INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

terça-feira, 21 de maio de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da Editora Betel



AULA EM 26 DE MAIO DE 2013 – LIÇÃO 8
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “DEUS PROCURA OS VERDADEIROS ADORADORES”
  
Texto Áureo: João 4.23
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você denunciará a idolatria dentro da igreja, se prepare espiritualmente, pois o inimigo não ficará satisfeito com essa aula tão esclarecedora.
- “pilares principais históricos”, o mesmo que coluna, serve para sustentar uma estrutura, “pilares principais históricos” são as estruturas que sustentaram a adoração na igreja primitiva, aquela de Atos.
- “como um ser divino”, quer dizer que a igreja primitiva reconhecia que Jesus é o Filho de Deus, portanto Ele também é Deus. A crença de que Jesus é o Filho de Deus juntamente aos fatos ocorridos na cruz, acrescentaram à adoração um ingrediente especial: a gratidão.
- “herdou uma adoração”, herdou do judaísmo é claro. O cristianismo adora um Deus em três pessoas, a Triunidade Santa.
- As três pessoas da Santíssima Triunidade possibilita algo que nunca houve em nenhuma época da história humana.
a) O Pai: sendo Criador recebe a adoração exclusiva como o ser supremo e a gratidão por ter entregue seu único filho.
b) O Filho: sendo o Salvador, possibilitou a salvação à toda humanidade, com seguindo um número incontável de servos de Deus.
c) O Espírito Santo, sendo o consolador e habitando dentro do ser humano possibilitou este a ser igreja onde em qualquer lugar do mundo, facilitando a adoração.   

            1. O QUE É ADORAÇÃO CRISTÃ
- “estado da alma”,a inclinação diante de uma autoridade é a maior honra que se pode dar na sua presença.
- “personagens bíblicos”, em matéria de adoração os personagens bíblicos são os melhores exemplos, devido a sua reverência ao Senhor, claro que não eram perfeitos de sorte que pecaram diversas vezes, mas a reverência na adoração era extrema. Diferente de alguns crentes na hora do culto nas igrejas.
- “expressões de amor (ágape)”, a adoração é mais do que gestos é a expressão de sentimento do adorador para aquele que é adorado. Entre parêntesis está o tipo do amor, “ágape”, que é um amor que não espera nada em troca, assim o adorador honra ao Senhor sem esperar nada em troca.
- “não se materializa em liturgia”, não segue as regras da liturgia ou não está preso a ele. A liturgia são os protocolos do culto, das solenidades cristãs, aqui está dizendo que a adoração não existe somente na liturgia do culto ela deve começar em casa.
- “gênese do louvor e da liturgia”, quer dizer que a origem do louvor e da liturgia é a adoração. Se o coração de quem louva na liturgia do culto não for adorador, então o culto não chegará ao coração de Deus.

1.1. A intimidade e a participação do adorador
- “comunidade com a raça humana”, por isso precisamos ser adoradores no meio das pessoas do mundo, dando o exemplo, honrando ao Senhor com atitudes, palavras e postura.
- “como irmãos e irmãs”, esse costume, essa união em fraternidade atravessou os séculos e chegou aos nossos dias. Um problema ocorre atualmente com a banalização do termo “irmão(a)”, pois um irmão deveria ser visto como irmão e tratado como tal, mas muitos crentes só usam o termo mas não tratam os irmãos como irmãos.
- “todos tinham a oportunidade”, existem hoje em algumas igrejas muitos casos de formação da tradicional “panelinha” onde participam os que são mais chegados ao pastor ou à esposa do pastor. Configurando a acepção de pessoas.

1.2. A chama na adoração
- “amostragem do júbilo”, é interessante observar como os crentes da igreja primitiva adoravam em meio a tanta luta e perseguições, e atualmente encontramos muitos irmãos que se entristecem por qualquer motivo.
- “contato direto com Deus”, aqueles crentes estavam certos, ser cheio do Espírito Santo é ter um contato direto com Deus, muitos que experimentaram esse contato, não temeram entregar suas vidas por amor de Jesus.

1.3. A relevância e o poder da adoração
- “modo de ver coletivo”, é sempre considerar o que é da coletividade e não aquilo que é seu Filipenses 2.4.
- “liturgia pirotécnica”, pirotécnico é o aparato tecnológico que utiliza fogos de artifício, aqui está querendo dizer que a liturgia em muitas igrejas hoje usam esse tipo de aparato, é uma afirmação de que os cultos parecem shows.
- “cristãos reunidos”, naquela época as reuniões para culto eram feitas nas casas dos irmãos ou em locais secretos como as catacumbas por exemplo.
- Nas reuniões para cultos da igreja primitiva não havia nada que levasse a pessoa a se engrandecer, a ter status sobre os demais, não haviam grupos de louvor, nem igrejas luxuosas, grandes cargos ou ganhos elevados de dinheiro, não se cobrava para louvar e nem para pregar. Os poucos obreiros que existiam eram homens preparados para morrer a qualquer momento.
________________________________________
2. A ADORAÇÃO VERDADEIRA
- “que nasceram do Espírito Santo”, infelizmente existem muitas adorações falsas de corações que ainda não foram transformados, alguns se fingem de adoradores a fim de conseguirem algo de seu interesse.
- “convivência...com Deus”, a adoração deve ser contínua, feita por aquele que convive com o Senhor.  

2.1. Os verdadeiros adoradores
- “não só de lábios”, alguns irmãos dão grandes berros dentro da igreja, por terem aprendido que assim é que se adora. A adoração deve surgir no coração que ama a Deus e passar para o exterior em forma de expressões orais, palavras de elogios, mãos levantadas ou joelhos dobrados. Não há um padrão de gestos ou palavras para adorar ao Senhor.
- “hipocrisia”, é parecer uma coisa que não é, por fora parece que a pessoa está com o coração contrito, mas por dentro seu coração está longe de Deus. Mateus 15.8

2.2. A espiritualidade verdadeira
- “adoração de fachada”, fachada é a entrada de uma casa, a frente da casa, sempre bonita para esconder os problemas da casa. Assim a adoração de fachada é aquele que aparece para os outros, para esconder os problemas que estão no interior da pessoa.  
- “alicerçado na Palavra”, significa adorar de acordo com a Palavra da forma como expressa as Escrituras.
- “máscara da mentira”, se refere aos adoradores que estão nos cultos chorando e se jogando no chão, mas fora dali praticam a mentira.
- Professor enfatize bem o restante dessa parte, para ensinar aos alunos o caráter de crente. Não esmoreça diante de uma classe composta por líderes, por pessoas antigas na igreja, ou por empresários, etc. BATA COM FORÇA NOS MURMURADORES E EM CRENTE DESUNIDO. Dê exemplos sem citar nomes.
- Se tiver algum caso conhecido dentro da tua igreja, evite atacar direto o ponto para não jogar ninguém no mundo.

2.3. Sacrifício vivo e agradável a Deus
- “sacrifício vivo”, somos cada um de nós, que estamos vivos, assim como Isaque que estava vivo, sendo ele mesmo o sacrifício e procurava o cordeiro.
- “culturas demonizadas”, se refere à sociedade com suas manifestações culturais com danças sensuais e que apoiam a legalização da maconha, aborto, casamento gay, etc.
- “com razoabilidade”, mantendo o bom senso ou ainda, sendo razoável, mantendo a razão.  
____________________________________
3. ADORAÇÃO EXCLUSIVA A DEUS
- “das coisas que nós gostamos”, aqui se enquadra coisas simples como celular, tablet, carro, casa. Pode se enquadrar também coisas que gostamos de fazer, como futebol, assistir TV, acessar internet, etc.
- “pessoas que amamos”, conjugue, filhos, pais.
- “roubando de Deus a honra”, se refere à cantores, pregadores, dirigentes e a nós mestres que demonstramos grande conhecimento e sabedoria atraindo a atenção para nós. Devemos ter o cuidado de não tomar para nós a honra que pertence a Deus.

3.1. Os ídolos estão dentro das igrejas
- “vedetes”, eram as atrizes que se sobressaiam no teatro. Aqui está se referindo àqueles que querem se aparecer na igreja.
- “salvadoras do evangelho”, apresentam situações como se eles fossem o último recurso de Deus para fazer a obra.
- NÃO PRECISO DIZER MAIS NADA NESSA PARTE.
- Professor bata com força. Isso está acontecendo nesse momento nas diversas igrejas desse país e do mundo.

3.2. Os paparazzos causam vergonha dentro das igrejas
- “máquinas...celulares”, obviamente nem tudo é desrespeito quando se trata de fotos ou filmagens. Mas essas atitudes demonstram uma forma disfarçada de idolatria.

3.3. Verdadeiros palcos são montados dentro das igrejas
- Essas atitudes em nada diferem do que o que vimos no mundo.
- Comente que o investimento nessas estruturas, poderia ser aplicado em trabalhos nas comunidades, ou no departamento de assistência social ou ainda na érea do ensino.
___________________________
CONCLUSÃO
- Assim como os pecados da humanidade sobem ao Senhor como podridão, também as adorações dos crentes chegam a Deus como cheiro suave as suas narinas. O Senhor recebe nossa adoração, no meio de tanta imundícia existem aqueles que ainda agradam a Deus com suas vidas.
- Aborde temas atuais como “tarde de autógrafos”, “pregadores famosos que cobram caro para pregar”, etc.
- Conclua com oração, e peça para os alunos orarem por você, pois o inimigo tentará te envergonhar a fim de descredibilizar suas palavras.

Boa aula!

Marcos André – professor




6 comentários:

  1. Sou grato a Deus pela sua vida e disposição em faser esse trabalho de um valor encalculavel, que Deus lhe abençoi e te concedendo a cada dia mas inspiração do seu Santo Espirito.

    Francico sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Francisco, obrigado pelo reconhecimento e sei que você tem orado por mim e minha casa. Deus tem abençoado a obra e ela vai continuar. Que o Senhor abençoe tu e a tua casa.

      Excluir
  2. Que Deus te Abençoe cada dia mais!
    Utilizo muito desses seus esboços para dar aulas para os meus alunos e cada dia mais eles se aprofundam nos ensinamento da palavra de Deus. Por incrível que pareça tenho apenas 14 nos de idade, mas creio que não há idade para se falar da palavra de Deus.
    Que Deus te abençoe e que inspire cada dia mais para continuar nessa caminhada.
    Oro por Você e sua família.
    Que Deus te abençoe.

    Julio Sonieski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmão Julio, na tua idade eu soutava pipa, queria ter firmado meus passos na presença do Senhor naquela época. Com certeza se você continuar assim quando tiver a minha idade estará fazendo coisas grandiosas na obra de Deus. Cá entre nós, eu tenho 38 anos. Não conta pra ninguém. paz.

      Excluir
  3. Louvado seja o nome do nosso Deus, a Ele toda honra,glória,louvor e gratidão pela vida do amado irmão que produz belo suporte para esses maravilhosos estudos que muito nos ajudam em nossas lições dadas na EBD.Obrigado Senhor pela vida comprometida de servos fiéis em dias tão difíceis de banalização da ética cristã,cresceremos unidos pela palavra e direção do Espírito Santo que habita em nós.Amém

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.