sexta-feira, 15 de junho de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 12



AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 12
(Revista: Central Gospel - nº 54)

Tema: Adoração Como Prioridade

Texto Bíblico Básico:

João 4.20-24
20 - Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 - Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

2 Crônicas 20.15,21,22
15 - [...] e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus.
21 - E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o SENHOR, porque a sua benignidade dura para sempre.
22 - E, ao tempo em que começaram com jubilo e louvor, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá e foram desbaratados.

Texto áureo: Sl 95.6
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição mostre o valor da adoração, a importância de se aproximar de Deus.
"de um modo ou outro, algum tipo de adoração é evidenciado", a explicação para isso vem da antropologia bíblica, que afirma que o ser humano nasce com a necessidade de adorar  gravada em sua alma, como nem todas as culturas conhecem a Deus eles adoram as mais variadas manifestações de divindade.
"o homem cria suas próprias divindades e a elas oferece adoração", essa é a explicação para o surgimento de tantas divindades no mundo, o homem foi feito para adorar.
_______________________________________________
1. A ADORAÇÃO A DEUS NA VISÃO DE SAMARITANOS E JUDEUS
- "nota-se admiração da mulher pelo fato de o Mestre ter-lhe dirigido a palavra", os judeus e os samaritanos não se falavam desde o surgimento desse povo aproximadamente em 721 a.C. quando o rei da Assíria trouxe um povo fora da herança para habitar a região prometida à descendência de Abraão, esse povo eram os samaritanos, por isso os judeus não os consideravam como povo de Deus, mas por intermédio de Jesus, Deus se aproxima do ser humano mesmo nas diferenças culturais.


1.1. Gerizim ou Jerusalém?
- "pois, segundo eles, Abraão oferecera Isaque em sacrifício ali (Jo 4.20)", não se sabe de onde vem essa ideia, mas os samaritanos não acreditavam que o local do sacrifício de Isaque fosse o monte Moriah, para eles o templo foi construído no lugar errado.

2. O QUE SIGNIFICA ADORAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE?
"A adoração não está limitada ao monte Gerizim ou a Jerusalém.", a adoração não pode estar presa a nada, quando uma pessoa está adorando deve pensar assim: por que estou fazendo isso? Se a motivação da pessoa não for pura deve parar sua adoração e se consertar com o Senhor
"Deus não pode ser limitado pelo espaço físico,", ou seja, Ele não precisa de templos e nem de locais para uma melhor adoração, pois essa era a questão dela, saber o lugar certo de adorar.
"A verdadeira adoração só é possível pela mediação do Espírito Santo", ou seja, não existe o melhor e o pior, quem intermedia é o Espírito de Deus, senão Deus não receberia a adoração de ninguém, essa era uma outra questão dela, quem estava certo ou errado.

2.1. Oferecendo o melhor para Deus
- "o seu tempo, a sua renda e a sua capacidade", essas são coisas de valor que recebemos em nossa vida, geralmente só valorizamos quando perdemos, tanto o tempo como a renda e a nossa capacidade só valorizamos quando está acabando ou só percebemos que tinha muito valor quando já não existe.

2.1.1. Oferecendo as primícias do seu tempo  
"Se você é um instrumento de adoração, reserve um momento para oração, leitura e meditação", enquanto temos tempo e liberdade devemos administrar, a fim de evitar se lamentar por não ter feito o suficiente quando esse tempo acabar.
"para conversas sobre coisas espirituais", a ideia desse tópico é reservar tempo para investir no relacionamento com Deus, pois o mundo nos ocupa com tantos afazeres que nos afasta da voz do Senhor.

2.1.2. Oferecendo as primícias da sua renda
"Tudo o que o cristão possui vem de Deus e pertence a Ele", essa é uma realidade que muitos crentes mesquinhos querem negar, criticam a devolução de dez por cento, mas na realidade o que é do Senhor não é somente a décima parte, mas o todo. Deus está preocupado em como nós administramos o que Ele nos concedeu. A partir do momento em que o cristão recebeu Jesus como seu salvador ele passou a ser de Cristo juntamente com tudo o que tem.
"não muito, uns poucos centavos apenas", Deus não se importa com a quantidade do dízimo ou oferta, mas com o coração do ofertante, o dízimo e as ofertas devem ser um ato de gratidão e alegria e não uma obrigação. O crente que não entende isso precisa crescer mais um pouco.

2.1.3. Oferecendo as primícias da sua capacidade
- "quanto mais o crente melhora o seu nível intelectual...menos ele se dedica à obra do Senhor.", isso ocorre porque a pessoa passa a se envolver com os cuidados dessa vida, ou seja, as muitas atividades passa a sufocar a fé na pessoa, por isso todos os que estudam devem se lembrar de Deus nas suas conquistas.

2.2. A verdadeira adoração
- "A verdadeira adoração dispensa formalidades e cerimoniais", um cerimonial religioso contém adoração, mas a adoração não está presa a cerimoniais ela pode ser executada onde o servo de Deus estiver,, basta que seu coração esteja ligado em Deus.

2.2.1. Como o crente deve apresentar sua adoração?
...

3. ELEMENTOS DA ADORAÇÃO

3.1. A palavra
Se referindo as palavras que o adorador pronuncia
"A oração é um elemento fundamental na adoração", se referindo as palavras que pronunciamos na oração em adoração a Deus, professor(a), recomendo que compartilhe com os alunos esse trecho da revista do professor "A adoração envolve palavras de admiração, exaltação, elogios e gratidão a Deus".
- Alguns adoram gritando e dando brados de aleluia e glórias a Deus, há porém muitos críticos desse comportamento, é interessante que o cristão seja moderado, não sendo um extravagante e nem um pedaço de gelo sem emoção, se vai falar alto ou baixo deve falar para o Senhor e reconhecer no coração que Ele é digno de todas as honras que pudermos dar.

3.2. O louvor
- "de todo o coração", alguns irmão só louvam ao Senhor na hora dos hinos que lhes agrada, mas quando toca os hinos que eles não simpatizam ficam dispersos ou conversando.

CONCLUSÃO
- "Sorrindo ou chorando, a vida do cristão é repleta de motivos de adoração.", apesar de passarmos lutas e às vezes estarmos tristes, em nossa vida temos uma alegria constante no coração. É normal momentos de tristeza na vida do crente, mas isso é passageiro.
Faça a revisão e corrija a atividade proposta.


Pr Marcos André

ÁUDIO DO SUBSÍDIO



Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.