INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 12 de julho de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 3



AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 3
(Revista: Central Gospel - nº 55)

Tema: Davi, o Rei-pastor
Texto Bíblico Básico:

1 Samuel 16.1,7-13
1 - Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus fi lhos me tenho provido de um rei.
7 - Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.
8 - Então, chamou Jessé a Abinadabe e o fez passar diante de Samuel, o qual disse: Nem a este tem escolhido o SENHOR.
9 - Então, Jessé fez passar a Samá, porém disse: Tampouco a este tem escolhido o SENHOR.
10 - Assim, fez passar Jessé os seus sete fi lhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido estes.
11 - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.
12 - Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
13 - Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi [...].

Texto áureo: At 13.22
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição pergunte se os alunos conhecem os detalhes da vida de Davi, recomendo dar uma relida nos textos que contam da perseguição que ele sofreu por parte de Saul.
"é considerado um dos nomes mais importantes na expressão da cultura judaica", Davi é uma figura cultural muito representativa, por ter sido pastor de ovelhas, que é uma marca do povo de Deus e ter se tornado rei.
"que assumiu uma nação derrotada e dividida", Saul havia perdido batalhas importantes para os filisteus e isso deixou o reino muito enfraquecido.
_______________________________________________
1. ESCOLHIDO POR DEUS
"Ele mesmo comissionou Samuel para ungir o novo rei", ungir um novo rei antes da saída do anterior,mostrando que unção é uma coisa e o exercício do cargo é outra. Alguém hoje pode ter uma unção para ministrar e necessariamente não ser um ministro.
"neto de Rute, a moabita", Davi era tri-neto de Raabe a cananeia de Jericó.

1.1. O pastor e músico
- "Naquela ocasião, esse jovem, aparentemente despretensioso", quer dizer que Davi não tinha nenhuma pretensão de ser rei, de tomar o lugar de Saul, ele inclusive sempre honrou o rei de Israel.
"foi convocado pelo monarca em exercício a comparecer ao palácio para tocar sua harpa", o envio do espirito mau foi já uma providência para fazer com que Davi fosse viver no palácio do rei e assim já ser conhecido e aclamado pelo povo.

1.2. O soldado
- "Davi, com apenas um instrumento de pastoreio (uma funda)", esse instrumento era usado para arremessar pedras a fim de afugentar os lobos das proximidades do rebanho.
- "de aproximadamente três metros de altura", as medidas não são exatas, pois aparecem na Bíblia em côvados e não se sabe ao certo a medida do côvado.

1.3. O caçado
- "longa e profunda amizade firmada entre Davi e Jônatas, filho de Saul", amizade que deu fruto até mesmo depois da morte de Jônatas, no caso em que Davi abençoou a Mefibosete.  
- "basicamente, o período em que Davi fugiu da perseguição", ocasião em que Davi começou a montar o seu pequeno grupo de soldados, na caverna de Adulão, eram dissidentes do reino de Saul.

1.3.1. Perseguido dissimuladamente
- "depois de uma mulher israelita tê-lo louvado pela vitória sobre Golias", na verdade foram várias mulheres que não tinham o que fazer e ficavam cantando coisas assim:
"E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares." 1 Sm 18.7 Com certeza isso não ia terminar bem.
"tentou matar Davi, por mãos dos filisteus, prometendo-lhe dar sua filha em casamento", Saul se fingia nessa ocasião favorável a Davi e o incitou contra os filisteu, por isso se diz que ele foi perseguido dissimuladamente.

1.3.2. Perseguido declaradamente
- "em Gate, junto ao rei Aquis", rei dos filisteus, ocasião em que ele fingiu lutar pelos filisteus, mas enganava ao rei Aquis. 1 Sm 27.10
"Davi foi acossado por Saul até os últimos dias deste filho de Quis", Davi teve chance de matar a Saul por duas vezes, mas sempre honrou ao rei por ter sido ungindo pelo Senhor, honrando assim também a Deus que o ungiu.

1.4. O soberano
- "em Hebrom, foi ungido, pela segunda vez, rei daquela tribo", a tribo de Judá, por ser a tribo de Davi foi a primeira que reconheceu sua autoridade como rei.
"O monarca escolhido por Deus conquistou Jerusalém", Jerusalém era uma cidade de difícil acesso para os inimigos, por isso era muito cobiçada, na época de Davi ela ainda não possuía o valor religioso que tem hoje.

1.4.1. A aliança davídica
...

2. ADVERTIDO POR DEUS

2.1. O déspota
- "além de diversos atos torpes e falazes", se refere às ações de Davi na intenção de encobrir o erro, Davi cometeu adultério e assassinato, além de outros. O homem segundo o coração de Deus, demonstra que não existe predestinação, ele próprio sentiu que o Espírito Santo que estivara com ele agora não mais estava.
"Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário." Sl 51.12

- "e que o juízo divino recairia sobre sua casa", Deus tinha uma promessa com a descendência de Davi, por isso a punição caiu sobre a sua casa, ele recebe a punição mas a promessa de Deus permanece, pois dessas promessas viria o Salvador.

2.2. O aflito
- "arrependeu-se de seus erros", essa era uma característica de Davi, que faz com que ele seja um homem segundo o coração de Deus, por isso se entende que ser segundo o coração de Deus não é ser perfeito, mas sim ser capaz de se arrepender.
"também teve de conviver com as consequências de seus atos.", essa é a grande mensagem da vida de Davi, podemos ser perdoados, mas a consequência de nossos pecados iremos sofrer de qualquer forma.

3. RESTAURADO POR DEUS
"reafirmam que ele foi, sobretudo, um homem temente", Davi valorizava as coisas de Deus, honrava o Senhor e tudo o que era de Deus Davi dava o maior valor. Ser segundo o coração de Deus é dar valor à tudo o que Deus dá valor.
A ideia desse tópico é mostrar como Davi foi restaurado a sua posição, de homem segundo o coração do Senhor.

CONCLUSÃO
- "mas também revela fracassos e sofrimentos desencadeados por seus próprios erros.", apesar de ser segundo o coração de Deus, o Espírito Santo não esconde o pecado de ninguém, por isso a Bíblia é imparcial e traz a tono os erros de todos os homens de Deus.
"sendo apenas um reflexo diluído do Rei segundo o coração de Deus,", quer dizer que Davi é um tipo de Cristo, o grande Rei, apesar de Davi ter errado, a obra que ele fez pelo reino de Israel representa a obra que Jesus fez pela Igreja.
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.

Pr Marcos André


Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.