INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 7 - Revista da Central Gospel



AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 7
(Revista: Central Gospel)

Tema: SANTIDADE AO SENHOR
  
Texto Áureo:  Lv 20.7
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você falará um tema que tem sido esquecido em muitas igrejas e comunidades Hebreus 5.10.
- “sacerdócio levítico”, se refere ao ofício sacerdotal da ordem de Arão por ser ele da tribo de Levi. Outra ordem conhecida na Bíblia é a ordem de Melquisedeque.
__________________________________________
1. SIGNIFICADO DA SANTIDADE

1.1. O que é santidade

1.1.1. Separação
- “afastados de tudo que pode nos separar”, lembre que não é estar separado de tudo e sim daquilo que nos tira da presença de Deus.
- “fomos libertos”, libertos daquilo que nos prendia a esse mundo. Por isso dizemos que somos peregrinos aqui.
- “antigos e maus hábitos”, comente que muitos crentes insistem em viver no evangelho sem deixar as velhas práticas pecaminosas pra trás. Podemos dizer que eles estão no evangelho, mas o evangelho não está neles, pois não podem haver duas mensagens no mesmo coração, se entrar uma a outra sai.

1.1.2. Purificação
- “sua aceitação pelo Senhor”, os atos cerimônias para a purificação eram feitos com aspersão de sangue do sacrifício, dessa forma nós hoje somos purificados pelo sangue derramado na cruz.
- “contínua presença”, o Espírito Santo tem a função de nos fazer sentir Deus dentro de nós. Assim estaremos sempre consolados.
- “a herança de Deus”, essa herança é a salvação, logo para ternos a salvação é preciso ter a purificação.

1.1.3. Dedicação
- “dedicação a Deus”, é estar voltado para as coisas de Deus, dando a devida atenção, se preocupando, se envolvendo cada vez mais.
- “rendição total”, quando um exército se rende totalmente, ele entrega todas as armas, se ele guardar algum armamento então não houve rendição total, assim se render totalmente a Deus é não ter mais nada que possa lutar contra Ele. Infelizmente sabemos que algumas pessoas mantêm áreas de suas vidas fora de Deus, não deixando Deus entrar aí.
- “sensibilidade à voz”, é estar em condições de sentir a voz do Senhor, pois o Espírito Santo não fala ao ouvido com som audível, nem se transfigura numa pessoa para falar, mas Ele fala muitas vezes através de um texto da Bíblia.
________________________________________
2. A SANTIDADE DIVINA
- “processo de santificação”, é o processo em que todo crente está envolvido, buscando a cada dia se separar daquilo que corrompe e se aproximar daquilo que é de Deus. Quem está nesse processo a Bíblia chama de santo. Romanos 1.7.
- “supremo exemplo”, Deus é nos manda ser santos porque Ele é santo 1 Pedro 1.16, não como Ele, mas pelo Seu exemplo. Dessa foram o nosso grande exemplo de vida é o Senhor Jesus, pois Ele é a manifestação de Deus em carne.
_____________________________________
3. EXPRESSÕES DA SANTIDADE
- “refletisse a santidade”, refletir á apresentar uma luz que não é nossa, mas esse reflexo possibilita a todos terem uma amostra de como é a fonte dessa luz. Assim nós refletimos a santidade do Senhor mostrando aos homens uma amostra do que é ser santo.
- “testemunho de fé”, através de nosso testemunho, nossas ações e atitudes é que os ímpio poderão se achegar a Deus.

3.1. O tabernáculo e seus objetos
- “peregrinação pelo deserto”, aquela peregrinação do povo de Deus pelo deserto representa a nossa peregrinação nessa terra, estamos caminhando com Deus em direção a “terra prometida”, a santa cidade, o céu.
- A presença do Senhor no meio do povo com o tabernáculo é a maior expressão da sua santidade, assim cada crente deve testemunhar de que Deus está presente em sua vida. Cada um de nós é como aquele tabernáculo, um templo móvel do Senhor.

3.2. A coroa da santidade
- “serviço sacerdotal”, hoje esse serviço é comparado a tudo que é feito em prol da obra de adoração e conversão de almas ao Senhor, dessa forma todos que trabalham em atividades que envolvam o nome do Senhor, devem preservar sua santidade. O detalhe é que todos foram chamados ao trabalho, por isso todos devem zelar pela sua santidade.
- “exigências vitais”, exigências das quais dependem a nossa vida de adoração. Significa dizer sem santificação a adoração não é recebida.

3.3. As ofertas consagradas
- “aproxima o pecador”, a oferta mencionada nesse sub tópico é a de valor monetário, para o sustento da casa de Deus, porém a referência de Levítico 21.6 parece estar falando de ofertas queimadas.
- Se estamos falando de santidade e de ofertas consagradas, devemos lembrar que as ofertas devem vir de operações lícitas, não devem ser aceitas ofertas de procedentes de fraudes, desvio de verbas, tráfico de drogas, etc.
- Além dessas existem ofertas procedentes de esquemas de interesses políticos, dos quais a igreja local não deve fazer parte.
_________________________________________
4. SACERDOTES E MINISTROS
- “não profanação do nome”, quando um ministro peca e esse pecado vem a público, o nome da igreja e também do Senhor é profanado, vira motivo de piada e descrédito.

4.1. Vestuário cerimonial
- “magnificente”, grandioso.
- “culto santo”, separado, distinto do mundo, exclusivo.

5. CRISTO, O ETERNO SUMO SACERDOTE
- “da nossa confissão”, a confissão de que Ele é o Cristo de Deus, essa confissão é o que motiva nossa fé.
- “nutre e sustenta”, o crente deve se alimentar de Jesus, de suas palavras e de seus exemplos. Quando o crente se enche de muitas coisas do mundo ele fica fraco e raquítico.

5.1. O projeto de santidade para o homem
- “atributos comunicáveis”, são aqueles que são comunicáveis ao homem, amor, esperança, etc.
- Atributos que não são comunicáveis são: onipotência, onisciência e onipresença.

5.2. Israel, anúncio da santidade
- “um vislumbre”, uma visualização em forma de exemplo. Quer dizer que os rituais da lei mostravam a tipologia da graça e o plano se salvação.

5.3. Igreja, santidade completa
- “elevado padrão moral”, é o padrão que enche o caráter humano de bom exemplo, que valoriza seu próximo e ao Senhor.
- “retificado”, significa “confirmado”, assim em Cristo o padrão moral é confirmado pelas suas obras e palavras.
- “corroborado”, também significa confirmado, mas pode ser usado como “reforçado”. Assim Jesus reforçou os ensinamentos da lei quando acrescentou interpretações Mateus 5.21,22 e coisas novas João 13.34.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “tranzitórios”, temporário, passageiros, que seria usado somente por um tempo até a instituição do cerimonial permanente.
- “preparatório”, os cerimoniais israelitas eram um preparo para a chegada do cerimonial da salvação da alma.
- Para fechar você pode comentar que atualmente somos chamados para sermos santos e permanecer no mundo como exemplo dessa santidade. 
- Elabore suas perguntas e o resumo.

Boa aula!

Marcos André - professor

4 comentários:

  1. PROF. Marcos, estou sem muitas palavras para descrever o seu carinho e quilate, a palavra é EXELêNCIA; que Deus continue a te Abençoar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Epco Carvalho essa palavra "EXCELÊNCIA" deveria ser escrita no teto sobre a cama de cada cidadão nesse país, para acordar lendo ela todos os dias.

      Excluir
  2. Deus continue lhe abençoando, pois tens a excelência do dom de mestre, continue nessa sabedoria e força.
    Obrigado pela ajuda.

    Gustavo Oliveira, ADVEC/Vila São Luís- D. Caxias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Pb Gustavo, estamos bem próximos sou de São João de Meriti. Qualquer dia eu visito ai hem!!!!

      Paz de Deus.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.