INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 18 de maio de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8


AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 8
(Revista: Central Gospel - nº 54)

Tema: O Fruto Espiritual

Texto Bíblico Básico:

Mateus 7.16-20
16 - Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
17 - Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
18 - Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
19 - Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

Salmo 1.1-6
1 - Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 - Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.
4 - Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5 - Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6 - Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.

Texto áureo: Jo 15.16
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), nesta lição você vários elementos metafóricos para expressar um bom servo e um mal servo, aproveite.
"Para muitos, no entanto, o verdadeiro cristão é mensurado pelos dons espirituais", alguns julgam que pela pessoa falar em línguas, em profecias e revelar o profundo ela tem muita unção e vida com Deus, por conta disso muitos tem enganado crentes em muitos lugares, pois é muito fácil imitar as línguas estranhas, revelar mentiras e profetizar falsamente.
"contudo, o caráter é algo fundamental.", nota-se logo que caráter não está relacionado a manifestação de dons espirituais. O erro de alguns é achar que Deus só usa aquele que tem um caráter perfeito.
_______________________________________________
1. REQUISITOS PARA PRODUZIR FRUTOS


1.1. Ser uma árvore
- "Depois de passar por esses cuidados, ela cresce e frutifica.", dar fruto é o objetivo final de uma árvore, nenhum lavrador quer uma árvore só pra ocupar lugar, todos querem ver o fruto. As árvores que não dão fruto dão mais trabalho que as outras, devido ao esforço que é empreendido para que ela dê o fruto. Cristão que não dá fruto dá muito trabalho.


1.1.1. A árvore plantada junto a ribeiros de águas
- "árvore plantada junto a ribeiros de águas, que no tempo próprio produz", o fruto da árvore advém do suprimento de água que as raízes dela captam do rio, por ela está próxima ao ribeiro, dessa forma o crente também precisa estar próximo da fonte e ter suas raízes profundas no lugar onde foi plantado.

1.1.2. O processo usado para que a árvore cresça, floresça e produza bons frutos
"cortando os excessos, o que é inútil, oque cresceu demais", esse é o processo da poda, quando é cortado um galho que não produz nada, a árvore direciona a ceiva para os galhos que estão produzindo, assim ocorre na vida muitos irmãos, deixam certas áreas em sua vida crescer demais e ficar improdutivas, é necessário uma poda de Jeová.


1.2. As várias espécies de árvores citadas na Bíblia
...


1.2.1. Árvores boas
- "As árvores boas são aquelas que são produtivas", não tem como verificar se a árvore é boa ou ruim enquanto não chegar perto e observar o fruto, e fruto na vida do servo de Cristo é tudo aquilo que ele produz para o engrandecimento do Reino de Deus, desde o ganho de almas até a edificação e manutenção do corpo de Cristo.


1.2.2. Árvores inúteis

- "as árvores de má qualidade. O espinheiro é um exemplo disso", da mesma forma a árvore má como o espinheiro só é identificada quando nos aproximamos dela, o crente enganador parece bom, parece servo, mas ao nos aproximarmos, ao conversar com ele, ao ver como ele se comporta, descobrimos seus espinhos. É sempre bom observar as pessoas antes de darmos oportunidades na obra de Deus.

1.2.3. A palmeira simbolizando o cristão
- "Produz de cem a duzentos anos", ou seja, se alguém plantar uma palmeira só vai colher cem anos depois, quer dizer só seus filhos colherá, assim também é o crente palmeira, seus filhos e netos são os que colhem os benefícios de sua fidelidade.

2. QUALIDADE DO FRUTO PRODUZIDO

2.1. Conhecidos pelos frutos
- "seus frutos são produzidos para o seu próprio interesse e bem-estar", a pessoa que pratica boas obras sem ser no nome do Senhor, sente um bem estar pessoal, mas recebe o galardão por não ter glorificado a Deus com isso. Até um cristão que faz algo de bom e não atribui o resultado a Deus pode perder o galardão.

2.1.1. O fruto é algo prazeroso
...

2.1.2. O fruto alimenta
- "novos na fé, fracos espiritualmente ou com certas enfermidades da alma", podemos ajudar essas vidas com nossos frutos, de forma direta ou indireta, quando as ensinamos, aconselhamos, ajudamos financeiramente, visitamos, etc, estamos ajudando de forma direta, mas quando nos mostramos responsáveis, comprometidos, produzindo frutos para o Reino, trabalhando pelo bem comum dos santos, sem que haja uma relação direta com essas pessoas, mas elas ao nos observarem fazendo assim se sentem animados a fazerem o mesmo, então estamos ajudando de forma indireta.

2.2. Tipos de frutos produzidos pelo cristão 
"Jesus estava usando uma simbologia muito própria para se fazer entendido", própria para aquela época e região, dessa forma as pessoas simples da população entendia facilmente as coisas que Jesus falava, em nosso tempo temos vários recursos exegéticos para compreender as Escrituras.

2.2.1. A prática das boas ações
- "colaboração de cada crente na prática de boas obras", a melhor pregação do Evangelho está na vida dos crentes, pode existir os melhores pregadores do mundo numa cidade, mas se os crentes daquela região derem mau testemunho, então muitas pessoas verão neles motivos para não se converterem e jamais aceitaram a Palavra ensinada pelos ministros.

CONCLUSÃO
"propósito para o qual cada crente foi chamado e nomeado por Ele: Para que vades e deis fruto.", a ideia fundamental do Evangelho é que seja levado a outros, todo aquele que é transformado pelas poderosas palavras de salvação tem por dever passar adiante, compartilhar para que outros sejam alcançados, isso é produzir frutos. 
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André

ÁUDIO DO SUBSÍDIO



Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.