segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio - Lição 9 - Revista da Editora Betel


AULA EM 02 DE DEZEMBRO DE 2012 – LIÇÃO 9
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “O Evangelho do Apóstolo Paulo e sua Pedagogia”
  
Texto Áureo: Rm 15.20
  
INTRODUÇÃO
            - Professor(a), nesta aula você ensinará um pouco sobre dedicação e ética no ensino da Palavra de Deus.
- Comente que a preocupação de Paulo era ensinar, pois ele sabia que tão importante quanto receber a Cristo com salvador era aprender sobre Ele, sobre sua obra, e a parte que nos toca, que é o ide.
- Procure não citar nomes de denominações, mas critique aqueles que somente levam a pessoa para a igreja, mas não apresenta a Jesus como deve ser apresentado, não ensinam quem Ele é, nem falam sobre sua obra na cruz. Tem denominações que nem falam mais de Jesus.  
- “é o alvo mais nobre”, é o que está na verdade aplicada, releia.
- “pedagogia Cristã”, é o ensino Cristão, só o ensino possibilita apresentar o homem a Deus perfeito em Cristo Jesus.
- Veja que a verdade aplicada dessa lição está em Cl 1.28, peça aos alunos que leiam e apresente a eles a parte a do versículo que fala de “ensinar”.

1. OBJETIVO DE FIRMAR CONVICÇÕES
- “ele se ajusta a necessidade”, Paulo conseguiu esse ajuste perfeito a qualquer cultura e povo, pois ele passou a ensinar somente a Mensagem da salvação em Cristo Jesus, dispensando as tradições da Lei, porque nenhum povo se adaptaria a vontade de Deus, se ela estivesse no molde das tradições judaicas.

1.1. O homem precisa da justificação
- “ponto que venha despertar interesse”, essa era uma estratégia que até hoje é aplicado por professores de Escola Dominical. A estratégia consiste em falar uma linguagem que o ouvinte entenda. Paulo era um estrategista por excelência.

1.2. A fé no evangelho é a único elemento capaz de justificar o homem
- “justificação”, justificação é o ato tornar o homem justo diante de Deus, quem fez isso foi Jesus na cruz pagando o preço da dívida que o ser humano tinha para com Deus.
- “precisa ser entendida”, por isso é importante que haja estudos e Escolas Dominicais, pois existem muitos irmãos que recebem a Cristo, mas não entendem quase nada do plano da salvação, e após um ano continuam sem conhecer quase nada.

1.3. Jesus Cristo é o preço pago para nossa justificação
- “sem que Ele se torne o tema central”, Jesus deve ser o tema central em todas as pregações, porém alguns irmãos tem deixado de falar de Cristo e de sua obra. Muitos se preocupam em apresentar a obra que as igrejas fazem, mas não apresentam o Senhor da obra, enaltecem o nome das denominações e de seus pastores, mas não enaltecem a Jesus. Assim as pessoas entram para a igreja, em vez de aceitarem a Jesus como salvador. Buscam resolver seus problemas materiais, em vez de resolverem o problema espiritual. Vão atrás da cura, porta de emprego, e chave da vitória, em vez da salvação.
- “alicerce soteriológico”, soteriologia é a doutrina da salvação, esse alicerce seria o conhecimento base para se entender essa doutrina.
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2. PAULO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO                           
- “autoridade das Escrituras”, era importante u mensageiro apresentar a chancela da autoridade divina na sua mensagem, por isso Paulo sempre cita o Antigo Testamento nas epístolas. Um pregador hoje não deve citar muitos livros e se esquecer da Bíblia pois ela é que dá autoridade de Deus para a pregação.

            2.1. Tudo parte das Escrituras
            - “linguagem floreada, rebuscada e lisonjeira”, constituem recursos da oratória para que o ouvinte possa apreciar o sermão. Infelizmente muitos pregadores usam esses e outros recursos com uma eloquência, porém com pouquíssimo conteúdo. É comum ver um irmão se esgoelando e a igreja toda glorificando e todo mundo alegre, mas no final verifica-se que o pregador não disse nada, ensinou nada, gritou muito e falou pouco. Às vezes eles falam apenas uma grande verdade que todos estão cansados de ouvir, mas não acrescentam nada de mais profundo.  
           - Há uma carência muito grande da Palavra de Deus, “ATENÇÃO PREGADORES E PALESTRANTES, O POVO NÃO VAI A EBD PRA APRENDER, ENTÃO VOCÊS DEVEM PEGÁ-LOS NOS CULTOS DE LIBERTAÇÃO E DE LOUVOR, ENCHAM ELES DE BÍBLIA.Am 8.11

2.2. Fé para entender
- “Agostinho”, (354 a 405 d.C.) conhecido como Agostinho de Hipona, foi bispo da igreja Católica foi também escritor, teólogo, filósofo, padre e Doutor da igreja Católica.
- “fé e a razão andam juntas”, embora a fé seja a capacidade de acreditar no invisível e esperar o que não está aparente, ela deve ter uma base de conhecimento, leia Rm 10.17.
- “Tertuliano”, (160 – 220 d.C.) foi um dos primeiros autores cristãos a produzir uma obra literária (corpus) em latim. Ele também foi um notável apologista cristão e um polemista contra a heresia.

2.3. A renovação da mente
- “nasce como uma criança”, não tem como abraçar a nova fé e trazer velhas convicções do mundo, senão estará misturando as coisas e não será um autentico servo de Deus.

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3. PEDAGOGIA QUE TRANSFORMA VIDAS

3.1. O conteúdo do evangelho
 - “cumprimento fiel das profecias”, Paulo procurava apresentar as provas através do cumprimento das profecias sobre Jesus, dessa forma o povo cria em Jesus como sendo o filho de Deus.
- “através do próprio exemplo”, Paulo era um discípulo que chamava a responsabilidade para si, e se apresentava como exemplo a ser seguido, pois o exemplo que o professor dá, estimula aos alunos a colocarem em prática aquilo que aprenderam. É ruim quando um obreiro fala de púlpito que ninguém deve olhar para a sua vida, que ele não tem nada para oferecer, isso é palavra de quem não quer compromisso com Deus.

3.2. O lado pragmático do evangelho  
 - “pragmático”, é o que toma os fatos reais como critério, que se baseia na praticidade, o lado pragmático do evangelho seria seu aspecto prático, o que ele faz de real na vida das pessoas.
 - “formas pagãs tão modernizadas”, quer dizer que a modernidade somente deu uma nova roupa ao paganismo da época de Paulo. Exemplo: os gregos da época de Paulo valorizavam o corpo, e atualmente a mídia apresenta a mesma supervalorização do corpo com um novo discurso. O mesmo ocorre com o homossexualismo e o entretenimento.
 - “licenciosidade”,significa libertinagem, desprovido de limite e regras.
                     
3.3. Objetivo de um ensino transformador do evangelho
- “de um viver transformado”, o evangelho não existe pra ser mais uma religião, a mensagem é transmitida para transformar a vida da pessoa que a recebe. Não adianta conhecer a Palavra se a pessoa não for transformada por ela.
- Critique as novas formas de transmissão da mensagem do evangelho que não incentivam as pessoas a buscarem mudança para as suas vidas, se preocupam somente em encher igrejas, mas não puxam o povo a uma vida de santidade.
- “demonstração de virtudes individuais”, essa é a parte prática do evangelho, são essas virtudes que nos identificam com servos de Jesus, pois são para serem demonstrada com o nosso próximo mostrando o amor para com ele, assim seremos reconhecidos como discípulos de Jesus Jo 13.35.
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CONCLUSÃO
- “perfeito em Jesus Cristo”, significa entender a salvação pela obra da cruz e ser transformado pela regeneração através do evangelho.
- “há ali uma terra cultivável”, tem-se pregado muito para os crentes, mensagens que só os crentes entendem. É preciso buscar as terras férteis.

 Boa aula!
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Marcos André - professor

5 comentários:

  1. Quero agradecer ao professor, por esse exelente trabalho que tem sido uma ferramente, um suporte maravilhoso p/ mim. Temos compartilhado esse estudo na escola, e devo dizer q/ tem sido uma benção. Deus continue te abençoando meu querido. Muito obrigado....

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  2. OBRIGADO PELA MENSAGEM ESSA É A MENSAGEM DOS UTIMOS DIAS

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  3. Obrigado profº, não consigo substância só no material da revista, mas aqui sim, DEUS continue lhe abençoando.

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  4. Gostaria de agradecer pelo estudo maravilhoso encontrado aqui .......... Deus o abençoe!

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  5. Gostaria de agradecer pelo estudo maravilhoso ........... foi um grande auxilio ....... Deus o abençoe!!!!!

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