INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 31 de maio de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10




AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 54)

Tema: Fidelidade Incondicional a Deus

Texto Bíblico Básico:

Daniel 3.16-20,23,25,27
16 - Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonosor:
[...].
17 - Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei.
18 - E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
19 - Então, Nabucodonosor se encheu de furor, e se mudou o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; falou e ordenou que o forno se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
20 - E ordenou aos homens mais fortes que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, para os lançarem no forno de fogo ardente.
23 - E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro do forno de fogo ardente.
25 - Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses.
27 - E ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, e os presidentes, e os capitães do rei, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.

Texto áureo: Ap 2.20b
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Querido Professor(a), nesta lição você falará de demonstração prática de fidelidade, exorte os alunos a viverem a fé e não somente a conhecerem a fé.
"não devem estar presentes apenas nos bons momentos ou na abastança;", o crente não deve estar em desequilíbrio, alguns são fieis apenas com a abastança outros só estão animados nos momentos de adversidade.
_______________________________________________
1. A FIDELIDADE DEMONSTRADA
- "Demonstrar fidelidade não significa, apenas, falar sobre o assunto", fidelidade deve ser demonstrada na prática, com ações que conduzam as pessoas a atestarem que somos fieis e assim possamos animar elas também.


1.1. No serviço prestado ao Senhor
- "desenvolver o trabalho que lhe foi confiado da maneira indicada, e não do modo que lhe convém,", a maneira correta para se executar as atividades do Reino de Deus está indicada pela Palavra de Deus, ela é a nossa regra de fé e prática. Às vezes os crentes querem agir pelo que observam outros fazerem, não consultam a Palavra de Deus. 

1.2. Na ajuda ao próximo
- "Uma fé sem atitude não é viva", não adianta alguém dizer que tem fé e está convencido de que Deus existe se tendo condições não ajuda o próximo, com recursos, com mantimento, roupas, conselhos, palavra, abraços, etc.

1.3. Nos compromissos firmados

- "chefes de família que se endividam para manter as aparências, gastando mais do que ganham", o problema está nesse motivo comum a tantos:"para manter as aparências", isso não passa de vaidade, no mundo em que vivemos a industria e o sistema crediário tem escravizado as pessoas que se deixam levar pela vaidade.
"Quem deve sustentar a obra do Senhor são os salvos", a partir do momento em que a igreja local começa a contar com políticos e empresários ela começa a ficar devedora desses, alguns começam a achar que podem subir ao altar sem ter vida com Deus ou oportunidades em eventos com interesse meramente político.

2. A CONSTÂNCIA NA FIDELIDADE

2.1. A inteireza de coração
- "situações tão desagradáveis como essas, o crente precisa conservar o seu coração reto", na verdade um crente que tem seu coração infiel, não é nem um crente de verdade, o crente não deve tolerar nem uma sombra de dúvida na sua fé, para que ele não passe a usar uma máscara, parecendo uma coisa que não é.

2.2. Os momentos difíceis
- "surgem saídas que não condizem com o testemunho cristão.", são aqueles momentos em que Satanás aproveita para lançar uma tentação, um exemplo é um pai de família que ao precisar de algum dinheiro para fazer compras no mês recebe a proposta de funcionários da empresa em que trabalha para obterem um lucro ilícito com furto de material da firma ou fraude de notas fiscais. São nesses momentos que o inimigo mais aproveita para atacar.
"ouvirá o clamor do coração aflito e dará o livramento necessário", o Senhor sempre dá o escape, 1 Co 10.13 uma atitude preventiva é o crente buscar se desviar do mal, seria não andar com as pessoas que tem o costume de fazer o que é errado, pois são elas que Satanás usará para levar suas propostas maléficas. 

2.2.1. O testemunho bíblico: mantendo-se fiel às suas convicções
- "não tinham direitos nem opções de escolha.", a escolha da opção de se manter fiel estava condicionada a entrega da vida, diante dessa situação eles optaram por entregar a vida e permanecer fieis. Muitos dos cristãos deixam a fidelidade por tão pouco, hoje em dia ninguém tem a sua vida ameaçada como na época de Daniel.

3. AS RECOMPENSAS DA FIDELIDADE
- "o crente já começa a usufruir as bênçãos celestiais em consequência da sua fidelidade", as bençãos celestiais que recebemos vem primeiro nas coisas que são verdadeiramente importante para nós, a família e a nossa saúde, já as bênçãos nas coisas materiais dependem de outros fatores.
"àqueles que suportam os sofrimentos, as afrontas, sem se desviar", esse é um dos fatores condicionantes para o Senhor nos abençoar materialmente, Ele olha pra saber se a bênção pedida não vai tirar nosso tempo ou nossa fidelidade e se o Senhor vir que ao receber a benção que queremos nós vamos nos desviar da fé, então ele fecha a porta para não perder Seu servo.

CONCLUSÃO
- "em consequência de Sua fidelidade, o cristão é abençoado já aqui na terra", devido ao fato de nem todos serem abençoados com as coisas materiais, então muitos acham que só vivemos em provações.
"Sem embaraçar-se com as dificuldades, com as tentações e com o pecado", infelizmente alguns focam tanto nessas benção materiais que acabam caindo em muitos laços e tentações.
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.

Pr Marcos André

ÁUDIO DO SUBSÍDIO



Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Amém meu querido, estamos juntos, trabalhando pelo Reino de Cristo.

      Excluir

  2. Pr Marcos,O senhor tem sido um instrumento de Deus para nós, professores de EBD... Que Deus continue te abençoando e te usando para a Glória dEle!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigado, sempre juntos, continue orando por esse ministério. Paz de Cristo

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.