INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 31 de maio de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 9 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel)

Tema: DIMENSÕES DA LIDERANÇA ESPIRITUAL
  
Texto Áureo:  Js 1.9
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você terá a oportunidade de ensinar sobre liderança, passe cada tópico como uma dica de liderança, diga aos seus alunos que eles devem se preparar para liderarem.
- “legislador”, ele recebe esse título por ter instituído várias leis.
- “influencia interpessoais”, interpessoais significa basicamente “entre pessoas”, quer dizer “a influencia do líder Moisés nos seus liderados”.
- “lideranças firmes e capazes”, muitos líderes tem deixado essa vocação e se tornaram chefes, mandam como se estivessem em uma empresa, cobrando coisas que ele mesmo não consegue fazer.
- “às demandas do Senhor”, aquilo que o Senhor requer de nós.
- Lembre aos alunos que os ensinamentos de lideranças que serão passados devem ser aplicados em todos os níveis da liderança cristã: líder da igreja, dos jovens, das irmãs, etc.
__________________________________________
1. DIMENSÃO ESPIRITUAL E ÉTICA

1.1. Uma questão de fé
- “estar a frente”, o líder é aquele que os liderados seguem os passos, por acreditarem que ele esteja com a razão e possui a direção correta.
- “influenciando as pessoas”, geralmente alguém que lidera tem um comportamento que cativa as pessoas, por isso elas buscam imitá-lo.
- “bem-comum”, é aquilo que beneficia o grupo, um líder sempre luta pelo grupo, se um líder deixa de buscar o melhor pro grupo e passa a ver o que é melhor para si, então ele terá que conseguir outros instrumentos para continuar a frente desse grupo. Assim tem sido muitos pastores que começaram bem, mas agora buscam aquilo que possa lhes atender.
- “conduzir eticamente”, conduzir respeitando a ética, a ética espiritual, não fugindo aos padrões da Palavra de Deus.

1.2. Liderança divina
- “atribuir ao Senhor o crédito”, na liderança espiritual é um erro gravíssimo assumir crédito das vitórias alcançadas, pois o Senhor pode requerer a qualquer momento o que é seu por direito. Muitos estão nos púlpitos dizendo que fazem e acontecem e Deus ainda não os removeu, pelo amor que tem ao seu povo, mas na hora certa o Senhor fará o seu mover.
- “quem os guiava”, Deus guiava o povo no deserto, o líder Moisés apenas conduzia-os a fazerem a vontade de Deus. Assim os líderes atuais devem conduzir as ovelhas do Senhor a obedecerem a Sua vontade.

1.3. O exemplo da liderança ética
- “zelo pelo povo”, o verdadeiro líder deve demonstrar esse zelo, lembrando que deve ser feito em todos os níveis, líder da igreja, dos jovens, das irmãs, etc.
- “que o sucedeu”, lembre que se Jesus não voltar na geração atual, será necessário que hajam líderes capazes no futuro e eles estão sentados hoje nas classes de crianças e pré-adolescentes.
________________________________________
2. DIMENSÃO PSICOSSOCIAL DA LIDERANÇA
- “grandes corporações”, são as empresas que vivem da produção e do lucro, elas contratam pessoas especializadas nessa área para ministrarem palestras a seus funcionários a fim de prepará-los para liderarem.
- “de Abraão a Jesus”, existem exemplos de liderança nos personagens da Bíblia, mas o maior de todos eles é Jesus liderando seus doze apóstolos. Jesus é hoje tido pelos profissionais na gestão de pessoas, como o maior líder que já existiu.
- “emocionalmente desgastante”, assim é para todo líder de verdade. Moisés chegou a perder o controle emocional  no caso de Meribá Números 20.11.

2.1. Congruência
- “permaneceram fiel”, congruência significa coerência, não mudar a forma, permanecer constante. Assim era Moisés, não ficava mudando de opinião e nem fraquejando diante de questões novas. Ensine que um líder não deve ser inconstante, um momento é um leão espiritual e em outro fica retraído em casa igual um gatinho. Esse é um sacrifício do líder, ele está a frente do povo no momento bom e no momento de fraqueza.
- “intimidade com Deus”, comente que Moisés falava com face a face Números 12.8, Ainda que não venhamos a ser como Moisés, mas devemos buscar a sua estatura, intimidade se consegue na oração e na leitura da Palavra.
- “dar preeminência à Palavra”, é dar a primazia, ou seja, colocar a Palavra de Deus a frente das questões como a palavra de resolução. Moisés primeiro consultava a Deus. Hoje nós temos a Bíblia e os líderes podem e devem consultá-la para tomar suas decisões, se Deus quiser dar uma resposta específica para seu líder Ele falará através de seus profetas.
- “aprovação divina”, relembre o caso de Saul em 1 Samuel 15.9 tentando agradar o povo, desagradou a Deus.
- “harmonia necessária”, é estar em acordo, sem conflitos, se referindo a crença, valores e comportamento do líder. Um líder não pode acreditar em uma coisa e valorizar outra, nem se dizer servo de Deus e se comportar como ímpio.
- “são humanos”, nessa parte exorte seus alunos a não tratarem o pastor ou dirigente como semideus, muitos ficam esperando grande coisas dos pastores, e quando essas coisas não acontecem ficam frustrados e muitos até saem da igreja.

2.2. Mansidão
- “sentido de humildade”, a mansidão tem semelhança com a humildade.
- “coversa de Moisés com Jetro”, a humildade e a mansidão de Moisés ficaram demonstradas quando ele seguiu os conselhos de Jetro, alguns líderes de nosso tempo, nem teriam parado para ouvir a Jetro por ser ele de outro povo.
- “grande respeito”, uma excelente qualidade que chama a atenção em um líder, o respeito. Tem faltado isso a alguns líderes mais jovens atualmente.
- Acrescente que a mansidão é uma qualidade que faz uma grande diferença, pois quando um líder mantém a calma nas situações adversas, ele consegue fazer com que os liderados mantenham a unidade e o controle da situação.

- Um grande benefício apontado no quadro da revista, é a descentralização das tarefas. Quando um líder é centralizador, ele assume a opinião de que somente ele é capaz. Assim ele se desgasta e o grupo não consegue cumprir suas atividades.  
_____________________________________
3. DIMENSÃO ESTRUTURAL E DINÂMICA
- Nenhum líder deve se isolar na liderança, ele deve sempre buscar auxílio, ajuda e conselhos, assim o grupo sairá ganhando e consequentemente o líder também.

3.1. Os setenta anciãos
- “dentre os anciãos”, eram os mais velhos das tribos, homens de experiência, Moisés não deveria escolher qualquer um.

3.2. Maturidade e idoneidade
- “maturidade”, é a qualidade de quem está maduro, aquele que adquiriu a experiência necessária para a obra de Deus.
- “honesto”, esse é o sinônimo de idôneo, ou seja, uma pessoa idônea é alguém honesto.

3.3. Dinâmica da liderança: poder espiritual
- “capacitação”, a capacitação vinda de Deus é a melhor ferramenta para liderar. Os líderes podem ter capacitações pessoais, mas devem pedir orientação a Deus para saberem aplicar na obra de Deus. E jamais devem receber os elogios como se por si próprio tivessem feito alguma coisa.
- “auxiliaram Moisés”, para esse auxílio não bastava somente os líderes terem capacidade humana, mas também precisarão dos dons espirituais e ministeriais.
________________________________________
CONCLUSÃO
- “precisamos ser humildes e mansos”, essas qualidades são essenciais para o líder receber outras. A descentralização da autoridade é um fator que contribui grandemente para o sucesso do grupo.
- Prepare seu resumo.
- Considere como grupo do líder espiritual, a igreja, um grupo de louvor, uma classe dominical, etc.

Boa aula!

Marcos André - professor


-->

7 comentários:

  1. Muito bom o seu blog, é sempre bom a gente ter um lugar onde podemos buscar apoio para aulas de Escola Dominical. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu irmão Alexandre, estou me esforçando para manter esse espaço, me inclui aí nas suas orações e ajude a divulgar nosso blog. Paz.

      Excluir
  2. A Paz do Senhor Jesus Pr. Marcos, gostaria de saber se há possibilidade da postagem da lição de número 10 da revista da Central Gospel "O Pentateuco", desde já agradeço pelas demais postadas tem sido uma benção para o aprendizado individual e em grupo de estudo.
    Gilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar colocar agora. Espera aí só um pouquinho. Paz.

      Excluir
  3. A paz do Senhor querido professor, é a irmã nice, pq as lições da central gospel sempre ficam por último? rsrs estamos aguardando a publicação, amamos vc professor, vc e seus esboços são bençãos prá nossas vidas, que DEUS te abençoando e te usando tremendamente!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmã Nice, eu posto de acordo com a procura e as visualizações, a revista mais procurada é a da Betel, depois a da CPAD e por fim a da Central, por isso ela é a ultima, mas estou me esforçando para publicá-la na quarta. paz de Deus, os últimos serão os primeiros. rsrs

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.