INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sábado, 28 de setembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 13
(Revista: Central Gospel)

Tema: A INTEGRIDADE DO CARÁTER CRISTÃO
  
Texto Áureo:  Romanos 6.18
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ensine o que fazer para mantermos ou recuperarmos essa integridade.
- “imagem e semelhança”, esclareça que ser imagem e semelhança de Deus não se refere a forma física, mas sim ao caráter de Deus, pois Deus não tem forma física, Ele é espírito. Mateus 4.24
- “forjar nosso caráter em Cristo”, é tornar o caráter igual ao que era no início imagem e semelhança de Deus.
__________________________________________
1. O AMOR
- “significado original”, o amor que a Bíblia expressa como sendo necessário aos filhos de Deus aparece em 1 Coríntios 13 é o amor Ágape. É o amor que não espera nada em troca ou recompensa.
- “banalização”, é o ato de tornar algo comum e sem importância.
- “não sustentam uma crise”, se refere às crises no casamento ou entre pais e filhos, o amor citado é o “eros” é a paixão, só o amor verdadeiro sustenta as crises.
- Se você concordar pode dizer que só no casamento se reúnem os quatro tipos de amor expresso no quadro desse tópico.

1.1. A grande proposta da fé cristã
- A proposta da fé é que busquemos e cresçamos nesse amor de Deus. No Antigo Testamento o amor de Deus era mais subentendido do que pregado ele estava implícito na lei, no cuidado de Deus com Seu povo. Mas em o Novo Testamento o amor está apresentado em forma de doutrina com sérias ordenanças a seu respeito.

1.2. A evidência externa do novo nascimento
- “desdobramentos da manifestação”, na verdade os três versículos mencionados em cada ponto fazem parte do mesmo contexto, que é a ordenança de João para a prática do amor na comunidade dos santos.
- “dar a vida pelos irmãos”, comparando com o que Cristo fez na cruz, claro que não se refere a fazê-lo literalmente, mas pelo contexto entendemos que significa ajudar os nossos irmãos com nossos recursos, propõe que a nossa vida seja para ajudar a vida dos nossos irmãos.
- “como pronto socorro”, o verso 17 se refere a ajuda material, pois como alguém pode dizer que ama os irmãos em Cristo e ver ele passando necessidade não estender a mão para auxiliá-lo materialmente.
- “autenticidade”, esse basta você ler o versículo 18 com a classe que todos saberão o sentido.

1.3. A maior das virtudes cardeais
- Cardeal significa principal, aqui se refere às três principais virtudes. Essas virtudes são chamadas assim por conduzirem o crente a Deus e das três a maior é o amor, é também a mais difícil de ser alcançada.

1.4. O cumprimento da lei
- Nesse tópico é mostrado como o ato de amar se constitui em cumprimento da lei, leia as referências. Jesus nos ensinou a sair do estereótipo do legalismo e começar a obedecer a Deus no mais interior de nós, no coração. Ele mostrou que tendo amor no coração estaríamos cumprindo toda a lei
_______________________________________
2. A JUSTIÇA
- “justificado por Cristo”, na obra da cruz Jesus faz justiça pagando o preço que era nosso. Assumiu uma cruz que estava preparado para outro (Barrabás) e sofreu a condenação que era de outros (nós), quem entende isso hoje e aceita está justificado por Ele.

2.1. A justiça do salvo
- “servos da justiça”, indica que há trabalho justo a ser feito, pois para os salvos a justiça não se aplica em ocasiões específicas e em algumas oportunidades apenas, para os salvos a justificação operada por Cristo produz justiça na vida diária de seus servos.

2.2. Atos comuns de justiça
- “coisas melhores”, é o todos esperam de nós, nas mínimas coisas somos observados e julgados, quase sempre injustamente.
- “que são considerados justos”, pelos crentes, são crentes que não foram transformados e não vivem o amor de Cristo no coração.

2.2.1. Abusos na família de Deus
- ....

2.2.2. Plágio
- “citação da referida fonte”, quando a fonte não é citada fica o entendimento de que o conteúdo é da pessoa que o publicou.

2.2.3. Pirataria
- Infelizmente a pirataria tem sido comum até mesmo com produtos cristãos. Existem crentes de ministério que vão para a feira de sua cidade e montam sua barraquinha e vendem seus produtos piratas sem nenhum constrangimento.
_______________________________________
3. A VERDADE
- ...
3.1. Firmados na verdade
- Ter a vida firmada na verdade é ter ela edificada sobre a Rocha. A contradição vem quando o crente mente em coisas simples, dessa forma ele estará em contradição, pois prega contra esse tipo de coisa e agora pratica aquilo que afirma ser errado.

3.2. Mentiras entre os salvos
- “pai da mentira”, não foi Deus quem inventou a mentira, foi o próprio Satanás.
- Não deixe de ler os textos e fazer suas colocações.
. ____________________________________
CONCLUSÃO
- Feche a lição relembrando o tema e conclua dizendo que dessa forma podemos recuperar ou manter a nossa integridade. 
- Ao final dessa lição faça um pequeno resumo do que foi ensinado em cada lição. É só uma sugestão.
- Apresente a próxima revista e convide os alunos a participarem.

Boa aula!

Marcos André – professor

2 comentários:

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.