terça-feira, 24 de julho de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 5 - CPAD


AULA EM 29 DE JULHO DE 2012 - LIÇÃO 5
(Revista: CPAD)

Tema: “As Aflições da Viuvez”
  
Texto Áureo: 1 Tm 5.3
  
INTRODUÇÃO
- Amado professor(a), você está preparado para ensinar a classe a
entender esta lição e aplicá-la para suas vidas?
- Você pode começar perguntando se seus alunos entenderam o texto
Áureo. Pergunte: O que o apóstolo quis dizer com o termo “viúvas que
verdadeiramente são viúvas? A resposta está em 1 Tm 5.5,6.

- Nessa introdução vemos que não só a viúva precisa de auxilio, mas
também toda a família necessita.
- Esse auxílio pode ser com recursos financeiros no início e apoio
moral e espiritual.
- O objetivo não é sustentar a viúva, mas sim ajudar ela e a família a
se recuperar do trauma e a viver a vida normalmente após uma perda. 

- Na época dos apóstolos a situação das viúvas era bem mais complicada,
elas não podiam trabalhar, dependiam de marido e filhos e dificilmente
um homem aceitaria casar com uma viúva, por isso ela deveria viver
na dependência da igreja, lembre o caso de Noemi que quando ficou
sem nenhum homem na casa teve que se mudar da terra de Moabe.
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1. O CONCEITO DE VIUVEZ

1. Definição.
- Quando alguém perde o conjugue a maior dificuldade está no
início do luto, pois nessa hora a pessoa está mais fragilizada pela
solidão.
- Nessas horas Satanás aproveita para sugestionar ideias de suicídio
e abandono da fé.

- A igreja deve cuidar dos viúvos, e a visita é muito eficaz para
distrair a pessoa e fortalecer a fé.
- Após a fase da dor da perda, pode surgir os aproveitadores, aqueles que
aparecem com a proposta de ajudar, mas querem enganar e tentar
tomar parte em pecúlios e pensões. Nesse caso a igreja pode orientar
a(o) viúva(o) a como proceder.

2. Exemplos nas Escrituras.
- “profetiza Ana”, o exemplo dessa profetiza pode ser usado para se passar
uma opção de preenchimento da solidão como consolo para a viúva ou
viúvo. Porém em pleno século XXI isso pode se tornar muito
difícil, devido a multiplicação da iniquidade.
- É necessário que a igreja tenha a consciência de que o(a) viúvo(a)
poderá contrair novas núpcias e nisso a igreja pode no máximo
aconselhar, mas não interferir demasiadamente.

- “A viúva de Sarepta”, essa viúva trabalhou em prol do Reino de Deus,
ajudando o homem de Deus, assim ela é um exemplo para as viúvas em
todas as épocas.
- Nenhum pastor pode aconselhar que um viúvo deva partir para uma nova vida 
a dois, o primeiro conselho deve ser o que Paulo dá em 1 Co 7.8.

- Como exemplo drástico da situação de viúvo, você pode usar o texto de
Ez 24.15-18. Mediante a perda de sua esposa pela ação do próprio Senhor,
que continuou a usá-lo na sua obra.
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2. O ASPECTO SOCIAL DA VIUVEZ
           
           1. O desamparo na viuvez.
            - “Não obstante”, esse termo equivale a “no entanto”, o texto nos
exorta que a igreja deve ajudar aquelas viúvas que se encontram em
aperto financeiro.

- Se você achar interessante, comente que muitos irmãos não cuidam
do futuro enquanto vivos, infelizmente alguns homens de Deus quando
partem para a glória deixam a esposa em situação difícil, cada obreiro
deve se prevenir para o dia da partida a fim de não deixar a esposa em
aflição e na dependência de ajuda.
- Um exemplo desse erro é o caso da viúva da qual o profeta multiplicou
o azeite. E 2 Rs 4.1 note o marido daquela viúva só deixou dívidas.

2. O amparo da Igreja.
- No caso de estrangeiros o Senhor lembra aos filhos de Israel que eles
também foram estrangeiros na terra do Egito e no deserto. No caso das
viúvas devemos saber que se não ajudá-las hoje, um dia poderemos
estar no lugar delas.

- “ação social”, é o trabalho de ajuda aos necessitados. As igrejas devem
manter um departamento de assistência social para cuidar dessa área.
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CONCLUSÃO
- Para finalizar comente que atualmente a situação social permite a uma
viúva conseguir trabalho mais facilmente, porém a igreja deve prestar
o apoio espiritual e social, pelo menos no inicio da viuvez.               

 Boa aula!
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-PROFESSOR(A), PREPARE ALGUMAS PERGUNTAS PARA ESSA
LIÇÃO E PROCURE FAZER COM QUE TODOS DÊEM SUAS OPINIÕES.

Marcos André - professor

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