INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 7 de junho de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Conteúdo da Lição 11



AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel - nº 54)

Tema: A Busca Constante da Santidade

Texto Bíblico Básico:

Gálatas 5.1,16-25
1 - Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão.
16 - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia,
20 - Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 - Contra estas coisas não há lei.
24 - E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 - Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

Texto áureo: Hb 12.14
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição demonstre de forma prática esse assunto que é a atividade fim do Evangelho na vida dos crentes.
"Ser santo, nos dias atuais, é muito difícil", isso considerando o nosso país, sem perseguição, pois nos países com perseguição religiosa há maior possibilidade de se manter uma vida de santidade.
"seja necessário o cristão abdicar de prazeres e posturas considerados comuns", esse é o grande problema que ocorre nos países sem perseguição, a facilidade a se alcançar os prazeres da vida são incontáveis e nesse caso para que haja santidade é preciso haver antes a renúncia
_______________________________________________
1. SANTIFICAÇÃO: RESULTADO DA JUSTIFICAÇÃO
- "santificação é sinônimo de falta de juízo e, até, de loucura.", alguns classificam os crentes que buscam santificação como fundamentalistas, extremistas ou bitolado. Esse tipo de visão surge devido à sociedade estar cada vez mais racionalista.
"viveram enclausurados em conventos ou monastérios", baseados nessa crença de que a santidade se alcança pelo isolamento da sociedade, alguns ainda hoje buscam se isolar passando dias acampados em montes ou matas, porém entendemos que essa não é a visão correta de santificação.


1.1. O que se entende por santificação
- "separação", significa viver no mundo sem ser do mundo e sem viver como o mundo, com o objetivo de influenciar o mundo e evangelizar o mundo.
"entrega", não é somente estar separado, mas é necessário se apresentar para a obra de Deus, ou seja, se entregar ao serviço do Senhor, crente que aceita a Jesus como salvador, mas não se entrega para o Ide de Cristo está colocando em xeque sua salvação.

1.2. O caminho para a santificação
- "esse advém do estudo sistemático da Palavra", toda igreja deve ter dias específicos de estudo da Palavra de Deus, seja culto de doutrina, EBD ou estudo bíblico. Quando os crentes vão aprendendo as coisas sagradas das Escrituras então começam a crescer.
"Isso deve estar bem claro na memória de todo cristão.", ou seja, cada crente deve saber o que é santificar-se e porque precisa faze-lo. Praticar algo na obra de Deus sem saber o motivo é doloroso e entediante.

1.2.1. Passos dados em direção à santidade
- "Primeiro passo: arrependimento", quando o homem deixa a vida de pecado e muda de direção seguindo para Cristo, então achou lugar de arrependimento.
"Segundo passo: perdão", perdoar é a maior atitude do Evangelho, chega a confundir pessoas, Jesus praticou na cruz o maior ato de perdão da parte de Deus para com a humanidade e espera que possamos saber liberar perdão também.
"Terceiro passo: regeneração", é um ato imediato e também contínuo na vida do convertido, onde ele se transforma se aproximando da natureza de Cristo.

1.3. O que deve ser santificado?
- "Significa dizer que a santificação dá-se de modo integral", existem aqueles que defendem que a santificação é só no espírito e que o corpo por ser matéria vai ficar nessa terra não havendo então, a necessidade de se santificar o corpo.
- "A santificação do corpo", por ser templo do Espírito deve estar limpo, ninguém fica numa casa suja, ou limpa ou se muda, também o Espírito haje da mesma forma.

2. QUAL O SIGNIFICADO DE ANDAR EM ESPÍRITO?

2.1. A luta constante
- "o bem e o mal. Ambos os lados estão em luta constante, e um deles sairá vitorioso", o homem é constituído de três partes distintas corpo, alma e espírito, sendo a alma a sede da psiquê humana, o eu humano, ela sofre influencia do corpo que deseja o prazer, a facilidade e a satisfação física nessa parte o inimigo tenta o ser humano lançando-lhe propostas dessas coisas. Já o espírito humano é a parte de Deus nos homem soprado nas narinas de Adão ao ser este criado passou a todos os homens, de forma que todos os homens e mulheres tem uma parte de Deus nele, onde reside o que o homem tem de melhor.  
"declara, assertivamente, que os salvos são guiados pelo Espírito", o salvo em Cristo recebeu o Espírito Santo em sua vida para habitar dentro dele, dessa forma o Espírito Santo luta dentro do ser humano para que o bem vença o mal dentro dele.

2.2. Separados do mundo
- "exercício da santidade exige a completa renúncia e o total afastamento de toda sorte de pecado.", a dificuldade está se afastar do pecado está em nossa proximidade com ele, enquanto estamos falando de amor de Deus, estamos rodeado de ódio e maldade por todos os lados, enquanto falamos de perdão, estamos rodeado de rancor e desejo de vingança por todos os lados. Somente com uma ajuda poderosa podemos praticar essa santidade requerida. 

3. A PRÁTICA DA SANTIDADE
"enfatizou que Cristo veio libertar as pessoas do tradicionalismo religioso", era como se fossem duas prisões, uma pelo tradicionalismo e outra pela escravidão do pecado, Jesus nos libertou das duas, precisamos viver firme em nossa fé para não voltarmos para nenhuma dessas prisões novamente.

3.1. Rejeitando as obras da carne
...

3.2. Produzindo o fruto do Espírito
"amor, gozo, paz - dizem respeito à atitude do crente em relação a Deus;", o fruto do Espírito floresce nos nossos relacionamentos nesse caso no nosso relacionamento com Deus.
"longanimidade, benignidade, bondade", esses aspectos do fruto do Espírito florescem no nosso relacionamento com o próximo, onde podemos demonstrar e quase sempre receber demonstração desses aspectos.
"fé, mansidão, temperança", esses aspectos florescem em nós para a nossa vida cristã, cada um desses três aspectos colabora para o crente crescer em graça e em conhecimento diante de Deus e dos homens.

CONCLUSÃO
- "isso só acontecerá com a intervenção do Espírito Santo.", aqui cabe relembrar a necessidade de ter o Espírito Santo habitando em nós, pois somente assim podemos viver em santidade diante de Deus. A cada ano que passa está mais difícil viver afastado do pecado, mas logo chegará o momento em que Deus recolherá a Sua Igreja dessa terra para levá-la ao céu.
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André

ÁUDIO DO SUBSÍDIO



Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.