INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 28 de junho de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 1



AULA EM 1º DE JULHO DE 2018 - LIÇÃO 1
(Revista Editora Betel)

Tema: O Testemunho dos Patriarcas
Texto Áureo: Êx 3.6

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa lição, como início de mais um trimestre, apresente a revista e mostre o tema de cada lição, a fim de despertar o interesse inicial nos alunos.  
"A história de Israel tem como marca o chamado de Deus aos patriarcas", por muito tempo em Israel o sistema social foi patriarcal, é o sistema de social onde o poder primário está nas mãos dos chefes de família, que detém o controle e liderança política, sendo também teocrático, onde o Senhor governa todos por intermédio dos anciãos das tribos.

1. A chamada de Abraão

1.1. A renúncia de Abraão
- "consistia em abandonar tudo que lhe era importante em troca do desconhecido", até o Senhor que falara com ele era desconhecido para Abraão, dificilmente alguém aceitaria uma proposta assim, mas Abraão confiou.
"Deus queria que Abraão abrisse mão de sua estabilidade", até hoje a chamada do Senhor nos leva a deixar nossa segurança nas coisas do mundo e depositá-la somente em Deus.

1.2. Homem de uma fé extraordinária
- "considerou que Deus era poderoso para até dos mortos ressuscitar seu filho Isaque", Abraão não esperava que Deus fosse dar uma outra descendência, pois também tinha fé para isso, mas ele esperava que o Senhor o honrasse com aquele fruto da promessa. Ele creu num Deus de palavra, que se falou que faria, então ele faria.
"Abraão tinha plena convicção que Deus cumpriria a promessa e que, se fosse necessário, ressuscitaria Isaque", essa é um tipo de fé necessária para os nossos dias, as pessoas tem pouca confiança em Deus, por mais que professem ardentemente, é só na hora da prática que aparece a confiança em Deus ou não.

1.3. O caráter de Abraão
"é lebrado no Novo Testamento por Tiago como amigo de Deus", não se sabe o porque foi dado a Abraão esse título, mas pode ser traçado uma teologia aqui: Abraão seguiu a Deus numa época em que ninguém seguia, ele obedeceu quando ninguém obedecia. Também o crente hoje que deseja ser amigo de Deus deve seguir e obedecer quando todo o resto não quer fazer.
"instrumento para abençoar primeiramente sua própria família", se temos em Abraão um exemplo de homem chamado por Deus, então devemos também ser benção primeiro em nossa casa.

2. Isaque: cumprimento de uma promessa

2.1. A revelação de Deus a Isaque
"A primeira vez foi como o Deus do pacto ao ser circuncidado", se é uma revelação de Deus a Isaque, então essa primeira não conta muito, pois Isaque era apenas um bebe.
"foi como Deus da providência, no momento de dificuldade", se refere ao momento em que Deus provê um cordeiro para morrer no lugar de Isaque.
"passar para os nossos filhos o conhecimento do verdadeiro Deus", essa é a responsabilidade de todo servo de Deus, ensinar para os filhos quem é Deus e qual é a sua vontade para com o homem. 

2.2. Vencendo as dificuldades
- "passa a desenvolver a sua fé com o verdadeiro Deus e a experimentar as dificuldades junto com a esposa Rebeca", dessa forma Isaque vai construir sua própria história com Deus, adquirir suas próprias experiências na fé, assim é com todos os servos do Senhor, devemos saber que há momentos em que precisamos viver nossas vidas e parar de viver pela fé dos outros.

2.3. Isaque e o seu legado
- "A bênção do patriarca era sagrada e almejada pelos filhos", essa era uma tradição da cultura semita (dos filhos de Sem), pois Abraão vem dessa cultura e teve o cuidado de que preservassem a tradição de adquirir esposas para os filhos dentro da parentela e assim não perderiam a cultura do respeito patriarcal.
"Isaque entendeu o que é viver com Deus e desenvolveu uma fé inabalável", além do legado de fé e fidelidade de Isaque, tem um legado de sabedoria que quase não se comente acerca dele, Isaque foi marido de uma só mulher, por isso ele não passa por certos problemas que passou Abraão e Jacó.

3. Jacó, transformado em Israel de Deus

3.1. Uma vida de enganos
- "Por conhecer a história e as promessas que Deus fizera aos seus ancestrais, começou a tramar ardilosamente", podemos dizer que Jacó valorizou as promessas do Senhor, mas as buscou de forma errada. De qualquer forma ele as alcançou, mas precisou ser provado pelo Senhor até mudar seu coração. Saul perdeu a benção que deveria ser dele porque nunca valorizou as promessas do Senhor.

3.2. Resolvendo as pendências do passado
- "foi enganado por seu tio Labão", provou do mesmo remédio, esse engano que o seu tio lhe proporcionou lhe rendeu dois casamentos QUE PROVA!
- "Este retorno incluía encontrar com seu irmão Esaú, que vinha ao seu encontro com 400 homens", se Esaú vinha com 400 homens, com certeza não era para relembrar os tempos de infância, por isso Isaque precisava de uma estratégia para quebrantar o coração de Esaú. Como Jacó estava sendo transformado, mas não perdera a inteligência dos tempos de sagacidade, por isso elaborou a estratégia dos presentes.

3.3. Uma experiência marcante
- "Um dos momentos marcantes da história de Jacó foi "Vau de Jaboque", alguns comentaristas se referem ao vau de Jaboque como se fosse o lugar da luta com Deus, erram lamentavelmente, o local da luta com o anjo se chamou Peniel.
"E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.", Gn 32.30
O vau do Jaboque nada mais era do que um lugar no rio Jaboque onde dava passagem para o outro lado, para atravessar. Interessante que o comentarista aqui coloca com letra maiúscula, Vau de Jaboque".
"Jacó saiu marcado deste encontro", assim como as cicatrizes em nosso corpo nos servem para lembrar nossas experiências e ficarmos alerta, assim também Jacó saiu com sua marca física e espiritual.

Conclusão
Faça a revisão e corrija o questionário.


Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

4 comentários:

  1. Muito bom estes subsídios, ajudam bastante principalmente o entendimento da aula. Que Deus continue lhe abençoando Pastor Marcos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, obrigado meu amado, vamos prosseguindo na obra. até o próximo.

      Excluir
  2. Os melhores subsídios da rede, parabéns pastor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém obrigado, estarei fazendo mais é só ir verificando diariamente. paz

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.