quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

ESCOLA DOMINICAL BETEL CONECTAR - Conteúdo da Lição 2



A IGREJA QUE TRANSFORMA
___/ ___/ ______


Versículo do dia
"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz" Ef 5.8

Para impactar
Cada cristão faz parte da igreja de Cristo, e isso não deve servir de mérito, mas sim como um propulsor para transformar o mundo: para o que fomos chamados, é o que devemos fazer.

Textos de Referência.
Ef 5.8-17

Introdução
Dentre as várias funções que foram confiadas a igreja de Cristo, uma delas é a responsabilidade de apresentar o poder e a graça de Deus para a transformação de vidas. Nós, que pertencemos ao corpo de Cristo, somos a esperança que o mundo necessita, pois temos em nós a Palavra que é capaz de mudar vidas e até nações.

#pontochave
“A igreja tem a responsabilidade de semear as boas novas de salvação a todas as pessoas, e desta forma contribuir para a transformação da sociedade”

1. TRANSFORMANDO O INDIVÍDUO
Após a entrada do pecado no mundo, Deus deu uma nova oportunidade a humanidade através da obra de Cristo, e coube a igreja anunciar o poder que transforma vidas.

1.1 O homem sem Deus
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;", Rm 3.23
Após Adão e Eva pecarem, a humanidade se tornou naturalmente pecadora e somente com a intervenção da obra vicária de Cristo o homem tem uma nova oportunidade de salvação.
A salvação é apresentada a humanidade através da Palavra de Deus e esta Palavra é apresentada pela igreja de Cristo.
"Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.", Jo 3.18

1.2. Deus nos ama individualmente
Deus deseja que toda humanidade se achegue a Ele, pois a morte de seu único Filho foi para a salvação de todos:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.", Jo 3.16
Apesar de o Senhor ter feito uma única obra com abrangência universal, Ele tem cuidado de cada pessoa que se achega a Ele. É neste momento em que a igreja se torna fundamental, pois este cuidado que Cristo tem pelos seus é representado por sua igreja, em cujas mãos está a oportunidade de ser o agente transformador de vidas.

#pararefletireadorar  "Deus é justo de modo tão severo e inflexível para com o pecado como se nunca tivesse perdoado a iniquidade; não obstante, Ele perdoa os pecadores mediante Cristo Jesus tão generosa e plenamente como se nunca tivesse punido uma transgressão". Charles H. Spurgeon

2. TRANSFORMANDO A SOCIEDADE

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;", Mt 28.19

2.1. Evangelizando os povos

Dentre as ordenanças bíblicas deixadas pelo Senhor Jesus, evangelizar os povos de todas as nações merece destaque, pois quanto mais povos se renderem ao evangelho de Cristo, menos violência, menos maldade, mais honestidade e melhor convívio social.
A igreja tem a responsabilidade de semear as boas novas de salvação a todas as pessoas, e desta forma contribuir para a transformação da sociedade.
Aprendamos com o próprio Senhor Jesus:
"E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que eu ali também pregue; porque para isso vim.", Mc 1.38
"...e coube a igreja anunciar o poder que transforma vidas."

2.2. Uma mudança necessária
A Bíblia relata que o mundo jaz no maligno, (1Jo 5.19), e que o convívio social está cada vez mais difícil, por isso é necessário a intervenção da igreja nesta sociedade, pois o mundo está escravizado no pecado e os membros do corpo de Cristo têm a solução contra este mal, a Palavra de Deus.
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.", Jo 8.32
Vamos por em prática as palavras de John Wesley:
"Tua tarefa única na terra é esta: salvar almas".

3. AS ARMAS DA IGREJA
"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.", Ef 6.11

3.1. Evangelização e oração
Duas armas importantes que contribuem para a mudança da sociedade são a evangelização e a oração.
A evangelização nos hospitais, presídios, ruas e etc são estratégias evangelísticas fundamentais que contribuem para a tão sonhada mudança social.
Juntamente com a evangelização, vem a oração, que nada mais é do que falar com Deus de forma íntima, ou seja, de filho para Pai.
A oração auxilia na libertação de pessoas, na reconstrução da vida emocional, social, financeira e espiritual.

3.2. Caridade e o Espírito Santo
"Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?",1Jo 3.17
Demonstrar amor ao próximo representa muito bem o desejo de mudança da sociedade, pois são muitas pessoas que vivem estressadas, revoltadas e impacientes. Quando demonstramos a estas pessoas que elas são amadas e que não estão sozinhas, seus corações se abrem e dão lugar para o trabalho perfeito do Espírito Santo que é convencer o homem do pecado e levá-lo ao arrependimento.

Conclusão.
Muitos cristãos alegam não estar habilitados para fazer a obra de Deus, porém não é nada cristão não tentar mudar o mundo de ao menos uma pessoa. Essa é a nossa missão.

#aprendeu
1. O que houve após Adão e Eva pecarem?

2. Qual a responsabilidade da igreja?

3. Diga as quatro armas que a igreja possui para transformação da sociedade?

Fonte: Revista Betel Conectar

Pr Marcos André - contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.