INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da CPAD



AULA EM 26 DE MAIO DE 2013 - LIÇÃO 8
(Revista: CPAD)

Tema: “EDUCAÇÃO CRISTÃ, RESPONSABILIDADE DE TODOS”
  
Texto Áureo: Pv 22.6
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a) nesta lição orientará os pais a ensinarem seus filhos no caminho em que devem andar, esteja atento na lição e se prepare bem para a aula. 
- “terceirizando a educação”, delegando a terceiros, no caso às babás, escola, creches, etc.
- No mundo atual dificilmente um pai e uma mão conseguirão estar presentes em todo processo de educação dos filhos. Para isso o casal deve se adaptar a essa realidade.
__________________________________________
1. EDUCAÇÃO, A MISSÃO PRIORITÁRIA DOS PAIS
                                        
1. O que significa educar?
- “tem a função educadora”, a igreja não é somente um lugar de adoração, também é de ensino. Algumas igrejas deixam de lado esse ministério, que é o de ensinar, para se preocuparem com outras coisas.
- “guiados e orientados”, devemos buscar na Bíblia a forma mais correta de para a educação de nossos filhos.

2. Educação cristã.
- “valorizar o ensino”, essa deveria ser uma preocupação de todo o povo de Deus. Temos observados que as escolas dominicais e os cultos de estudos estão cada vez mais vazios.
- “investir na educação cristã”, às vezes encontramos igrejas que possui bons professores, mas investem muito pouco na área do ensino. Escolas Dominicais sem equipamento nem material.
- Investir na área do ensino é investir em crescimento da igreja local. Pois as pessoas que se converterem terão mais chances de permanecerem firmes, se estiverem aprendendo a Palavra de Deus.

3. A educação nas escolas.
- “sociedade permissiva”, onde certas condutas são permitidas, desde que não fira as pessoas dessas sociedade. Se permite atitudes que em outras épocas na eram permitidos, como aborto, homossexualismo, namoro depravado, incesto, fornicação, etc.
- “filosofia ateístas”, filosofias que não consideram a existência de Deus e seus valores.
- “pragmáticas”, que visa o realismo, a simplicidade e a praticidade das coisas.
- “currículo”, é o programa de matérias que a escola apresenta para o ano letivo. Nesses programas são previstas aulas de sexologia onde muitos jovens são orientados a manterem sexo seguro (mesmo sendo solteiros) com o uso de camisinha.  

2. A EDUCAÇÃO NO ANTIGO E EM O NOVO TESTAMENTO

          1. No Antigo Testamento.
            - “priorizassem a educação”, Deus orientou que os pais fizessem de suas casas o local do aprendizado. Deuteronômio 6.6-9.
- “aprenderiam a temê-lo”, dessa forma o temor do Senhor começava na infância no seio da família.
- “testemunhando do poder de Deus”, os pais devem para os filhos suas experiências com o Senhor dos exércitos, contando as histórias que já passaram, onde o Senhor foi engrandecido nas suas vidas.

2. Em o novo testamento.
- “sinagoga”, local para estudo da lei, foi idealizada por Esdras e funciona como um precursor da escola pública.
- “passava pela sinagoga”, naquele tempo o ensino das diversas ciências era vinculado ao ensino religioso. Foi um tempo em que a ciência e a religião eram amigas até chegarem os doutores materialistas e os sacerdotes fundamentalistas e destruírem essa amizade.
- “Paulo escreveu a Timóteo”, a preocupação de Paulo com as cartas a Timóteo e a Tito é para que eles permanecessem firmes após a sua partida, conduzindo o povo com o mesmo zelo que Paulo conduzia. Por isso Paulo oriente a Timóteo que ele continue meditando nas Escrituras.

3. Na atualidade.
- ... 
________________________________________
3. A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMÍLIA

1. Os filhos são herança do Senhor.
- “educação de qualidade”, se refere ao que a lição vem tratando até agora, a educação dentro da família, não está se referindo a escola particular ou bons cursos técnicos.
- “não seja negligente”, negligente é deixar de fazer algo deliberadamente, os pais devem se esforçar para ensinar seus filhos no caminho em que devem andar. Para isso os pais tem que se encher da Palavra de Deus, frequentando as aulas da EBD e os estudos.
- Os pais também devem impor que o nome do Senhor seja reverenciado em sua casa.

2. O ensino da Palavra de Deus.
- “por natureza”, os filhos tem uma forte tendência de seguir os exemplos dos pais, por isso se recomenda que os pais deem exemplo de servos de Deus dentro de casa.
- “culto doméstico”, o culto doméstico é uma forma de transformar a nossa casa em uma extensão da igreja. Dessa forma estaremos ambientando nossos filhos a um clima espiritual e pela observação eles estarão aprendendo a buscar a Deus.
- “meios de distração”, nesse tempo de pós-modernismo tem se produzido diversos tipos de entretenimentos, jogos, celulares, internet, redes sociais, etc.  

3. Leve seus filhos a igreja.
- “as crianças e os jovens”, ensine isso se concordar: uma criança até uns 11 anos de idade obedece por instinto, então nessa idade os pais devem levá-los para os cultos, ainda que não queiram.
- O pré-adolescente até os quinze anos, ainda devem ser ordenados, mas eles necessitarão de explicações para as ordens, para que não alimentem sentimento de aprisionamento.
- Os jovens acima dos quinze anos não devem ser obrigados a estarem na igreja, devem ser aconselhados e convidados pelos pais. Porém os pais devem estabelecer para esses jovens condições pra que eles usufruam de liberdade, por exemplo, poderá ir ao shopping se fizer a lição da EBD ou poderá acessar a internet em tal horário se ler um Salmo. Lembre-se que a leitura da Bíblia não pode ser castigo para punir os erros dos filhos.      
________________________________________
CONCLUSÃO
- “educar seus filhos”, entende-se que é educar nos caminhos do Senhor.
- “horrores desses últimos dias”, diante de tantos jovens viciados no álcool e nas drogas, a sociedade tem motivo de sobra para educar seus filhos na igreja.
- Professor(a), não deixe de ler algumas referências importantes, ainda que você não leia tudo, mas leia algumas. Não deixe que seu aluno vá para a EBD e não abra a sua Bíblia em nenhum momento.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.