sexta-feira, 10 de agosto de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7

EDITANDO

AULA EM 12 DE AGOSTO DE 2018 - LIÇÃO 7
(Revista Editora Betel)

Tema: O Decálogo: a aliança do Sinai
Texto Áureo: Sl 12.6

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa lição medite profundamente nos detalhes do decálogo e seus principais temas.
"A partir desse momento, o povo teria obrigações a cumprir", a partir daquele momento iniciaria a dispensação da Lei, onde o ser humano teria uma aliança com Deus pela Lei de Moisés e teria seu pecado classificado conforme os preceitos dessa lei.
São pelo menos sete dispensações na Bíblia, são elas: Inocência, Consciência, Governo humano, Promessa, Lei, Graça e o Reino. Hoje estamos na sexta dispensação, a Graça.

1. O início da aliança no Sinai

1.1. Conceituando o termo Decálogo
- "Literalmente significa "dez enunciados" ou "declarações"", traduzindo ao pé da letra seria "dez palavras".
"escrito pelo próprio Deus em tábuas de pedras", Deus esculpiu na rocha Suas ordenanças, provavelmente com a ideia de eternizá-las, pois essa sempre foi a intenção do Senhor. O ministério da Lei é em pedras e o da graça em tábuas de carne, o coração.
Paulo se referia a isso:
"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração." 2 Co 3.3

1.2. Os quatro primeiros mandamentos
- "No Egito, muitos deuses eram adorados. Os habitantes de Canaã eram politeístas, mas Israel deveria ser diferente", a melhor palavra para destacar isso é o adjetivo usado por Deus para se classificar: "porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso" Êx 20.5 a melhor tradução para a palavra sublinhada é "ciumento", ou seja, o nosso Deus é ciumento, mesmo sendo um ciúme de zelo, por isso somos exclusivos Dele e Ele deve ser também único para nós.

1.3. Mandamentos de relacionamento familiar
"onde os filhos precisam reconhecer a autoridade espiritual e que seus pais estão em posição superior", nesta seção Deus inicia suas ordenanças mandando que os filhos entendam e acima de tudo respeitem a autoridade dos pais, pois se um filho não praticar isso na casa de seus paz, jamais fará em outro lugar.

2. Os propósitos da Lei

2.1. A Lei como mestre
- "A expressão para "aio" no grego é "paidagogos", dando a ideia de um servo, que tinha como função levar a criança para a escola", essa é a função da Lei, conduzir o pecador a Cristo. A expressão "paidagogos" deu origem ao termo "pedagogo" que é por definição simples, aquele que conduz o alunos ao aprendizado.

                                   EDITANDO

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Um comentário:

  1. Bom....... alguém que como eu, teve aula hoje as 17:00hs e esperava por esses comentários, mas uma semana ficaram a ver navios.

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.