sábado, 24 de novembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 8 - Revista Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2012 - LIÇÃO 8
(Revista: Central Gospel)

Tema: “Aprendendo a Guardar a Palavra com Jesus”
  
Texto Áureo:  Jo 6.8
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você falará de um assunto que muitos não dão mais importância nas igrejas, o povo gosta de muitos cultos, mas os cultos de estudo são sempre vazios. Pegue o cajado e mãos a obra!
- “está na raiz de muitos problemas”, explique que muitos problemas começam por falta de conhecimento, e não somente isso, mas falta de prática também.
- Às vezes são coisas tão simples como, alguém falar mal de um outro irmão. Parece simples para nós, mas muitas vezes o irmão que se sentiu ofendido decide ir até o final para levantar quem foi e porque falou mal dele. Nesse tempo outros problemas relacionados a obra de Deus deixam de serem resolvidos.
- No exemplo acima o irmão ofendido não conhece ou não pratica a palavra de Cristo em Mt 5.11 e essa outra:

“Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;” Mt 5.44
__________________________________________
1. RELAÇÃO ENTRE GUARDAR E AMAR  

1.1. Aqueles que guardam a Palavra amam a Cristo
- “mas também o amor a Deus”, o segredo para suportar a difícil caminhada de ser um cristão é amar ao Senhor.
- O amor é um sentimento que deve ser cultivado, correndo o risco de diminuir e até desaparecer. O amor a Deus segue esse princípio, Deus não vai colocar amor no coração de ninguém, mas cada um deve cultivar amor ao Senhor.
- Boa pergunta para classe: Como cultivar amor pelo Senhor?
- Resposta: Nunca poderemos amar alguém se não conhecermos essa pessoa, do que ela gosta, quais suas aspirações, qual a sua história, etc. Para saber tudo isso sobre Deus, somente pela sua Palavra, guardando seus mandamentos.
- Portanto só ama a Deus aquele que guarda a sua Palavra. (quase uma pregação)
- As perguntas do final do tópico são para fazer aos alunos. Pode acrescentar mais essas:
Se a classe for de jovens: Você ama a Deus mais do que seu celular, sua TV, seu computador? É fácil saber: para quem você dá mais atenção e dispensa mais tempo?
Se a classe for de adultos: Você ama ao Senhor mais do que a seu filho, mais do que esposa, mais do que seu carro? Para quem você dispensa mais atenção? (isso é forte)
- Análise a você mesmo nas questões acima. Se você estiver em falta, se conserte, mas não deixe de ensinar.

1.2. Aqueles que guardam a Palavra são amados.
 - “associar o amor a reciprocidade”, reciprocidade é responder da mesma forma, ou seja amar somente a quem te ama, ajudar somente a quem te ajuda.
- Paulo chegou a afirmar pelo Espírito Santo que: “O amor é sofredor” 1 Co 13.4, isso ocorre porque muitas vezes amamos a quem não nos ama.
- “pelo derramamento do Espírito Santo”, comente que infelizmente muitos irmãos buscam os dons do Espírito para aparecerem, para se sobressaírem aos demais.
 ________________________________________
2. A RELAÇÃO ENTRE GUARDAR E CONSTRUIR
            - “dois tipos de alicerce: rocha e areia”, está mal colocado, parece estar dizendo que o alicerce é feito de rocha, o texto bíblico não fala de alicerce e sim de edificar sobre a rocha ou areia, então fica melhor dizer: alicerce sobre a rocha ou alicerce sobre areia.            
            - relembre aos alunos que “guardar” nesse caso, significa também observar, seguir, cumprir e obedecer.

            2.1. Construa fazendo da Palavra o fundamento da vida            
            - “transmiti para o terreno”, o alicerce é a base, é como nós começamos, não adianta ter uma boa base, ou seja, começar bem se a essa base estiver sobre a areia.
            - Ter sua casa edificada sobre a areia seria aquele irmão que está firme e faz grandes coisas na obra de Deus, porém num determinado dia ele se aborrece e abandona a obra de Deus.
            - Muitos líderes tem culpa também quando alguns irmãos se afastam devido a casa estar edificada sobre a areia, pois não ensinam e nem cobram isso do povo de Deus, preferem ter irmãos que ofertam e entregam dízimo do que irmãos que comparecem aos cultos de doutrina, estudo e Escola Dominical.
           
            2.2. A vida construída sobre a rocha não desaba
            - “possibilidade de desastres naturais”, as intempéries climáticas citadas por Jesus podem figurar as lutas contra a nossa vida espiritual. Se a casa estiver sobre um solo fraco ela cairá.
- “figura para a vida humana”, a melhor figura para casa na comparação de Jesus seria “vida espiritual”, pois aquele que não ouve nem guarda as Palavras de Jesus terá a sua vida espiritual derrubada.
            - “atemporais”, não está limitado ao tempo, os ensinamentos de Cristo sobre a casa edificada na rocha são para todas as épocas.
________________________________________

            3. RELAÇÃO ENTRE GUARDAR E VIVER
-  Comente que na ocasião em que os discípulos falaram isso para Jesus, o Mestre tinha acabado de fazer um “duro discurso” para os judeus, tanto que foram saindo aos poucos e só restaram os doze apóstolos. Eles estavam declarando para Cristo que independente do que Ele falasse, seja palavra forte ou branda, eles estariam ali para ouvir.

3.1. Guardar a Palavra de Deus resulta em vida eterna
- “se corretamente interpretadas”, as pessoas devem antes de obter uma melhor interpretação das Escrituras, procurar ler todas as palavras do Mestre, pois o Espírito Santo vai revelando, veja os discípulos, não entendiam bem o que Jesus falava, mas não saíam da sua presença, e hoje tem gente que começa a ler a Bíblia e logo quer parar porque não está entendendo.  
- “estudando, lendo, anotando, enfim, meditando”, as pessoas precisam dedicar mais tempo à Palavra de Deus, pergunte aos seus alunos qual tempo que eles tem separado para a leitura e meditação da Palavra de Deus?
- Fale que se eles quiserem conhecer mais de Deus eles terão que se esforçar mais.

3.2. Guardar a Palavra de Deus é um estilo de vida
- Comente que Pedro foi reconhecido pelos servos da casa da sumo sacerdote na noite em que Jesus foi preso, por ser parecido com o Mestre, ele andava igual a Ele em tudo. Quem medita e guarda a Palavra adota um estilo de vida igual ao de Jesus.
- “trabalho pedagógico da Palavra”, pedagógico é aquilo que tem o objetivo de ensinar, então o trabalho pedagógico da Palavra de Deus, visa nos ensinar a profundidade da vontade e do conhecimento de Deus.
- “fortalecimento e comunhão entre os irmãos”, isso tem faltado muito dentro das igrejas atualmente, devido a grande evasão da Escola Dominical, poucos vão à EBD. Poucos querem aprender a Palavra de Deus. Ficam fracos, querem abandonara a Cristo por qualquer motivo e são presas fáceis de Satanás.
_________________________________________
CONCLUSÃO
- Leia pausadamente cada recomendação desta conclusão “ler, guardar, confiar, etc”.
- Pergunte novamente aos alunos como eles administram o tempo? Se eles tem reservado espaço para a Palavra de Deus?
- Professor acrescente às ideias que eu coloquei aqui, outras ideias tuas enriqueça mais essa aula, dê exemplos práticos, faça ilustrações com situações do cotidiano.
-Faça o resumo.

 Boa aula!

Marcos André - professor
                                        

6 comentários:

  1. A paz querido irmao! gostei do esboço. É PLÁTICO SUCINTO E OBJETIVO.Prof. de EBD.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Celestino, isso mesmo, a ideia é que o professor desenvolva seu esboço usando esse, de forma que ele traga uma aula conformo o nível intelectual de sua classe.

      Excluir
  2. Bom dia Professor Marcos! Paz! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho aqui realizado, pois, tenho certeza que tem sido alcançadas. Sou jovem e dou aulas paras os jovens da minha Igreja com essa revista e seus esboços tem me ajudado muito, porém estou chegando no próximo domingo (17/03) na lição 4 (Aprendendo a Confiar Com Jesus) e não consigo achar esse esboço. O Irmão poderia me ajudar? E além da lição 4, também não consigo achar a lição 6, 9 e 10. Se tiver essas lições pode me enviar por e-mail (kadu_silva@ig.com.br)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão Carlos Eduardo, lamento profundamente, mas não pude editar os esboços que você me perguntou, não tem os números 4, 9 e 10, perdoa esse teu servo, fico te devendo essa.
      Paz de Deus.

      Excluir
  3. Bom Dia Professor Marcos! Paz! Você não editou e nem vai editar? Se for editar ainda diga em quanto tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia irmãos Carlos. Não será mais possível pra mim editar, pois estou com muito trabalho acumulado. Desculpe mesmo.

      Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.