sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 1



AULA EM 06 DE JANEIRO 2019 - LIÇÃO 1
(Revista CPAD)

Tema: Batalha Espiritual — A realidade não pode ser subestimada
Texto Áureo: Mt 26.41

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição comece apresentando a revista e a lição, mostre como será o trimestre para que o aluno tenha o interesse de comparecer às demais aulas.
"apresenta o equilíbrio doutrinário", o desequilíbrio tem levado muitas pessoas a cometerem todo tipo de vexame com objetivo de quebrar certas maldições e trabalhos que tenham sido preparados contra casas e famílias. Esse equilíbrio é necessário para preservar a integridade dos servos de Deus.

I – A BATALHA ESPIRITUAL

1. Conceito de Batalha Espiritual.
"conspiram contra Deus e contra a humanidade", o grande objetivo desses seres espirituais malignos é para a obra de Deus ou torná-la banal e sem irrelevante, pois a obra de Deus tira pessoas das mãos do inimigo.
"batalha espiritual”, essa oposição ocorre no campo espiritual por obras e atitudes que fazemos no mundo material, mas que transcende para o mundo espiritual.

2. Uma realidade bíblica.
- "resulta da nossa contínua luta espiritual", essa luta apesar de espiritual também cansa o corpo físico e a mente, encontramos muitos obreiros que relaxam nessas batalhas e são surpreendidos pelo demônio.
"esclarece que tudo isso parte de Satanás e seus agentes", por mais racional que uma situação ruim pareça tem sempre a mão de Satanás no meio, ele age nas mínimas coisas para nos parar.


3. O que não é Batalha Espiritual.
- "pinçam a Bíblia aqui e ali", quer dizer que tiram versículos isolados da Palavra de Deus, como se catasse com uma pinça.
"doutrina dos espíritos territoriais, maldição hereditária ou de família com os rituais de libertação", todas essas doutrinas leva à práticas estranhas nas igrejas, como desenterrar cabeças de boi, regressão mental ou até hipinótica para se perdoar pecados.

II. PRINCIPAIS CRENÇAS DA PSEUDOBATALHA ESPIRITUAL


1. Mapeamento espiritual.
"O evangelho só pode prosperar nesses lugares quando alguém", essa é a crença errônea de que um determinado espírito territorial teria mais força do que a pregação da Palavra de Deus.
"necessidade de uma geografia espiritual, o mapeamento espiritual", com a ideia de se combater especificamente determinados espíritos territoriais, veja como isso tudo torna mais complicado e trabalhoso a prática simples do Evangelho. Quando se faz obras de assistência social, ensino e evangelização não tem demônio territorial que consiga deter o povo de Deus.

2. A maldição hereditária.
- "avós, bisavós ou tataravós, teve esse problema", ou talvez em algumas dessas gerações tenha sido feito um trabalho de feitiçaria que perdurou por todas as gerações.
"Uma vez descoberta a tal geração, pede-se perdão por ela", bons pastores tem acreditado nesse absurdo, e levado muitos a perderem tempo na busca do parente que pecou. Lembre aos alunos que cada um dará conta de si a Deus. A alma que pecar essa morrerá.
Também convém lembrar que a maldição hereditária pode acontecer com os ímpios, mas o sangue de Cristo tem poder suficiente para quebrar toda maldição hereditária, sem precisar fazer trabalhos ritualísticos.

3. “Crentes endemoninhados”.
- "Kenneth Hagin", é um dos responsáveis pelo movimento da fé originado nos Estados Unidos e que veio para o Brasil dando origem aqui ou se apegando ao neopentecostalismo, um movimento carregado de doutrina errôneas que se instalou em diversas igrejas neopentecostais.
"e que os espíritos imundos “estão relegados à alma e ao corpo do cristão", dessa forma então, para eles seria possível o crente salvo manifestar demônios, o que vai contra a doutrina da libertação que Jesus mesmo pronunciou.
"Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada." Mt 12.44
O espírito imundo só volta a habitar na casa (corpo da pessoa que foi liberta) se a pessoa estiver sem Deus, se a casa estiver desocupada.

III. VAMOS À BÍBLIA

1. Sobre o mapeamento espiritual.
- "Essa é a razão de pedirem para ficar na região", o abismo é o inferno, no caso o Hades, por razões óbvias o inferno é ruim para eles, pois é lugar de tormento até para os espíritos malignos.
"se trata de uma doutrina baseada numa interpretação equivocada.", dessa forma se entende que não há demônios territoriais, ou que cuida de uma determinada região, não sendo necessário um trabalho específico para expulsá-los, o inimigo quer fazer os crentes perderem tempo priorizando coisas desnecessárias, a fórmula da libertação ainda é oração, ensino e assistência, junte tudo isso e mexa bem, vai virar discipulado.

2. Sobre a maldição hereditária.
"essa passagem bíblica não pode se aplicar aos crentes", a maldição hereditária pode se aplicar aos ímpios, mas o crente ao receber Jesus todas as maldições são quebradas em sua vida e família, aceitar que uma maldição precise de uma fórmula especial está diminuindo o poder do sangue de Cristo.
"O termo usado na Bíblia hebraica é ov, ou ovoth", as palavras usadas no original nos dão melhor a ideia do que o autor afirmou de verdade, quando se traduz, às vezes é usada palavras que se aplicam melhor a uma época e depois caem em desuso originando outras interpretações no futuro.

3. Sobre a possibilidade de o cristão ser possesso.
...

4. O homem segundo a Bíblia.
"Isso mostra que o ser humano é uma combinação do pó da terra com o sopro de Deus", a dicotomia tradicional afirma que o homem se constitui somente dessa combinação se tornando corpo e alma apenas. Para os que defendem a tricotomia, o homem mantém ainda o sopro de Deus, sendo alma e tendo corpo, sendo assim ele é corpo, alma e espírito.

CONCLUSÃO
"a batalha espiritual existe e ninguém deve subestimá-la", existe sim, só não é tão complicada como tentam colocar, o centurião romano precisou apenas de uma palavra de Jesus para que sua filha fosse curada, por que precisaríamos de tantas coisas para sermos libertos da ação maligna. 
- "mas discernir entre o que é verdadeiramente espiritual e o que é manipulação esotérica", esse é o grande alerta, há uma onda na sociedade brasileira de interesse no ocultismo e isso tem refletido nessas doutrinas novas de batalha espiritual. 
Faça a revisão e corrija o questionário.


Pr Marcos André

Pr Marcos André - Contatos para palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.