INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quarta-feira, 11 de julho de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 3



AULA EM 15 DE JULHO DE 2018 - LIÇÃO 3
(Revista Editora Betel)

Tema: Moisés, um líder excelente
Texto Áureo: Dt 34.10

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa lição apresente Moisés como o líder preparado por Deus, no palácio e no deserto,mostre que Deus pode preparar pessoas no mesmo molde que esse grande profeta.
"novo ciclo na história do povo de Israel", eles deixariam de ser um povo escravo para ser um povo livre, deixariam de ser um povo fixo para se tornar um povo nômade indo a uma Terra Prometida.

1. O nascimento de Moisés

1.1. A educação de Moisés
- "Deus muda o quadro de iminente morte para vida e honra", se refere à honra que Deus deu a Joquebede de poder cuidar do próprio filho e de ainda receber para isso.
"ensinou-lhe os mandamentos do verdadeiro Deus", dessa forma, apesar de Moisés ter aprendido as letras e a cultua egípcia, também aprendeu a história e origem do povo hebreu.
"e colocou o seu nome de Moisés", nome que significa, "tirado das águas." isso porque a filha de Faraó pegou ele das águas do Nilo.

1.2. A fuga de Moisés
- "Segundo o relato de Atos 7.23", os relatos de Atos e de Hebreus nos dão informações adicionais acerca de Moisés, pois os judeus tinham outras fontes além das Escrituras.
"ao ver que dois hebreus contendiam. Moisés tentou resolver o problema", aqui entendemos que Moisés já tinha conhecimento de que era responsável pelo povo ou pelo menos ele via dessa forma.
"Correndo risco de ser morto, Moisés foge para Midiã", Moisés entendeu que ele sendo hebreu e tendo matado um egípcio a pena seria a morte, ainda que ele fosse filhos adotiva da princesa.

1.3. A família e a profissão de Moisés
"Junto com a constituição de sua família, Moisés se torna pastor de ovelhas", ele jamais trabalhara nessa profissão, pois os egípcios não aceitavam esse tipo de ofício. Ele cresceu na riqueza, conheceu o lado do luxo e vaidade e agora estaria por quarenta anos conhecendo a vida humilde de um pastor de ovelhas, essa foi a escola de Deus para Moisés. Assim Deus faz com alguns ministros nos dias de hoje.

2. O comissionamento de Moisés

2.1. Deus chama Moisés
- ...

2.2. Deus envia Moisés
- "é preciso ser enviado.", ser enviado é uma parte prática da obra de Deus, quando Samuel ungiu a Davi representa a chamada de Davi, mas quando ele assume o trono representa.
"Ele aprendeu a viver na dependência de Deus,", essa é a essência da obra de Deus na vida daquele que é enviado pelo Senhor, Moisés aprendeu isso na sua vivencia no deserto pelo período de quarenta anos.
- "não quiseram esperar o tempo e queimaram etapas", queimar etapas consiste em pular certos fases do aprendizado, por exemplo, vemos muitos jovens que ao adquirirem um certo conhecimento resolvem que são pregadores, sem passar pela escola do diaconato.

2.3. Consciência de sua missão
- "ao ponto de ter comunhão com o Eterno como quem fala com um amigo", diante da importância da missão dada, Moisés buscou o mais profundo que podia a presença de Deus, teve momento em que ele pediu para ver a glória de Deus. Devemos saber que quanto maior a chamada, mais profundo precisamos buscar a revelação do Pai.

3. A liderança de Moisés

3.1. Tempo para Deus
- "Mesmo diante dos afazeres diários e da grande multidão que liderava", atualmente o mundo nos cerca com tantos afazeres que acabamos sem tempo para se dedicar a Deus, devemos combater isso, muitos ministros e obreiros fazem a obra de Deus de forma precária por conta das muitas atividades. É momento de avaliarmos a administração do nosso tempo.

3.2. Amor por seus liderados
...

3.3. Humildade para ouvir ouvir concelhos
- "achar que não precisamos aprender mais nada", alguns líderes sem vigilância praticam isso em relação aos demais irmãos, não aceitam sugestão de ninguém e não admitem serem contestados em nada, precismos aprender com Moisés.
"Jetro aconselha Moisés a escolher homens capazes", o conselho de Jetro está na esfera administrativa, pois ele tinha o conhecimento para tal. Sabemos que Deus dá estratégias, mas é necessário reconhecer que há pessoas extremamente habilitadas a prestar orientações em áreas da igreja  que não dominamos.

Conclusão
- "aprendemos que o Senhor Deus possui o Seu modo de trabalhar", foi uma escola que poucos estão dispostos a passar, Moisés aprendeu quarenta anos no palácio e depois mais quarenta anos no deserto, será que estamos prontos para aprender na escola do Senhor?
- Faça a revisão e corrija o questionário.


Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.