quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da lição 1



AULA EM 06 DE JANEIRO DE 2019 - LIÇÃO 1
(Revista Editora Betel)

Tema: Enfrentando e Vencendo as Adversidades
Texto Áureo: 3 Jo 2

INTRODUÇÃO
- Professor(a), para esta lição apresente a revista a classe e dê boas vindas ao novo trimestre e novo ano letivo, mostre para os alunos como será esse trimestre.
"enfermidades da alma têm sido cada vez mais notórios entre os membros da igreja", a sociedade pós-moderna tem produzido pessoas mais vulneráveis a problemas psíquicos e frágeis, despreparadas para as adversidades da vida, talvez pela mudança da forma de criar os filhos, forma essa que não os prepara para a vida. E isso se refrete na Igreja, pois é dessa sociedade que tiramos os membros de nossas congregações.

1. UMA QUESTÃO PRESENTE
"A Modernidade e a Tecnologia são vistas como fatores agravantes", isso porque sem elas os indivíduos se viravam de forma mais inteligente, desenvolviam a capacidade de pensar e agir para driblar a falta de recursos.

1.1. Uma Visão Extraordinária
"muitos tiveram oportunidade de ter conhecimento de que estavam vulneráveis", as lições de 2014 foram muito criticadas por suspeitas de tentarem diminuir o poder de curador do sangue de Jesus, como se dissesse para as pessoas que o sangue de Jesus não tem total poder de libertação, pois algumas pessoas precisam procurar um especialista para completar a obra de Jesus.
No entanto, sabemos que o sangue de Jesus é suficiente, mas se a pessoa não tiver a fé necessária jamais terá efeito nela, o especialista cristão serve para fazer a pessoa alcançar essa fé e deixar que Jesus faça a obra de libertação necessária. O mérito da obra continua sendo de Cristo.

1.2. Afetando Relacionamentos
"Os traumas emocionais surgem durante a existência humana e devem ser tratados", professor(a), alguns pontos desta lição podem ser taxados como heresia, você deve ter o  máximo de cuidado para não deixar que certas dúvidas pairem na cabeça dos alunos e não aceite que nenhum conteúdo venha diminuir o poder de Deus na salvação do homem.
"A Igreja deve estar preparada para cuidar de quem sofre com estes males", essa é uma área de muita dificuldade, pois encontramos muitos contra argumentos de que a pessoa está com frescura ou não se libertou por que não quis e etc. Alguns casos de suicídio poderiam ser evitados se houvesse diálogo.  

1.3. Conhecer para Ajudar e Enfrentar
"informações que possam ajudar na observação de comportamentos", pois essa é a função da liderança e dos irmãos, observar o comportamento uns dos outros, e alertar a direção da igreja para que se dê a devida atenção a cada caso especificamente.
"O conhecimento é uma dádiva divina que devemos desfrutar.", se refere ao conhecimento do que se passa no meio do povo e de como se consegue perceber isso, é notar o irmão que não vai mais à igreja, que começou a postar assuntos estranhos nas redes sociais, que passou a ficar irritado com tudo e todos, etc.

2. NEM TUDO É DE ORIGEM ESPIRITUAL
"isto não deve ser visto como uma regra", a regra de que tudo vem de algo no campo espiritual, ou que fizeram um trabalho, ou jogaram um olho grande ou outra causa espiritual.

2.1. Tratando Enfermidades como Enfermidades
"A falta de acompanhamento médico...tende a piorar o quadro", existem situações em que se descobre que a religião não poderá resolver o problema psíquico e a família resolve internar a pessoa em clínicas especializadas. Em algumas dessas clínicas podemos encontrar pacientes pregando nos corredores ou expulsando demônios.
"fazendo espetáculos de expulsão de demônios", infelizmente muitas dessas atividades não são para salvação das almas, visam dinheiro em campanhas com ofertas específicas nos envelopes. Devemos estar atento nas intenções de determinadas atividades pentecostais em nosso meio.

2.2. Sintomas Patológicos Confundidos com Possessão Demoníaca
"transtornos mentais e de comportamento da CID-10", CID é a sigla para Classificação Internacional de Doenças, é uma relação internacional com as doenças mentais conhecidas e classificados com um código CID-10, essa relação é fornecida anualmente pela OMS.
Cada um desses problemas pode aparecer em menor grau numa determinada pessoa, mas se ela não buscar uma ajuda ou tratamento poderá aumentar grandemente. 


2.3 O Perigo da Interpretação Equivocada
- "simplesmente por constar neles a palavra convulsão", a convulsão é um sintoma comum tanto ao epilético como ao possesso, para o epilético basta segurar a cabeça em nível mais alto que o corpo e tentar manter ele de lado, também afastando objetos próximos.
Já socorri pessoas com ataque epilético e vieram irmãos para repreender o demônio e ficaram envergonhados e sem graça.


3. TEMPOS DIFÍCEIS E TRABALHOSOS

3.1 A Relevância da Prática Devocional 
- "muito contribui para o desenvolvimento da nossa estrutura espiritual emocional", essa é uma dica óbvia, mas pouco praticada para que não se desenvolva esses males emocionais na vida do crente.

3.2 A Importância do Papel da Família 
- "A família tem um papel relevante na identificação e tratamento", pelo certo é na família que será observado o início dos transtornos, por isso a igreja deve orientar aos membros a trazerem ao gabinete pastoral o conhecimento de qualquer problema desse tipo no seio familiar.
"pais e responsáveis estarem atentos aos comportamentos", o pouco tempo de qualidade que os pais tem dedicado aos filhos é também um dos fatores responsáveis pelo aumento dessas enfermidades na nossa sociedade.


3.3 A Importância da Comunhão na Igreja
- "encontrar na igreja um ambiente acolhedor e que é alvo de amor", a divisão da igreja em departamento ou grupos foi como objetivo de integrar melhor os novos convertidos ao meio cristão. Mas se num determinado grupo não houver acolhimento então o grupo perdeu a finalidade.
Quando a igreja acolhe bem as vidas que são resgatadas haverá poucos problemas nessa área para se resolver.

CONCLUSÃO
- "precisamos recorrer, também, a tratamento com um profissional de saúde", existem atualmente psicólogos cristãos que podem dar orientações bem eficazes para os servos do Senhor.
Faça a revisão e corrija o questionário.

Pr Marcos André

Contatos Pr Marcos André: palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

3 comentários:

  1. Boa noite na paz do Senhor!
    Gostaria de saber se tem algum grupo para estudos e subsídios no watsapp, se possível me add la por gentileza 61 9 83051623.
    Desde ja grato

    ResponderExcluir
  2. Bom dia gostaria de participar de algum grupo de Whatsapp (E.B.D)de jovens e adultos, pois estamos trabalhando com professores das Classes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bem interessante, mas não temos nenhum grupo desses ligado ao CLUBE DA TEOLOGIA, se alguém conhecer algum pode indicar a irmã, e me convida também rsrs.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.