com ela, porém pela Bíblia sabemos que Deus sinaliza para nós a Sua preocupação, nos mostrando que Ele se importa conosco e não nos deixa só.

3. Os milagres e a Palavra de Deus.

3.1. Impactados pela ação divina.
- "era tão somente um sinal para despertar a atenção de Moisés", o que importa para Deus é o relacionamento com Ele e não a admiração por grandes prodígios.
"este encontro são que eles creram pela palavra", a palavra produziu fé para a salvação, testemunho da mulher chamou a atenção dos samaritanos, assim como a sarça chamou a atenção de Moisés, quer dizer, o nosso testemunho chama a atenção dos ímpios.

3.2. A relevância da Palavra.
...

3.3. Analisar o milagre a luz da Palavra.
- "tendência do ser humano de supervalorizar um milagre", se um pregador operar algum sinal de prodígio, ninguém se lembrará mais de suas mensagens, mas virão pessoas de todas as partes em busca de ver um sinal.
"será enviada a operação do erro, com poder, sinais e prodígios de mentira", a passagem afirma que nos últimos dias após o Arrebatamento da Igreja o Anticristo virá com operação de maravilhas pelo poder de Satanás e enganará a muitos que já deixaram de ser Arrebatados por não valorizarem a Palavra de Deus.

Conclusão
- "proclamando e esperando o agir sobrenatural de Deus", precisamos crer e adorar a Deus de forma racional e não desprezar a operação sobrenatural Deus opera milagres nos dias atuais, basta crer e não duvidar.
Faça a revisão e corrija o questionário;


Pr Marcos André


Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

4 comentários:

  1. Quando o texto bíblico usado se referiu à 120 pessoas, ele se referia ao dia em que Pedro fez sua primeira pregação e, no local, haviam cerca de 120 pessoas.
    Quando o texto bíblico se refere aos 500 crentes, é apenas um relato de Paulo(I CO 15:4,5,6) em seu livro mostrando que, antes da Ascenção, Jesus apareceu a 500 pessoas, porém ele relata também outras aparições, evidenciando que Jesus não ascendeu no dia que apareceu aos 500.foi elevado aos céus à vista de Seus discípulos",


    foi elevado aos céus à vista de Seus discípulos",a Bíblia atesta que uma multidão de quase 500 irmãos presenciaram esse acontecimento.
    Foi um sinal terrível e ainda assim aqueles 500 irmãos não permaneceram fiéis, mesmo tendo visto um dos maiores sinais de que trata a Bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu amigo, obrigado por essa minuciosa análise dos textos, por conta dessa tua conclusão eu considero que ver milagres não produz e nem sustenta a fé, somente com o conhecimento da Palavra mesmo, pois toda fé tem uma base racional que a permite existir e essa base é a Palavra. As pessoas se esquecem rápido dos milagres ocorridos em sua vida.
      Graça e paz meu amigo.

      Excluir
    2. AMEM,DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.


      EM CRISTO JESUS,MARIVALDO FORNAZIN

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.