quinta-feira, 7 de março de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 10 -Revista da CPAD


AULA EM 10 DE MARÇO DE 2013 - LIÇÃO 10
(Revista: CPAD)

Tema: “Há Um Milagre em Sua Casa”
  
Texto Áureo: 2 Rs 4.4
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a) nesta aula você ensinará sobre um interessante milagre e a sua profundidade, prepare suas ilustrações e as perguntas.
__________________________________________
1. A MOTIVAÇÃO DO MILAGRE

1. A necessidade humana.
- “resposta a uma necessidade”, quem pede de Deus sem estar necessitando do que pediu é porque quer ostentar bens materiais para sobressair aos demais, Deus não aprova esta conduta.
- “perder os filhos para os credores”, naquele tempo não havia os instrumentos que existem hoje, como a previdência social. Por isso Deus ordenava que se cuidasse das viúvas e não lhes impusesse cargas Ex 22.22-24.
- “recorreu a ele”, ensine que a vitória vem em recorrer a pessoa certa, a mulher recorreu a Eliseu porque sabia que Deus estava com ele. O Senhor tem muitos servos fieis, hoje se alguém estiver necessitado pode orar a Deus e Ele colocará alguém para nos ajudar. Infelizmente, quando se vai na pessoa errada ele ainda conta seu problema para os outros.

2. A misericórdia divina.
- “por ser pobre”, se o fato de ser pobre beneficiasse alguém diante de Deus, os mendigos estariam muito bem, mas o que importa para Deus é a atitude, tanto de pobres como de ricos.
- “por ser esposa de um dos discípulos”, muitos pensam que basta estar congregando, ou ter o nome no rol de membros, é necessário atitude de humilhação e fé.
- “ela clamou”, aqui eu creio que ela clamou com fé de que Eliseu, por ser homem de Deus, pudesse ajudá-la.
- “compassivo”, que possui compaixão.
- “misericordioso”, que demonstra sentimento de pesar ou de caridade por aqueles que necessitam.
- “longânimo”, paciente.

2. A DINÂMICA DO MILAGRE

1. Um pouco de Azeite.
- “tua serva não tem nada”, com essa palavra se representa o que muitos irmãos pensam de suas famílias. Muitas vezes homens e mulheres de Deus, se reportam aos filhos como se eles fosse trevas, e por serem tratados assim, eles acabam se tornando isso mesmo. Às vezes a pessoa está tão sem visão que não vê o que tem, somente o que poderia ter, por isso muitos dizem que não tem nada.
- “esfera familiar”, ensine que o mais importante para o Senhor é que ele seja Senhor também em nossa casa, pois dessa forma nossos filhos estarão sempre na sua presença. Não adianta ser crente somente na igreja, de forma que a pessoa fique firme e toda a sua família vá para o mundo.
- “foi esse pouco que o Senhor usou”, uma outra passagem para ilustrar isso é a multiplicação dos pães que Jesus fez a partir de cinco pães e dois peixinhos. João 6.9-12. Comente que o pouco se for oferecido ao Senhor, então Ele pode multiplicar.


2. Uma fé obediente.
- “chamou a mulher à ação”, ensine que o Senhor não se agrada do comodismo, precisamos está empenhados no trabalho da obra do Senhor. Ensine que quem quer receber um milagre de Deus já deve começar a trabalhar nele. Não adianta um jovem pedir a aprovação em um concurso se não começar a estudar. O Senhor faz milagres, mas não quer criar preguiçosos.
- “às portas fechadas”, não se deve sair anunciando o processo do milagre, pois o inimigo fará de tudo para frustrar os planos. Depois da vitória nas mãos é que deve sair para anunciar dando toda honra a Deus. Comente que muitos crentes não conseguem ficar com a boca fechada, saem anunciando coisas que ainda não tem, e entregam seus projetos para todos, atraindo olhares invejosos.
- “viver dignamente”, o azeite era um produto muito requisitado na culinária dos hebreus, e de fácil comercialização.
_________________________________________
3. OS INSTRUMENTOS DE MILAGRE

1. O instrumento humano.
- O Senhor quer que homens façam a sua obra, por isso não permitiu que anjos anunciassem. Quando Deus usa alguém Ele fecha a boca de Satanás, pois o inimigo acusa os homens de serem falsos e inconstantes, as mesmas acusações que ele fez contra Jó, mas o Senhor se agrada de mostrar para o inimigo que existem homens fieis com quem Ele pode contar.
- Existe no milagre, a parte que cabe ao homem, Deus opera maravilhas, mas o homem precisa fazer a sua parte.

2. O instrumento divino.
- Observa-se aqui que o Senhor cuida do sobrenatural, aquilo que o homem não pode fazer.
- “haver ironizado”, comente com a classe qual foi o fim desse capitão que usou de ironia para com a mensagem do que Deus ia fazer.

4. OBJETIVO DO MILAGRE

1. Uma resposta ao sofrimento.
- O Senhor cura, fala, e opera maravilhas pela compaixão com as almas, por isso se entende por que Deus, às vezes usa alguém que está em pecado para operar suas maravilhas. É tudo pelas vidas que clamam por misericórdia, e não pela pessoa.

2. Glorificar a Deus.
- “não se centralizam no homem”, a glória do milagre não deve ser tirada de Deus e dada aos homens. E temos visto até mesmo na TV pastores trocando acusações e usando o dom de cura para promover seus ministérios, como se os milagres só se operasse ali.
- “buscando chamar atenção para si”, comente com os alunos, que embora os homens de Deus no passado não procurassem essa fama, hoje muitos irmãos e irmãs se perdem na busca por serem famosos no meio evangélico. A busca pela fama tem sido uma febre no mundo gospel, no Brasil inteiro e no mundo.
- “foi severamente punido”, comente que Geazi adquiriu a lepra que era de Naamã 2 Rs 5.27. Essa passagem nos ensina que aquele que tem no coração os mesmos desejos dos mundanos avarentos adquirem também os mesmos males que eles sofrem.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “é um testemunho do poder de Deus”, atualmente alguns líderes religiosos a forma dos milagres de Eliseu como base para produzirem milagres hoje, associam o poder a objetos e lugares, acham que se levarem o pedido dos irmãos para queimarem no monte Sinai a benção virá mais rápido, ensinam que se a pessoa adquirir o sabonete, lenço, rosa, e até tijolo ungido a sua vitória chegará, será que não conhecem o poder da oração que as irmãs fizeram com as portas fechadas e o anjo do Senhor foi libertar a Pedro na cadeia? Atos 12.5-11.
- Faça as perguntas do questionário.
- Consiga ilustrações e acrescente o seu esboço, dificilmente esquecerão das ilustrações que você usar. A ilustração marca a aula.  

Boa Aula!

Marcos André - Professor
                                                           
-->

2 comentários:

  1. Ola, a Paz do Senhor Jesus.
    Agradeço a todos por esse espaço que é de grande importância para os professores da EBD, bem como para aqueles alunos que desejam um melhor entendimento da lição. Esse espaço tem sido muito importante pra mim porque nossa Escola Bíblica é realizada na terça-feira (pós-domingo), por isso sempre procuro esse espaço como subsídio para melhorar minha aula.
    Abraço a todos.

    Dc. Bivar
    AD - Florianópolis-SC
    bivar23@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus pela sua vida e pela sua EBD. Esse blog existe por causa de você e de seus alunos, abração a todos.
      Ajude a divulgar nosso trabalho ai na sua cidade. mande nosso link para todos que amam a EBD e a Palavra de Deus.

      Paz em Cristo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.