INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

terça-feira, 5 de junho de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 11



AULA EM 10 DE JUNHO DE 2018 - LIÇÃO 11
(Revista Editora Betel)

Tema: O discípulo de Jesus e o serviço cristão

Texto Áureo: 1 Ts 1.9

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa lição ra.
"que tem sido bastante afetado pela geração “sem tempo”", Essa é a geração do nosso tempo, amigo professor, sugiro iniciar perguntando para a classe: o que o comentarista quis dizer ao se referir a nossa geração como "sem tempo"? Deixe eles falarem e responda ou deixe a lição responder, atualmente vivemos muito atarefados, é o tempo da correria, sempre estamos cheios de afazeres e sobra muito pouco tempo para a obra de Deus.
"o comprometimento no serviço cristão, inclusive na igreja local", essa é a área onde tem sido afetada, no comprometimento, as pessoas preferem visitar as igrejas sem compromisso devido ao fato de estarem cheias de afazeres diversos.

1. Honrar a Deus por meio do trabalho.

1.1. A importância do trabalho.
- "o Criador lhe designou um trabalho próprio, para o corpo e a mente", o ser humano na ocasião não havia pecado e suas faculdades mentais eram perfeitas para o serviço, num tempo em que não existia escrita, o homem colocou nomes em todos os animais. Isso mostra que o trabalho não é maldição, ele apenas ficou mais árduo após a Queda do homem.
"o trabalho desenvolvido pelo ser humano era feito para Deus", pelo simples fato de que foi Deus quem mandou, por isso hoje devemos encarar dessa forma, quando trabalhamos fazemos para Deus, pelo simples fato de Deus ter ordenado ao homem trabalhar. Um servo de Cristo que carrega essa verdade na mente e trabalha relaxadamente está desonrando a Deus.

1.2. Trabalhar com excelência.
- "prestando serviço como ao Senhor", uma das características mais marcantes de que presta serviço como fazendo ao Senhor é que realiza sem precisar ninguém estar vendo, mas com certeza o patrão estará vendo ou ficará sabendo.

- "e sabendo que seremos recompensados pelo Senhor", essa recompensa aparece ainda nessa vida, quando uma empresa resolve fazer um corte de pessoal para conter gastos, os que são fiéis quando ninguém está vendo são deixados dependendo do tamanho do corte. Assim também ocorre nas oportunidades de promoção, etc.

1.3. Servindo a Deus.
"desfazendo, assim, a ideia em distinguir entre o sagrado e o secular", se refere a ideia de que não podemos nem sequer conversar com os ímpios ou conviver com eles, se o próprio Senhor madou que fizéssemos nossas boas obras diante dos homens para servir de exemplo a eles. Mt 5.16 
- "John Stott", John Robert Walmsley Stott, (1921 – 2011) foi um pastor e teólogo anglicano britânico, conhecido como um dos grandes nomes mundiais evangélicos.
"como se em cada caso servissem a Jesus Cristo", apesar de isso ser o ideal, encontramos pessoas que trabalham como se fizesse para um inimigo ou como se fizesse um árduo e grande favor para todos.

2. Serviço visando a edificação da Igreja.

2.1. Ainda há serviço a ser feito.
"porém os muros da cidade estavam derrubados e os portões destruídos pelo fogo", eles não reconstruíram os muros porque poderia ser interpretado como um ato de rebelião contra o império que dominava a região, o persa. O muro na época era um aparato de guerra, assim como é o escudo antimíssil americano que causou polêmica na ocasião em que foi elaborado.
"dedicação, participação, oração, vigilância", os muros foram reconstruídos sem recursos financeiros e com muitos opositores, foi necessário muito empenho de todos na sua reconstrução. Assim também é a obra de Deus, existem lugares onde não há recursos e nem pessoas qualificadas, mas Deus usa o que tem e quando as lideranças desenvolvem os atributos que Neemias desenvolveu a obra tem sucesso e conta com a colaboração de muitos, ainda que haja adversários.

2.2. Aperfeiçoamento para serviço.
- "Assim, vemos que há uma ação divina e humana", dentro desse tópico a ação humana é a de se colocar a disposição do Senhor, de pegar no arado e fazer a obra proposta, essa é a parte humana e o sobrenatural é com Deus, aqui na lição o sobrenatural é o aperfeiçoamento dos servos com os dons concedidos por Deus.
"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;" Ef 4.11,12

2.3. Todos devem participar.
"primeiro, se colocaram à disposição do Senhor e depois à disposição da liderança da igreja local", essa foi a afirmação de Paulo, pois entendeu que eles ajudaram na assistência social considerando que estavam fazendo para Deus em primeiro lugar, veja como Paulo afirma:
"E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus." 2 Co 8.5
- "logo alguns servos já começaram a agir. Indica prontidão e senso de urgência.", isso dá a entender que até mesmo os novos convertidos já podem começar a fazer algo para a obra de Deus, ainda que sejam tarefas simples, mas já podem trabalhar.

3. Princípios bíblicos do serviço cristão.

3.1. Servir de acordo com a Palavra.
- "Nossa atuação não deve ser um esforço para salvação", quer dizer que ninguém deve trabalhar achando que com isso será salvo, pois a salvação não vem por nossas obras.
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" Ef 2.8,9
- "Não deve me impedir de desfrutar a melhor parte", se refere ao que chamamos de ativismo religioso, porque muitos crentes se envolvem em muitos afazeres na igreja e relaxa no que é mais importante, aprender aos pés do Senhor, ouvi e meditar nas Palavras do Mestre.

3.2. Exemplo dos tessalonicenses.
...

3.3. Aproveitando as oportunidades.
- "manter viva a chama do dom de Deus", em outras palavras é como se ele falasse para todos nós nos mantermos animados no Senhor. Não por de nós mesmos, mas pelo poder de Deus, para isso precisamos estar sempre buscando forças no Espírito Santo.
"Quando a noite chegar, não será mais possível trabalhar", essa afirmação pode ser entendida de forma profética para a Igreja de Cristo, a noite aqui se refere à escuridão futura nos dias do Apocalipse quando a Igreja não mais estará na terra para fazer qualquer obra, apenas restarão os que ficarem para trás a fima de fugir da fúria do Anticristo.

Conclusão
- "Não é pagamento ou compensação, mas atitude de amor", não temos como pagar tudo que o Senhor fez por nós, por isso trabalhamos para Ele com gratidão e amor.
- Faça a revisão e corrija o questionário. 


Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.