INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio para a Lição 11 - Revista da Editora Betel


AULA EM 15 DE SETEMBRO DE 2013 – LIÇÃO 11
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “SIRVA A DEUS EM TODO O TEMPO E COM TODA A SUA FAMÍLIA”
  
Texto Áureo: Mateus 7.24
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você tratará de aspectos práticos, busque ilustrações praticas, histórias e casos que você conhece.
- “sugestões práticas”, são sugestões para se colocar em prática. Esse tipo de sugestões e comentários que geralmente tratam de coisas do dia-a-dia são muito interessantes e tendem a prender a atenção dos alunos.
- “nas lições anteriores”, aqui é só explicar aos alunos que nas lições anteriores foi passada a teoria dos princípios e métodos para o trato com a família e daqui até o final serão passados os aspectos práticos.
- “seguros e confiantes”, faltará apenas colocar em prática, pois não adianta aprender se não for colocar em prática na vida.
________________________________________
            1. CONSTRUA, REFORME OU RECONSTRUA SUA FAMÍLIA
- “crimes passionais”, crimes com motivação sentimental ou paixão.
- “sólidos fundamentos”, fundamentos são os alicerces de uma construção e representam as doutrinas bíblicas, esses alicerces devem ser construído em solo bem firme, que para nós é Jesus, a nossa rocha, dessa forma temos um alicerce doutrinário sólido construído sobre a Rocha que é Jesus.

            - CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, no início do tópico.

1.1. Transforme seu lar em uma escola
- “encargo direto”, é não repassar para ninguém essa tarefa, como alguns pais fazem deixando o ensinamento dos filhos somente na mão de creches e das escolas.
- “terceirizado a educação”, entregue nas mãos de terceiros.
- “às creches, às escolas”, ainda que os filhos fiquem em creches ou escola, quando os pais chegarem devem reservar um tempo para conversar com os filhos falar de Deus e da Palavra e até orar com eles.
- “tarefa de educar”, os pais tem essa grande incumbência e por isso existe a recomendação de que a casa do crente seja o local desse ensinamento. Em casa os pais devem ter o hábito de lerem a Palavra de Deus e comentarem sobre ela com seus filhos.

- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, no meio do tópico.

1.2. Transforme seu lar em um templo
- A casa do crente deve ser um pedacinho do céu, uma continuação da igreja onde os pais e os filhos possam se sentir na presença de Deus sempre.

1.3. Transforme seu lar em uma oficina
- “ser amparados”, nessa oficina o mecânico chefe é o Senhor Jesus e os auxiliares são todos os membros da família, nessa oficina uma ajuda a concertar o outro.
- “por conta das imperfeições”, dentro de uma casa deve haver tolerância, pois todos são imperfeitos.
- “infidelidades dele”, pode ser qualquer ato envolvendo outra pessoa, que fere a integridade do casamento. Toda infidelidade deve ser perdoada, mas nem sempre o casamento prossegue depois de uma infidelidade. Porém, nem todas as infidelidades são tão graves a ponto de acabar com a relação, mas todas podem ser classificadas como adultério.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, no final do tópico.
____________________________
2. AS PRINCIPAIS REGRAS PARA A ESCOLA DO LAR
- “mentalidade deste mundo”, é a forma de se pensar no mundo.
- “mais importante escola”, a família é classificada assim porque antes de os filhos irem para uma escola secular, eles devem aprender coisas básicas como educação em locais públicos, regras de convivência em grupo, respeito aos mais velhos, regras de segurança, etc. É fácil notar e uma sala de aula diversas crianças que não receberam nenhumas dessas noções em casa e o professor fica sofrendo em sala.

2.1. O lar deve ser fundamentado e desenvolvido sobre o amor bíblico
- “primeiro erro”, tudo na vida deve ser equilibrado e nada pode ser feito somente com a boa intenção, pois de boa intenção, o inferno e os presídios estão cheios, precisamos de método, não basta aos pais somente amar, eles precisam saber como amar.
- “primeiro e com maior intensidade”, o mandamento bíblico é que amemos o Senhor sobre todas as coisas, dessa forma estaremos amando da forma correta. É simples de entender, existem áreas na mente de nossos filhos que nós não conseguimos alcançar, então por mais que orientemos a eles, sempre estarão vulneráveis aos convites do mundo para o uso de álcool, drogas, pequenos furtos, depois grandes furto e enfim assaltos à mão armada. Somente o maior antropólogo que existe (Deus) pode influenciar a mente e o coração de nossos filhos para que eles rejeitem os convites do segundo maior antropólogo (Satanás).
- Antropólogo – é aquele que se ocupa do conhecimento do ser humano.

- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, no final do tópico.

2.2. No lar não pode haver lugar para o medo
- “bons costumes”, são as boas práticas, como a honestidade, a sinceridade, o repúdio à mentira.
- “bons sentimentos”, são sentimentos de amor ao próximo, de altruísmo, empatia, etc.
- “através da coação”, coação é o constrangimento pelas ameaças, onde o filho obedece por medo de ser castigado. Esse tipo de relação constrói falta de sinceridade nos filhos, pois eles somente obedecerão na presença dos pais e não na sua ausência e também deixarão de comunicar aos pais os problemas ocorridos, pois terão medo das reprimendas e dos castigos.
- “persuasão do Espírito Santo”, persuasão é o convencimento pelas palavras, raciocínio lógico ou simbólico. Dessa forma o Espírito haje diretamente no interior do ser humano convencendo-o a fazer o que é correto.

2.3. No lar deve haver liberdade celestial
- “podem se aproximar dos pais”,
- “potenciais e habilidades”, os filhos que são criados com esse tipo de liberdade tem mais chances de desenvolver o conhecimento e desinibição.
- “assumirem responsabilidade”, professor(a), ensine que desde muito novo os filhos devem ser exortado quanto à responsabilidade. A liberdade que os pais dão aos filhos devem vir acompanhada de responsabilidades. Ex: se o filho pede pra sair com amigos para o cinema então devem ser exortados do horário de estarem em casa.
____________________________________
3. CONDUZA SUA FAMÍLIA AOS SENHOR
- “vida cristã frutífera”, é aquela onde o servo de Deu produz algo para o Reino de Deus.
- “exigências educacionais”, devido ao mercado de trabalho competitivo acabamos exigindo demais dos filhos na parte profissional e esquecemos o lado espiritual.
- “desequilíbrio que estamos incorrendo”, é quando nos dedicamos apenas a um aspecto e esquecemos de outro. Existem crentes que oram muito, mas não lêem a bíblia, outros lêem muito a Palavra, mas oram muito pouco.

3.1. Cultuar em casa e frequentar os cultos e demais atividades da igreja
- “para irmos adquirindo”, se refere à mudança de caráter, que acontece aos poucos na vida do salvo, aos poucos vai ocorrendo a mudança de hábitos, linguajar e círculos de amizade.
- “construir o pátio”, o pátio era o primeiro contato do servo com a presença de Deus
- “pelas cortinas da adoração”, as paredes do tabernáculo eram de tecido que eles chamavam de cortina. Quer dizer que a nossa casa deve ser como um tabernáculo, que por ser um templo móvel pode ser comparado com a nossa família porque onde estiver nossa família ali está um templo do Senhor.

3.2. Conduzir seus filhos para mais perto de Deus
- “Lugar Santo...pátio íntimo”, era o lugar onde somente os sacerdotes poderiam chegar, por isso para se achegar a presença de Deus e ter intimidade com Ele é necessário assumir a condição de sacerdote do lar.
- “para perceberem”, a percepção do pecado é uma ferramenta para poder evitá-lo, e isso só é possível pela vigilância.
- “vislumbrando as riquezas espirituais”, significa tirar o foco das coisas desse mundo e focar as coisas do céu.

3.3. Consagre sua família a Deus
- “no entregamos a Ele”, isso é se submeter a vontade do Pai, se dedicando ao serviço de Sua obra.
- “Precisamos consagrar”, é necessário trabalhar na obra de Deus, pois muitas outras famílias precisam alcançar a salvação. É uma forma de egoísmo querer que Cristo entre em nossa casa e não cooperar para que Ele chegue à outras famílias também.
CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, no início do tópico.
___________________________
CONCLUSÃO
- “orar constantemente”, a prática da oração deve ser constante dentro de uma casa, para que os filhos se acostumem ao ambiente de oração.
- “usados com sabedoria”, tudo que sabemos fazer para conduzir nossa família à Deus deve ser feito com moderação e temor, pois os exageros podem colocar todo o trabalho a perder.

Boa aula!


Marcos André – professor
-->

3 comentários:

  1. "As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." Lamentações 3:22-23

    Que sua semana seja uma benção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebooooooo! Profeta. Parei um pouco de estudar só pra ler esse comentário e gostei muito.
      Paz.

      Excluir
  2. a paz do Senhor

    não consigo encontrar o esboço da lição Davi, lampada de Israel.

    obrigado .

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.