INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

terça-feira, 16 de abril de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 3 - Revista da Editora Betel



AULA EM 21 DE ABRIL DE 2013 – LIÇÃO 3
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “OS CUIDADOS COM A FAMÍLIA E O MINISTÉRIO CRISTÃO”
  
Texto Áureo: 1 Tm 3.5
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa aula ensine os alunos a cuidarem de suas famílias e estarem alertas por causa das investidas de Satanás contra os casamentos.
- “criaturas sociais”, que se relacionam, o homem foi feito para se relacionar, por isso os sites de relacionamento fazem tanto sucesso.
- “a família é a base”, dentro da família o individuo aprende como viver a vida na sociedade. Na família se aprende noções de respeito, de compartilhamento, trabalho em grupo, perdão, amor, limites, disciplina, etc. Uma família onde os filhos não aprendem essas lições é uma família desestruturada.
- Comprovadamente os cidadãos que vem de uma família bem estruturada tem mais chance de se tornarem pessoas idôneas e de boa reputação.

            1. CUIDADOS COM A FAMÍLIA
- “amor verdadeiro”, o verdadeiro amor é o de Deus (ágape), e o amor que o casal inicia seu relacionamento  não é esse, mas a cada dia o amor desse casal vai evoluindo para o amor do Pai. Se não ficar muito estranho, você pode comentar que o casamento cristão é um “triângulo amoroso”, os dois devem se amar e também amar a Deus. O amor de Deus tem que estar presente.

1.1. As responsabilidades do marido
- “protetor”, essa característica está no DNA do homem, é instintivo, a mulher busca isso no companheiro, muitos casamentos tem sido destruído devido à maridos que não assumem essa função. Essa proteção deve ser semelhante à de Cristo que deu a vida pela igreja.
- “provedor”, o sustento da casa está na conta do homem, mesmo que a esposa trabalhe, o homem continua sendo o responsável pelo sustento. O marido nunca deve abrir mão dessa incumbência, pois a sociedade é terrível, ainda que a esposa receba mais que o esposo, no dia em que faltar algo na mesa, todos responsabilizarão o marido.
- “exerça liderança”, a liderança de Josué no seio de sua família está claro pela decisão que ele tomou em nome de todos em sua casa. Da mesma forma o homem deve ser o líder de sua casa. Um líder é caracterizado pelas decisões rápidas e coerentes, coragem, determinação e atitude. Quando o homem se omite, sua esposa toma a dianteira nas decisões e mais cedo ou mais tarde ele se sentirá diminuído e envergonhado.

1.2. As responsabilidades da esposa
- “submissão”, a submissão aqui é aceitar a autoridade do marido de livre vontade, pois se for forçado então é escravismo.
- “haver conflitos”, muitos casais perdem tempo disputando, com excesso de orgulho. O casal precisa deixar o orgulho de lado e ambos devem dar o braço a torcer. No caso da esposa para se submeter ao marido deverá vencer o orgulho.
- “confiáveis”, o marido não pode viver com neuroses quanto sua esposa, mas por outro lado a mulher não pode deixar que nada levante suspeitas sobre sua fidelidade.
- “faladeiras”, esse foi o nome dado às mulheres que atualmente chamaríamos de fofoqueiras. 

1.3. A responsabilidade de serem exemplos
- “exemplo de sabedoria”, o homem deve se colocar como esse exemplo, tomando decisões sábias e tendo atitudes inteligentes. A manifestação da sabedoria aqui são com atitudes que preservam os familiares e conduz a família à presença de Deus.  
- “ensinando com diálogo”, o marido não pode ser um ditador, pois muitos problemas se resolvem com diálogo.
- “poder do exemplo pessoal”, o homem de Deus deve dar o exemplo de servo de Cristo dentro de casa. Dessa forma ele conseguirá conduzir sua família na presença de Deus.
- “vida exemplar as projetam”, todo ensinamento eficaz é composto de teoria e prática. A teoria se passa falando e a prática se produz a partir do exemplo.
- “mais fácil de aprender”, os filhos tem uma grande tendência de seguir aquilo que seus pais demonstram. Os filhos devem ver nos pais o exemplos de verdadeiros crentes.
________________________________________
2. CONSIDERAÇÕES NA VIDA DOS FILHOS
- “capital espiritual”, capital é o recurso que financia um empreendimento. Assim são os filhos dentro de uma família, Jesus sempre colocou as crianças como o exemplo de pureza espiritual.

2.1. A obediência, o respeito e a honra dos filhos para com os pais
- “Honra a teu pai e tua mãe”, essa honra se mostra pelo respeito e obediência. Aqui se fala de “prolongar os dias”, devido aos conselhos que os pais dão aos filhos, sempre com o objetivo de protegê-los. Muitos jovens atualmente estão perdendo suas vidas por deixarem de obedecer a seus pais.  
- “em outro lugar”, aqui significa ser um filho obediente, quando os pais não estão por perto. Se os filhos não obedecerem na presença jamais o farão na ausência.
- “campo de experiência”, é no dia-a-dia dentro da família que os filhos aprendem com as pequenas situações, as lições para a vida.

2.2. A santidade como estilo de vida
- “não há doutrinas diferentes”, muitos jovens cristãos não se sentem responsáveis em manter a santidade.
- “conforme a imagem de Cristo”, significa ser parecido com Jesus, nas atitudes, pensamentos e caráter. Se Pedro negando a Jesus pôde ser confundido com um seguidor de Cristo, quanto mais nós que estamos firmes.
- “são difíceis de resistir”, ensine que devemos considerar que nos últimos dias essas tentações estão cada vez mais fortes e criativas. Por isso atualmente é imprescindível estar cheio do Espírito Santo.

2.3. Lares que ainda não são cristãos.
- “vida de vigilância”, você pode comentar que para aqueles que estão em uma família em que os outros membros ainda não são cristãos, a vigilância deverá ser redobrada, pois tudo que ele falar ou fazer, será motivo para um prejulgamento e início de uma contenda.
- “paciência”, é necessária para aguardar as promessas do Senhor, como a de At 16.31. Leva um tempo para que esse crente conquiste sua família para Jesus, por isso precisa de paciência para esperar em Deus.
____________________________________
3. CUIDADOS COM O MINISTÉRIO CRISTÃO
- “é o de maior exigência”, quando se desviam membros, cantores, pregadores, ou professores, existe uma repercussão, porém quando um líder se desvia, a repercussão é muito maior.
- “boa reputação”, reputação é a imagem que as pessoas fazem de nós, pode ser boa ou ruim. Enquanto que o “caráter”, é a imagem que Deus tem de nós.
- “testemunho dos de fora”, tem aumentado muito a quantidade de irmãos que não tem um bom testemunho dos que são de fora. São vistos como, caloteiros, bagunceiros, preguiçosos, desleais, etc.

3.1. Liderança na casa de Deus
- “itinerantes”, que pregam em várias igrejas e comunidades, sem manter um vínculo muito estreito com os trabalhos das suas próprias congregações.
- “defraudação sexual”, termo bonito para adultério.
- “negligentes”, significa se omitir diante de situações adversas.
- “compara as duas entre si”, está em 1 Tm 3.5.

3.2. Se alguém não cuida de seus familiares negou a fé
- “considerado pior do que o incrédulo”, é falado assim porque pelo menos cuidar dos parentes os ímpios fazem, pelo menos a maioria.
- “como se nada tivesse acontecido”, alguns são acobertados por pastores devido a seus dízimos elevados. Permanecem na situação errada trazendo escândalo para a congregação, não passam por nenhuma disciplina.
- “aconselhar na área matrimonial”, para os casamentos abalado hoje, é necessário os conjugues continuarem lutando, pois esses problemas de hoje serão experiências no futuro.

3.3. O maior testemunho vem de dentro do próprio lar
- “educação sobre esse assunto”, é o conhecimento de como se proceder dentro do lar. Muitos ministérios estão vivenciando grandes problemas conjugais devido ao pouquíssimo entendimento desses assuntos.
- “falta o diálogo”, quando um casamento entra na rotina, esse é uma das primeiras coisas que desaparecem.
___________________________
CONCLUSÃO
- “para confrontar”, colocar em oposição, significa fazer oposição pela Palavra, contra conceitos pré-fabricados, paradigmas, costumes, etc.
- “sacerdócio do lar”, é ser um líder espiritual dentro de casa.
- Elabore perguntas para apresentar durante a aula.
- Apresente a próxima lição e convide os alunos a estarem presentes na próxima aula.

Boa aula!

Marcos André – professor




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.