sábado, 9 de março de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 10 da Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel)

Tema:  AUTORIDADE DOS DONS DO ESPÍRITO
  
Texto Áureo:  1 Pe 4.10
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ensine sobre os dons espirituais, medite em cada um deles e traga o conhecimento para ninguém ficar banalizando a manifestação do Espírito Santo.
- “a fim de edificar, exortar e capacitar”, de início já se observa que os dons tem funções diferenciadas para atenderem a objetivos específicos.
- “edificar”, quer dizer construir, estruturar, dar consistência. Quando um dom é manifestado na igreja, se constrói na fé dos irmãos uma fortaleza, pois eles começam a presenciar a confirmação das coisas escritas na Palavra.
- “exortar”, exortar é alertar, ordenar acerca de algo a se fazer. Pelo uso dos dons o Senhor fala diretamente à igreja alertando, orientando e chamando a atenção para algo que o Senhor quer que se faça.
- “capacitar”, os dons capacitam irmãos e irmãs a fazerem obras específicas. Os crentes chegam a fazer atividades que não fariam se não tivessem certo dom que o capacita. 
__________________________________________
1. DONS ESPIRITUAIS
- “procedem do Espírito”, atualmente estamos vivendo o ministério do Espírito Santo, consolando e ministrando a vontade do Senhor na sua Igreja.
- O Espírito Santo distribui os dons aos servos do Senhor que receberam o revestimento de poder, porém o Senhor usa quem Ele quer e da maneira que Ele quer, por isso existem relatos de pessoas que foram usadas em algum dom espiritual sem terem sido batizadas no Espírito Santo.

1.1. Os dons são exclusivos
- “talentos naturais”, são habilidades que normalmente nascem com o individuo e podem ser aprimoradas por ele através do treinamento.
- “habilidades adquiridas”, são habilidades que a pessoa aprende através do estudo e treinamento.
- “não pode ser produzido”, a pessoa não consegue o mesmo efeito imitando o dom. Alguns até imitam, mas não atingem qualquer objetivo além o de enganar os outros
- “tão pouco se relacionam com o status, status se refere a posição eclesiástica ou social, o dom não tem vínculo com isso, não é por ser um doutor, ou um grande pregador, que receberá mais dons.
- Deve-se lembrar que os dons tem como objetivo o anúncio do evangelho, e em locais extremos do mundo como interior da Índia, África e América do Sul existem bruxos e feiticeiros. Nesses locais os dons são de muita importância, pois lá os bruxos fazem sinais. Lá não adianta muita teologia, tem que ter demonstração do Espírito e de poder. Lá o Espírito Santo distribui muito mais dons do que aqui.

1.2. Diversidade dos dons espirituais
- “alcançam a maior utilidade”, por serem diversificados atingem vários objetivos ao mesmo tempo, enquanto um profetiza, outro cura, outro revela, outro interpreta as línguas, outro discerne os espíritos que estão falando na igreja, etc.
________________________________________
2. MANIFESTAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS
           
2.1. Dons relacionados à revelação

2.1.1. Palavra da sabedoria
- A explicação da revista está muito boa. Como exemplo comente que aqueles que tem esse dom conseguem encontrar mensagens profundas dentro de passagens que muitos já leram e estudaram.

2.1.2. Palavra do conhecimento
- É expresso em 1 Co 12.8 como a “palavra da ciência”, ciência significa conhecimento. Dessa forma com esse dom o Senhor revela pela sua Palavra a solução para o problema da igreja, traz ao conhecimento a sua vontade para a congregação.

2.1.3. Discernimento de espíritos
- Significa identificar que tipo de espírito está falando na igreja usando a boca de alguém. Lembre aos alunos que três são os espíritos que falam pela boca do homem:
- O Espírito de Deus, é quando Deus está falando pela boca de alguém.
- O espírito do homem, é quando a pessoa finge que Deus está falando, mas é a própria pessoa falando, fingindo. Não adianta nem expulsar, pois não é demônio, tem que baixar a marreta na doutrina e ensiná-los qual é o fim de quem imita o Espírito Santo de Deus.
- O espírito do maligno, às vezes é a própria entidade satânica falando, pois eles também conhecem a língua dos anjos.

- Se ninguém na igreja tiver esse o dom de discernimento de espíritos, então siga essa fórmula do apóstolo João:
“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.” 1 João 4:1-3    

2.2. Dons relacionados a serviço

2.2.1. Fé sobrenatural
- Conclui-se nesse tópico que existem três tipos de fé.
a) Fé natural, a fé que todas as pessoas manifestam ao acreditar em coisas que não estão vendo, mas esperam que acontecerão a cada dia.
b) Fé para a salvação, fé manifestada ao se crer em Jesus como o salvador.
c) Fé sobrenatural, que é o dom estudado aqui, é dado pelo Espírito Santo e possibilitam a algumas pessoas a fazerem coisas e entrarem em certos lugares que outros irmãos não fazem e não vão.

2.2.2. Dons de curar
- ...

2.2.3. Operação de milagres
- Esse dom é muito útil para irmãos que estão no campo missionário, ocorre de diversas formas, quando Deus envia a provisão, quando Deus livra alguém da morte, quando envia um anjo a falar com alguém, quando a comida não acaba, o combustível multiplica no tanque, etc. Na Bíblia temos a multiplicação do azeite da viúva, a multiplicação dos pães, a pesca maravilhosa, etc.
- A característica desse dom é o uso dos elementos da natureza para se operar algo sobrenatural.


            2.3. Dons relacionados à expressão vocal
            - “expressão vocal”, são classificados assim por serem relacionados a pronúncia onde o instrumento são as palavras.
           
            2.3.1. Profecia
            - Esse dom foi classificado pelo apóstolo Paulo como o melhor dom, pois fala à igreja para a edificação do corpo de Cristo.
            - Alerte aos alunos que muitos irmãos se deixam levar pela soberba, de sorte que inventam profecias e revelações que não existem.  

            2.3.2. Variedade e interpretação de línguas
            - Não se sabe quantas línguas são no total. Esse dom é diferente do falar em línguas inicialmente.
            - Quando o crente fala em línguas estranhas ele se edifica na graça, é possível inclusive orar em línguas.
            - “ser interpretadas”, essa necessidade de interpretação é para evitar a desordem, pois alguns cultos são estranhos, onde muita gente sai sem entender nada do que ocorreu.
            - Essa interpretação ocorre como normalmente como se a pessoa fosse um intérprete do idioma estrangeiro. Se você já viu, conte aos alunos como é contemplar alguém falando em línguas e outro irmão interpretando.
            - Infelizmente esse dom está um pouco raro hoje em dia, mas ainda se vê.
            _________________________________________
CONCLUSÃO
- Encha seus alunos de esperança, incentive-os a buscar os dons espirituais.
- “revestimento de poder”, é vestir por cima da salvação a autoridade para buscar outros a serem salvos. É comparado com o soldado que traja seu uniforme diariamente, porém quando ele vai sair para o combate, ele veste por cima da farda peças diferentes, como colete, capacete, joelheira e o armamento com munição, porém é o mesmo soldado só que agora revestido para o combate ele impõe uma maior autoridade.
- “dom mais importante”, sendo o amor o dom mais importante todos os outros devem estar subordinados a ele. Existem irmãos que recebem uma revelação de algo particular da vida de alguém e resolvem entregar para toda a congregação ouvir, essa pessoa não subordinou seu dom ao amor que procura preservar a vida particular do próximo.
- Não esqueça o resumo.

Boa aula!

Marcos André - professor                                               

Um comentário:

  1. Parabéns pela explanação da lição 10, aprendi um pouco mais de Deus.

    obrigado!

    Edson morais.
    edmoraissilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.