INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2 - Revista da CPAD



AULA EM 14 DE ABRIL DE 2013 - LIÇÃO 2
(Revista: CPAD)

Tema: “O CASAMENTO BÍBLICO”
  
Texto Áureo: Gn 2.24
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a) nesta lição você deve apresentar os ensinos que ajudam os casais a se firmarem, ajude-os com o esclarecimento.
- “à imagem de Deus”, não é imagem física, apenas significa que o homem possui aqueles atributos que definem o caráter e a personalidade, semelhantes aos de Deus. Os anjos não possuem esses atributos.
- “perpetuação da raça humana”, tendo reprodução então haverá continuidade da espécie humana. Havendo família, então haverá proteção aos indivíduos mais fracos.
__________________________________________
1. O PRINCÍPIO DA MONOGAMIA
                                        
1. Monogamia x bigamia.
- “modelo de união”, se Deus quisesse que o homem se casasse com várias mulheres, então ele teria feito para Adão outras esposas.
- “bigamia”, é casar-se com alguém já sendo casado, atualmente é crime no Brasil com pena de dois a seis anos de reclusão.
- “livro dos começos”, se refere ao livro de Gênesis, a palavra “gênesis”, significa origem, início. 
- “duas mulheres heteias”, a ordem era para que os filhos de Abraão se casassem com mulheres de sua parentela, para preservar as ordenanças acerca das promessas, pois as mulheres estrangeiras dificilmente aceitariam essas ordenanças.
- “Elcana tinha duas mulheres”, obviamente ninguém poderá amar à duas pessoas ao mesmo tempo e Elcana não foi diferente, ele amava mais à Ana do que Penina.

2. A poligamia torna-se comum.
- “concubinato”, é a união sem a formalização do casamento, a esposa de Abraão era Sara e não Agar.
- “naquele clã”, clã significa família ou parentela.
- “honrando Rebeca”, Isaque foi o único dos três patriarcas em que o casamento teve a influencia direta de Deus, pois o servo de Abraão pediu de Deus a orientação quando foi buscar a esposa para Isaque. Nota-se que dos três patriarcas Isaque foi o único que não teve problemas no seu casamento, com certeza pelo envolvimento de Deus nele. Deus direcionou o servo de Abraão a trazer a mulher certa para Isaque. Deus sabe o que é o melhor para nós.
- “poligamia”, é o casamento com várias esposas.

3. Em o Novo Testamento a poligamia é condenada por Jesus e pelo apóstolo Paulo.
- “repudiar”, deixar a mulher, segundo a lei de Moisés o homem poderia deixar sua esposa por motivos simples. A pergunta era uma armadilha pois se Jesus respondesse que não, então eles o acusariam de estar contra a Lei de Moisés que autorizava o divórcio.
- “contra a prostituição”, a recomendação de Paulo é uma ordem para proteger a moral nos últimos dias, pois atualmente a sensualidade está muito patrocinada pela mídia.
- “submissão da esposa”, é o acatamento por livre vontade às palavras e à autoridade do marido, não de forma obrigada, mas por amor e convicção. Os maridos devem zelar por essa submissão da esposa, não se aproveitando dela e as esposas devem igualmente buscá-la.
- “amar a sua esposa”, essa é a melhor forma de o marido manter a submissão de sua esposa, amando-a da mesma forma que Cristo amou a sua Igreja.
- “irrepreensível”, aquele que não pode ser repreendido por não possuir pendências.
- “sem grifos”, sem nenhum tipo de anotação, exatamente como foi escrito no original.
- “a liderança deve ser exemplo”, a liderança deve ter autoridade para ensinar o caminho certo e para ter essa autoridade é necessário praticar aquilo que se ensina como o certo.

2. O PRINCÍPIO DA HETEROSSEXUALIDADE

          1. Macho e fêmea os criou.
            - “não uniu dois machos”, atualmente se observa tendências de legalização de casamentos gays. Não há outra explicação e nem outra interpretação da Bíblia. A união homossexual é pecado e não deve jamais ser apoiada e nem admirada por aqueles que amam a Palavra de Deus.
            - A mídia tem se esforçado por tornar normal a ideia de casamento gay em nosso país.
            - Professor aproveite para esclarecer a classe sobre o caso do deputado pastor Marco Feliciano atual presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da câmara Federal.

2. E se unirá a sua mulher.
- “deixará o varão”, essa é primeira ordenança para que se tenha um casamento bem sucedido. Aqui é mencionado somente o varão, mas deve ser aplicado para ambos, pois muitos jovens casais tem dificuldades para deixarem os cuidados dos pais e cuidarem de seus conjugues.
- “ciclo da vida humana”, é definido pela sequência da vida de um indivíduo: nasce, cresce, casa-se, reproduz e morre.
- “não teria subsistido”, quer dizer que se desde o princípio fosse permitido o casamento homossexual, então a raça humana não teria condições de se reproduzir ou teria feito muito fracamente.
_________________________________________
3. A INDISSOLUBILIDADE DO CASAMENTO

1. Uma só carne.
- “indissolúvel”, é aquilo que não pode ser dissolvido por nenhum método, mas sabemos o casamento pode ser dissolvido, pela morte, por exemplo. Por isso esse “indissolúvel” significa “que não deve ser dissolvido”. Isso porque o Senhor não autorizou o homem a dissolver essa união.
- “divórcio”, é a fim do casamento de forma legal perante os homens. No Antigo Testamento o Senhor autorizou o divórcio devido aos corações duros dos homens, mas o Senhor Jesus deu uma nova orientação a esse respeito. Cristo só autoriza o divórcio em caso de prostituição Mateus 19.9.
- Veja o que o Senhor diz sobre o divórcio:
"Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais."  Malaquias 2.16

2. A porta de entrada para o divórcio.
- “falta de união”, infelizmente muitos casais não são mais amigos e vivem mais em guerra do que em paz.
- “pela desobediência”, é a desobediência à voz de Deus expressa nas Escrituras, pois a Palavra de Deus está cheia de ordenanças para os casais, mas muitos maridos e esposas estão resistentes às ordens de Deus.
- “pelo orgulho”, o orgulho impede a pessoa de reconhecer seu erro e pedir perdão ao seu conjugue e também de liberar o perdão.
- “grande fachada”, fachada é a frente das casas, muitas são bem bonitas e quem olha não sabe como é a casa por dentro. Assim estão muitos casamentos, apresentam uma bela fachada, mas por dentro só Deus sabe o que acontece lá dentro, as palavras que são ditas, e as atitudes que são tomadas.
- “tornou-se insuportável”, esses problemas ocorrem com mais frequência na vida de muitos obreiros, pois eles tem receio de escandalizar o nome da igreja e até de perder seus cargos, então preferem manter a imagem de um bom casamento, mas chega o momento em que fica insuportável a convivência.
- “que a igreja esteja pronta”, as igrejas devem investir em atividades para ajudar os casais. Eventos como encontro de casais, palestras, estudos, cursos, todo esforço é válido para ajudar os casais.  
________________________________________
CONCLUSÃO
- “tão atacado”, a mídia é a grande patrocinadora dos ataques ao casamentos, com seus programas de TV, como novelas, filmes e programas de auditório. Existem atualmente grupos de homossexuais que ao lutarem pelo casamento ou a união entre pessoas do mesmo sexo, na verdade estão insultando o casamento constituído por Deus.
- “Estado é laico”, quer dizer que a nação elabora suas leis, cuida de seus habitantes e elege seus líderes, independente de qualquer religião, neutra a qualquer atividade religiosa.
- “coluna e firmeza da verdade”, a coluna é que sustenta a estrutura de uma casa, assim a Igreja sustenta a verdade nesse mundo. A verdade de que Deus fez homem e mulher e não fez um terceiro sexo e nem deu opção de alguém mudar de sexo. Essa verdade ainda está sendo sustentada pela Igreja.
- “denunciando o pecado”, os líderes devem abertamente apontar o que há de errado na sociedade, na mídia e na política.
- Convide a classe a orar pelos casais da igreja. 

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!


-->

2 comentários:

  1. olá, a paz do Senhor, este blog tem sido uma benção pra mim, sou pastor e professor da escola dominical em minha igreja e esse auxilio tem sido uma benção Deus abençoe grandemente esta obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu apelido "Filho de Leão", como está a EBD por aí? Se dedique bastante que a recompensa virá.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.