quinta-feira, 3 de maio de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 6


AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 6
(Revista: Central Gospel - nº 54)

Tema: O Crescimento Ideal

Texto Bíblico Básico:

Efésios 4.1-3,7,12-16
1 - Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 - com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 - procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
7 - Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
12 - querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
13 - até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 - para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
15 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 - do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

Texto áureo: 2 Pe 3.18
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), nesta lição ensine de forma prática o que acontece quando a pessoa se desequilibra no crescimento.
"Crescer tanto na graça como no conhecimento", indica equilíbrio no aprendizado, pois se a pessoa cresce muito na graça ela corre o risco de se tornar extremista e bitolado na fé e se cresce apenas no conhecimento ela corre o risco de se tornar formalista demais.
"rejeitar as falsas doutrinas, os exageros", os exageros ocorrem principalmente com aquele que tem pouco conhecimento perde o bom senso e o respeito pelos demais.
_______________________________________________
1. ASPECTOS DO CONHECIMENTO
"protege-o contra as falsas doutrinas", algumas falsas doutrinas enganam a muitos por se parecerem muito com doutrinas verdadeiras, e somente o que tem conhecimento da Palavra consegue rapidamente identificar a doutrina falsa.

1.1. Os quatro pilares do conhecimento

1.1.1. Conhecimento empírico ou prático
- "sem a necessidade de decorar regras ou cálculos, nem de frequentar escolas", é o que a pessoa vai aprender sozinha pela observação e teste.

1.1.2. Conhecimento filosófico
- "No campo da filosofia estão as especulações", especulações são suposições de que algo ocorreu ou ocorre de uma determinada maneira, na filosofia essa é uma ferramente importante para desenvolver o pensamento.
"entender e explicar as mais diversas indagações do ser humano.", a filosofia visa a compreensão do mundo a nossa volta, por isso ela trabalha questionamentos e debates.

1.1.3. Conhecimento científico
- "transmitido por uma linguagem própria.", é a linguagem acadêmica encontrada nos livros, pois devido a gama de conhecimento há muito material a ser estudado.
"conhecimento científico visa o aprimoramento do conhecimento vulgar", conhecimento vulgar é o que aprendemos com as experiências de vida, mas o conhecimento científico aprimora isso nos habilitando a adquirir e usar mais conhecimento.

1.1.4. Conhecimento teológico
- "Busca de informação pelo intelecto", é simplesmente o estudo da Bíblia, de forma sistemática adquirindo o conhecimento do conteúdo.
"Busca de informação de maneira transcendente", ou seja, pelos meios sobrenaturais, uma revelação, sonho ou visão.

2. QUANDO O CRESCIMENTO É DEFORMADO

2.1. Crescer na graça, e não no conhecimento
- "dos que se dizem usados por Deus", é muito difícil sabermos se de fato são usados por Deus mesmo, por isso é um perigo grande darmos ouvidos a todos.
"Qualquer acontecimento é atribuído ao maligno", essas pessoas passam a ver a ação satânica em tudo, e não entende que há situações que a responsabilidades é totalmente nossa. Se alguém não fizer vistoria no carro, não pode atribuir ao diabo a culpa quando seu carro for apreendido pela polícia.

2.2. Sem a graça, mas com muito conhecimento
- "e aquilo que é espiritual não é discernido", o discernimento espiritual ocorre por meio da fé e a pessoa que racionaliza tudo, deixa de lado a fé, acha que tudo deve ser explicado pela Palavra, mas há coisas que a Palavra não esclarece e precisamos aceitar somente pela fé.

2.3. Sem a graça e sem conhecimento
- "Além disso, ele não conhece as Escrituras, é repetitivo", é a pessoa que começa a ver o Evangelho como algo mais social, não enxerga o poder de Deus e a grandiosidade da obra, se conduz no Evangelho como se estivesse apenas cumprindo obrigações, pode se tornar legalista.
"E, quando pensa em mudar sua maneira de pregar", embora o comentarista esteja se referindo a pregadores, não convém limitar esse tipo somente aos pregadores, pois todos os membros correm o risco de se tornarem dessa forma.

3. CRESCER PARA IDENTIFICAR-SE COM CRISTO

3.1. Crescendo na graça
"a expressão máxima da graça de Deus é a revelação do evangelho por intermédio de Cristo.", é o conhecimento sobrenatural, que não se encontra nos livros teológicos, crescer em graça é conhecer o Evangelho sobrenatural, experimentar o poder de Deus, colocar a fé em operação.

3.1.1. A essência da graça é o amor
- "O amor muda a maneira de pensar e de agir do cristão", aqui está se referindo ao amor de Deus, ao amor que nos leva a amar ao próximo também. Amor diferente de todos os outros, não nasce com o ser humano é dom de Deus e é necessário que a pessoa cuide dele.

3.2. Crescendo no conhecimento
"Ele só pode revelar o que a mente humana, limitada, é capaz de entender", por isso o linguajar bíblico é tão humanizado, para que o homem possa entender. A mente humana é limitada por conceitos físicos e lógicos, dessa forma Deus se torna inexplicável para nós.
"existem limites a serem respeitados. Ninguém é capaz de entender tudo sobre Deus", alguns irmãos cometem o erro de acharem que há explicação para tudo na Bíblia e se esforçam o máximo para interpretarem tudo, alguns chegam a torcerem passagens para que digam o que querem.

3.3. O que o conhecimento de Deus produz
- "o conhecimento de Deus é dinâmico e produz força", por isso alguns irmãos se fortalecem lendo a Bíblia com fé, passando a conhecer mais sobre Deus, a pessoa passa a ter força em Deus pelo Espírito Santo.
"o cristão que conhece Deus não fica desesperado, pois sabe que Ele está no controle", Jesus é o príncipe da paz e nos promete uma paz diferente e é dessa paz que o comentarista está falando aqui, a paz com Deus. A pessoa dorme melhor e não entra em desespero com nada.

3.4. A fonte do verdadeiro crescimento
- "por meio de perguntas capciosas", são perguntas que não provém de uma dúvida, mas de uma intenção de deixar a pessoa em má situação, às vezes a pessoa sabe ou pensa que sabe a resposta, mas pergunta tentando deixar o orador em constrangimento.
"Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus", não conhecer as Escrituras é crescimento em conhecimento e não conhecer o poder de Deus é crescimento em graça, os saduceus não haviam crescido em nenhum dos dois.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André

ÁUDIO DO SUBSÍDIO



Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.