sexta-feira, 22 de junho de 2018

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 13


AULA EM 24 DE JUNHO 2018 - LIÇÃO 13
(Revista CPAD)

Tema: Ética Cristã e Redes Sociais


Texto Áureo: 1Co 6.12

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição fale de forma prática, demonstrando coisas que geralmente se realiza nas redes sociais, coisas onde muitos crentes erram e outros acertam.
"Com o surgimento das redes sociais tudo o que acontece é divulgado e comentado instantaneamente", até aqui o comentarista está enfatizando como a internet por meio das redes sociais aproximou as pessoas, ainda que de forma inconsistente, e sobressai o fato de que tudo que fazemos pode ser compartilhado instantaneamente para muitas pessoas em qualquer parte do mundo.
"vivemos um estágio em que as pessoas se relacionam mais virtual que presencialmente", ha situações que precisamos chamar a atenção de alguém com quem estamos conversando para deixar o celular e nos dar ouvidos, às vezes, as pessoas preferem falar com alguém pelo whatsapp do que presencialmente.

I – REDES SOCIAIS

1. O que é a rede social?
"cuja finalidade é conectar e integrar pessoas", em termos mais técnicos seria uma rede de socialização, onde há possibilidade de fazer as pessoas se interagiram entre si, por mais longe que estejam.
"A rede social moderna surgiu no início do século XXI", o aumento do alcance das redes sociais foi o estrondoso a partir da adição da tecnologia dos smartphones.
"iabilizou aos usuários o encontro de amigos do passado", algumas atividades que podem ser realizadas por meio das redes sociais são de grande valia, como de reencontrar pessoas de nossos relacionamentos antigos, se torna uma grande ferramenta para a evangelização.

2Uma oportunidade para o Evangelho.
- "é por natureza um ser social e gregário", são características que Deus escreveu na alma humana, ele tem dificuldades de viver só, gregário é o adjetivo que expressa qualidade do que vive em grupos, serve para descrever animais que anda em bandos.
"se manifesta intensamente na rede social", isso se dá pela grande facilidade de se relacionar por esse modo, pois ninguém quer ter muito trabalho, ninguém quer investir muito e por ser extremamente barato mandar uma curtida ou uma mensagem de texto ou voz então as redes sociais são largamente utilizadas.
"devem ser ocasiões de discipular pessoas, momentos de se falar do amor de Deus", há pessoas que passam grande parte do tempo conectadas nas redes sociais recebendo e enviando inutilidades e fake news (notícias falsas) para o crente em Cristo esse tempo deve ser aproveitado para evangelizar, é preciso ser crente também nas redes sociais.

3. O uso da rede social.
- "mas não o honram com seu perfil na rede social", nos perfis de alguns crentes não é possível identificar se a pessoa é de Deus ou não, é como se a pessoa andasse pela rua com os mesmos comportamentos mundanos dos ímpios, alguns usam as redes para desferir provocações, instigar a desavença entre irmãos, falar mal de líderes e de igrejas, etc.
"Uns a utilizam como uma fonte de ostentação", se refere a pessoas que fazem questão de mostrar o que possui, aparelhos que compram, coisas que tem em casa, lugares onde frequentam, etc. Ainda que a intenção que tenha seja pura, ainda que "ninguém tenha nada a ver com a nossa vida", nós somos representantes do Reino de Deus aqui na terra, e não consigo imaginar o nosso Senhor ostentando-se diante de ninguém.
"E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo.E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele." Mc 8.29,30
- "usar de discernimento nesse mundo virtual, avaliando todas as coisas sob a ótica cristã.", significa entender nossa posição e não se comportar como se fosse um descrente assumindo uma outra face quando estamos online.

II. O PERIGO DA RELAÇÃO DESCARTÁVEL E AS NOVAS TECNOLOGIAS

1. A distorção da felicidade.
- "as pessoas publicam uma vida perfeita e um mundo repleto do felicidades", é como se houvesse uma disputa para ver quem é mais feliz, e isso também é um tipo de ostentação.
"admira exageradamente a própria imagem e que nutre uma paixão excessiva por si mesmo", a prática da auto adoração é uma idolatria conforme a palavra de Deus e o que se ama demais pode perder a salvação.
"buscar uma felicidade fútil, em meio a fotos montadas e a sorrisos falsos", deve-se haver um grande cuidado para não se expor demais, nem com excesso de tristeza e nem com felicidade exagerada, o crente deve ser discreto como o Mestre.

2. O isolamento e a solidão.
"ter vários relacionamentos virtuais e, ao mesmo tempo, a ausência de contato humano", o principal argumento é que muitos relacionamentos virtuais não suprem a falta do vínculo humano, existem certos fatores na proximidade humana que não são substituídos por palavras. 
"Essa falta de equilíbrio tem desencadeado crises emocionais, ansiedades e isolamentos", a solidão não se trata somente com troca de informações nas redes sociais, é possível uma pessoa falar muitos escrevendo ou gravando áudio e se sentir solitária, não é a quantidade de palavras, mas sim as palavras certas, aquelas que aliviam e essas só se fala aos amigos, a meia voz, no pé do ouvido, seguido de um abraço e uma oração.

3. Relações sociais efêmeras.
...

4. A falsa sensação de privacidade.
- "até a divulgação de notícias falsas e difamatórias", esse é um pecado viral mais comum entre os crentes, é praticado até por líderes e ministros, quando repassam uma informação falsa ou difamatória sobre alguém. Ex. às vezes recebemos notícias assim: "FOTO - Esse homem está assaltando na região tal, se alguém o vir denuncie, por favor repassem para todos os seus contatos, vamos alertar o povo." então o crente ingênuo repassa, na maioria das vezes é fake news e a pessoa começa a sofrer represálias por parte da população, já houve casos de morte por linchamento.

III. A REDE SOCIAL A SERVIÇO DO REINO DE DEUS

1. O bom testemunho nas redes sociais.
...

2. O uso correto da evangelização.
...

CONCLUSÃO
- Faça a revisão
- Corrija o questionário
                                            
Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.