INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sábado, 12 de maio de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 7


AULA EM 13 DE MAIO DE 2018 - LIÇÃO 7
(Revista CPAD)

Tema: Ética Cristã e Doação de Órgãos


Texto Áureo: 1 Jo 3.16

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição explique que existe o transplante de órgãos em vida, é o caso da transfusão de sangue e doação de medula.
"2.333 pessoas morreram à espera de um transplante no ano de 2015", a pessoa enferma que necessite de um transplante de órgãos entra numa fila gigante aguardando a até chegar a vez de receber um órgão, e ainda precisa ser compatível.

I – DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: CONCEITO GERAL

1. Definição de transplante.
"Existe também o transplante de células-tronco", as células tronco dão origem a tecidos, reconstroem tecidos onde são implantadas, por isso são tão importantes na medicina.
"a ética cristã desaprova o uso das células-tronco embrionárias", as células tranco embrionárias são tiradas do embrião, é usado o embrião gerado em laboratório, mas esse procedimento é combatido por vários grupos que defendem a vida, principalmente os religiosos. 

2O conceito de doação na Bíblia.
- "A excelência da doação repousa na disposição de renunciar, e até de se sacrificar e sofrer", existem religiões que desaprovam a doação de órgãos por mexerem no corpo humano, que no entender das religiões é sagrado e não deve ser adulterado, porém no entendimento evangélico a Bíblia nos dá respaldo para aprovar e incentivar a doação de órgãos. Só não fala de doação de órgãos na Bíblia devido a medicina não ser evoluída a esse ponto naquela época.

3. A doação de si mesmo: pertencemos a Deus.
"Esta expressão implica renúncia total ao mundo, à concupiscência e aos desejos da carne", o comentário está se referindo à entrega à Deus e Sua obra, é a doação de si mesmo a Deus, no caso da doação de órgãos, ela pode ocorrer após a pessoa falecer, com prévia aprovação da pessoa em vida, ou ainda a doação em vida, de um dos rins, a transfusão de sangue ou de medula óssea. É bom que esses tipos fique claro para o aluno.    

II - EXEMPLOS DE DOAÇÃO NA BÍBLIA

1. O exemplo dos gálatas.
- "Ele escreve que orou a Deus três vezes para ser curado", essa enfermidade é o que Paulo chama de espinho na carne do qual ele orou para ser curado, muitos acreditaram por muito tempo que esse espinho na carne poderia se referir a pecado, por Paulo citar a ação demo
- "sentimento altruísta dos gálatas, que se possível fora, arrancariam os próprios olhos e os doariam", o comentarista usa a fala de Paulo para afirmar da possibilidade de doação de órgãos, mostrando como Paulo ressalta o ato altruísta e não tece nenhum comentário acerca da violação do corpo. É uma tese interessante.

2. O desprendimento de Paulo.
- "Mas em nada tenho a minha vida por preciosa", vimos aqui que o apóstolo Paulo estava disposto a dar sua vida pela obra do Evangelho, dessa forma entendemos que é salutar e honroso entregar-se por outra pessoa, alguém doar órgãos é uma forma linda de amor ao próximo e é aceito por Deus.

3. A doação suprema de Cristo.
...

III – DOAR ÓRGÃOS É UM ATO DE AMOR

1. O princípio da empatia e da solidariedade.
- "a disposição de colocar-se no lugar do outro", em termos práticos é imaginar-se no lugar do outro, passando pela mesma aflição, é quando a pessoa se pergunta: e se fosse comigo? como eu faria? Dessa forma conseguimos ser mais solidários com o próximo.
"tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós", quando a pessoa vive por si mesma, não se importando com os outros, jamais entende essas palavras de Jesus e por isso acha uma atitude sem nexo para aquele que o faz.

2. O princípio do verdadeiro amor.
- "Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo é o resumo da lei", quer dizer que toda a lei conduz a esses dois mandamentos, jamais alguém de forma natural chegaria a essa conclusão, somente o autor da lei poderia explicá-la de forma tão bela.
- "Ele entregou a sua vida por inteiro para que não fôssemos condenados", a Bíblia assevera que o ato de Jesus na cruz é a maior prova de amor que Ele pregou a vida inteira.
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.", Rm 5.8

CONCLUSÃO
- "Esta ação em nada contraria os preceitos éticos ou bíblicos", a ideia é ensinar que doar exprime amor e deve ser incentivado em nossas igrejas, porém sabemos que a família é quem determina sobre o corpo do falecido, por isso se alguém resolver ser doador de órgãos deve deixar isso bem claro para sua família.
- Faça a revisão e corrija o questionário.


Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.