terça-feira, 5 de março de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 10 - Revista Editora Betel


AULA EM 10 DE MARÇO DE 2013 – LIÇÃO 10
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “A Bíblia Revela a Soberana Vontade de Deus”
  
Texto Áureo: Hb 14.13  Hb 4.12  
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa aula ensine a importância de se estudar a Bíblia, mais do que somente ler.
- “verdade inegociável”, é importante ressaltar isso, porque muitos crentes tem a Bíblia como verdade enquanto ela não fere seus interesses, para eles a Bíblia só serve enquanto tratar a ferida dos outros, mas ao tratar a deles, ficam arrumando subterfujo e interpretações estranhas.
- “ela é infalível”, ela não falha, mas o ser humano falha, quando a Palavra de Deus é apresentada a alguém e essa pessoa não se conserta, é porque a própria pessoa não quis se consertar.
- A Bíblia tem a solução para quem busca nela a solução, pois existem ímpios que estudam a Bíblia e não se convertem a Jesus.

1. AS DIFERENTES FORMAS DAS ESCRITURAS
- “por meio da natureza”, leia com seus alunos pelo menos uma referência da lição e explique que através da natureza entendemos que uma força muito superior fez existir tudo isso, é inconcebível a ideia de tudo ter vindo do acaso. Deus é a resposta para as perguntas da humanidade: O que somos? De onde viemos? E para onde vamos?
- “consciência interna”, a verdade está n o nosso ser interior, por mais que alguém não acredite em Deus ele nasceu com a consciência de que Deus existe e que a Ele prestaremos contas de tudo.   

1.1. A Palavra de Deus como decreto
- “uma palavra divina que faz”, a ideia de decretar a vitória é da teologia da prosperidade, no contexto dessa teologia o homem assume a atitude arrogante de ordenar coisas como se fosse Deus.
- “existência ininterrupta”, um exemplo disso é o sol que não diminui a sua força, não se afaste nem se aproxima da Terra, também a Terra não aumenta e nem diminui a sua velocidade em relação ao sol, é o poder de Deus que sustenta tudo isso continuamente.  

1.2. A Palavra de Deus como aplicação pessoal
- “como aplicação pessoal”, é como ela fala diretamente a nós de forma pessoal. Textos como este:
“Orai sem cessar.” 1 Ts 5.17, é de aplicação pessoal. Dessa forma a Bíblia traz a mensagens que podem ser aplicadas à todas as pessoas. Não precisa o servo de Deus correr atrás de revelação, pois a Bíblia é a Palavra de Deus que fala diretamente a todos os seus filhos.
- “limitada na sua autoridade e veracidade”, nesses aspectos a palavra humana é limitada porque não há homem perfeito. Entende-se dessa maneira que se a Bíblia tivesse sido escrita somente por homens ela já teria sido esquecida a muito tempo.
- "nenhum limite de aplicação”, ela se aplica a todas as pessoas em todas as épocas independente da cultura onde ela for apresentada.

1.3. A Palavra de Deus dita por lábios humanos e na forma escrita
- “lábios humanos”, é quando o Senhor fala com o profeta esse fala ao povo como um intermediário.
- “Palavra de Deus...em forma escrita”, são as palavras que se ouviu diretamente do Senhor e foram registradas.
___ _____________________________________
2. A BÍBLIA CONTÉM ERROS?
- “erros”, convém saber-se que tipo de erros está se falando, erros na doutrina? Ou erros na gramática devido às compilações?
- erros de doutrina: a Bíblia não possui nenhum, os homens pela arrogância, é que tentam distorcer sua interpretação.
- erros de gramática: esses existem por conta de diversas traduções, mas não afetam o entendimento da salvação e nem a inerrância da Bíblia.

2.1. Definição de inerrância
- “nos comunique todos os assuntos”, obviamente a Bíblia não fala de tudo que existe. Ela por exemplo ela não trata nada sobre sistemas operacionais de computador. Mas ela fala do que é necessário para a alma humana. Sobre os crimes de internet por exemplo, a Bíblia não precisa citar coisa alguma. Apenas com seu forte código de conduta moral ela abrange todas as leis da humanidade.

2.2. O que a Bíblia diz sobre inerrância
- “colocava suas palavras em seus lábios”, ensine se concordar, que a pesar de o Senhor ter colocado a sua Palavra nos lábios de seus escritores sagrados, Ele respeitou o estilo e vícios de linguagem de cada um, por exemplo, somente no livro de 2 Reis aparece a expressão: “Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros!” 2 Reis 2.12 e 13.14. Outro exemplo no livro de Josué ele faz uma oração com o conhecimento que ele possuía pedindo que o sol parasse Josué 10.12, quando o correto seria pedir que a terra parasse, mas o Senhor respeitou o conhecimento de cada um em sua própria época e dessa maneira foi registrado o pedido de Josué exatamente da forma como ele fez.  
- “é inconcebível afirmar que a Palavra”, professor apesar de a Palavra do Senhor não possuir erros, nós sabemos que os tradutores humanos muitas vezes erraram e esses erros acabaram chagando até nós. A versão de João Ferreira de Almeida contém uma série de erros que não foram corrigidos, pois não quiseram mexer naquela tradução, lembre-se que esses erros são gramaticais e não afetam as doutrinas. (PROFESSOR, SOMENTE FALE ISSO SE SENTIR SEGURANÇA, E PROCURE SE APROFUNDAR ANTES)
- Deixamos aqui alguns erros de interpretação da Palavra de Deus produzidos por homens que deixaram Satanás encher seus corações de soberba:
 1) Um livro qualquer e modificado e que por isso não merece tanta atenção 2) A psicologia substitui na identificação dos motivos de sofrimento (sai o pecado e entra o vitimismo, a pessoa deixa de ser o pecador para ser a vítima) 3) Jesus teve uma vida dos 12 aos 30 anos só agora revelada (aprimorou poderes na índia) 4) Basta seguir Jesus e não a Bíblia toda, a ressurreição é questionável, o livro de Isaías não é inspirado são apenas cânticos, Moisés não escreveu o Pentateuco, etc (teologia liberal ensinado em faculdades ditas evangélicas) 5)costumes e tradições acima da Palavra (e não é só aquela religião, em nosso meio o legalismo, as tradições humanas já afogam a Palavra a muito tempo)6) esoterismo, práticas ocultistas acima da Palavra de Deus. (COLABORAÇÃO DO IRMÃO T. MENDES)

2.3. A Bíblia é a única autoridade em questão de fé e prática
- Nesse tópico ensine que a Bíblia não precisa de acréscimo, nem de ajuda adicional. Ela é toda a verdade de Deus para o ser humano. Existem alguns escritores que julgam terem escrito uma parte adicional da Bíblia, mas por mais inspirados que eles tenham sido em seus escritos, seus textos não são as santas Palavras de Deus.
____________________________________
3. A NECESSIDADE DAS ESCRITURAS
- “pode sustentar a fé espiritual”, só a Bíblia contem a base para a nossa fé, por mais que alguém tenha muita fé, se ele não estudar as escrituras logo estará fraco e inconstante.

3.1. Para conhecer o evangelho
- “mensagem que salvará a humanidade”, a mensagem é que Jesus morreu por nós, em nosso lugar na cruz, pagando o preço dos nossos pecados, nos tornando aptos a estarmos na presença de Deus para sempre.
- “não há salvação em nenhum outro”, toda a Bíblia aponta somente para Cristo como o que tira o pecado do mundo. Foi ele quem morreu na cruz. Professor se a tua classe for mista, contendo alguns novos convertidos, enfatize que Jesus é único salvador isso é necessário para aqueles irmãos que ainda trazem alguns costumes católicos de se venerar a santos do passado.

3.2. Para sustentar a fé espiritual
- “sustento”, nesse sentido entendemos que ela é o alimento, e como nenhum alimento se consome somente um vez, a Palavra também deve ser degustada sempre. Ocorre que muitos crentes vão uma vez da Escola Dominical e nunca mais aparecem, outros obreiros se dão ao luxo de faltarem à EBD como se não precisassem dela. Quando passarem vergonha na mão de um espírita, logo vão entender a importância da Escola Dominical.
- “crescimento”, nesse caso ensine que o crente precisa crescer e amadurecer no conhecimento de Deus, para não tomar atitudes de menino, inconstante e se afastando por qualquer motivo.
- “porção diária”, a Bíblia deve ser lida todos os dias, recomende aos alunos a leitura de pelo menos um capítulo por dia. Não é recomendável a leitura da Bíblia em momentos oportunos (só quando dá), o crente deve ter um compromisso diário, uma meta.

3.3. Para conhecer a vontade de Deus
- “na sua consciência”, essa consciência está no interior da alma humana, pois todas as almas provém de uma mesma alma que é de Adão, e a alma de Adão vem de Deus.
- “Palavra escrita de Deus”, no tempo dos patriarcas a Palavra de Deus era transmitida de pai para filho. As histórias da torre de Babel, do dilúvio e da criação, eram contadas ao redor das fogueiras, pelos anciãos. Porém com o passar do tempo, devido ao aumento da atividade do povo, houve a necessidade de se registrar por escrito todo esse conteúdo, para isso o Senhor preparou Moisés nas ciências do Egito, onde ele aprendeu a escrita.
- “percepção do que é certo e errado”, é a chamada inversão de valores, tem sido muito comum em nosso tempo. Aquilo que era certo agora parece errado e o que era errado agora é visto como certo.
- “o testemunho de nossa consciência”, a quantidade de pecado que se produz no mundo vai apagando o instinto que temos da necessidade de Deus, e por isso precisamos ler continuamente a Bíblia.
___________________________
CONCLUSÃO
- “mais preparados”, diante de tantas dificuldades que existem na caminhada é necessário um preparo forte.
- “estudo sistemático”, é o estudo que obedece ao sistema de aprendizado, onde se estuda com método e regras para aprofundamento do conhecimento. A leitura de porções da Bíblia sem conexão com uma meta não é muito eficaz.
- Uma leitura continuada, por exemplo com a meta de ler os evangelhos, ou as cartas, ou então a pesquisa por temas, é muito proveitoso. Deve se dar preferência ao estudo sistemático.  
- “Prazer na lei do Senhor”, deve se estudar a Bíblia e fazer disso um hábito até que isso se torne prazeroso. Isso não é difícil basta tentar.
- LEMBRO AOS IRMÃOS QUE ESSE ESBOÇO NÃO É PARA UM APROFUNDAMENTO DO CONHECIMENTO. ELE FUNCIONA COMO  UMA ORIENTAÇÃO PARA OS IRMÃOS DIRECIONAREM SUAS AULAS. EXISTEM NELE TAMBÉM ALGUNS SUBSÍDIOS QUE PODEM AJUDAR. NÃO É A QUANTIDADE DE CONHECIMENTO QUE FAZ UMA BOA AULA, MAS A CAPACIDADE DE PASSAR O QUE SE TEM AOS ALUNOS.

Boa aula!

Marcos André - professor
T. Mendes - colaborador - tangomendes@gmail.com
                                                      

10 comentários:

  1. A paz de Deus Prof Marcos Andre !
    Gostaria que o irmão se possivel,me indicar um bom comentario
    biblico.
    Desde de ja agradeço,
    Renan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Renan perdão, quase esqueci de você. Não sei dizer qual o melhor comentário, mas eu recomendo para quem gosta de estudar a Palavra ter pelo menos uns três. Eu tenho o de Matthew Henry, o Manual Bíblico da SBB, e a História dos Hebreus são bons, eu recomendo ainda o comentário Judaico do Novo Testamento. Pena que são um pouco caro esses livros.

      Paz de Deus.

      Excluir
    2. irmão Marcos muito obrigado por lembrar de mim,rsrs
      Vou pesquisar preços ! Irmão Marcos na lição 10
      AULA EM 10 DE MARÇO DE 2013 – LIÇÃO 10
      (Revista: EDITORA BETEL)

      Tema: “A Bíblia Revela a Soberana Vontade de Deus”

      Texto Áureo: Hb 14.13

      Não seria Hb 4.12 ?

      Fique na santa paz de Deus

      Excluir
    3. kkkk
      Que erro ridículo esse. Obrigado por me avisar, já está corrigido.

      Paz em Cristo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. É porque esse esboço ainda passará por uma revisão antes do domingo para possíveis alterações e correção ou acréscimos. Paz.

      Excluir
  3. Acrescentando Pastor Marcos:
    A Palavra de Deus corrigirá nossas vidas sempre que estivermos errados ou em pecado.Ela tem poder de transformar vidas. Para os que duvidam,questionam a inerrância, basta testemunhar tal transformação. Bem, o item 2 realmente ficou vago porém caso seja doutrinário o erros,vão aí os comentários de ímpios e até mesmo de alguns "evangélicos" quanto a Bíblia e seu conteúdo - 1) Um livro qualquer e modificado e que por isso não merece tanta atenção 2) A psicologia substitui na identificação dos motivos de sofrimento (fora pecado e entra o vitimismo) 3) Jesus teve uma vida dos 12 aos 30 anos só agora revelada (aprimorou poderes na índia) 4) Basta seguir Jesus e não a Bíblia toda, a ressureição é questionável, o livro de Isaías não é inspirado são apenas cânticos, Moisés não escreveu o Pentateuco, etc (teologia liberal ensinado em faculdades ditas evangélicas) 5)costumes e tradições acima da Palavra (e não é só aquela religião, em nosso meio o legalismo, as tradições humanas já afogam a Palavra a muito tempo)6) esoterismo, práticas ocultistas acima da Palavra de Deus.

    pazs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão Mendes esse esboço vai assinado também por ti. Peço que você deixe seu e-mail para os irmãos que quiserem entrar em contato.

      Excluir
  4. paz do senhor pr. MARCOS . LOUVO A DEUS POR SUA VIDA E QUI DEUS CONTINIA VOS ABENÇOANDO CADA DIA MAIS E MAIS , MISSIONARIA BRITO AMO LER AS COISA QUI O IRMAO POSTA E TUDO DE BOM E BOM SERVI AU SENHOR JESUS,

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.