INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 1 da Revista da CPAD


AULA EM 06 DE OUTUBRO DE 2013 - LIÇÃO 1
(Revista: CPAD)

Tema: “O valor dos bons conselhos
  
Texto Áureo: Pv 1.7  
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição procure separar alguns provérbios e passagens para compartilhar com os alunos, pois muitos não sabem o valor espiritual e moral desses livros.
- não movem moinhos”, quer dizer que não adianta ficar se lembrando de coisas passadas, pois não voltarão mais.
- “tanto bate até que fura”, se refere a persistência da água, um elemento tão fraco vencendo a dureza das rochas pela persistência.
- pérolas”, metáfora que significa expressões conhecidas. Serve para demonstrar o valor dessas expressões.
- bons conselhos”, na Bíblia não existem somente mandamentos, temos também uma infinidades de conselhos e orientações.
__________________________________________
1. JÓIAS DA LITERATURA SAPIENCIAL
- “sapiencial”, relativo à sabedoria.

1. O livro de Provérbios.
- “principal autor”, outros autores de provérbios foram Agur e Lemuel.
- “compilados pelos homens”, quer dizer que foram acrescentados pelos homens de Ezequias e como Ezequias viveu quase trezentos anos depois de Salomão, então podemos concluir que o Livro que o livro de Provérbio foi concluído no tempo de Ezequias.
- “sabedoria divina.”, a sabedoria está um nível acima da inteligência, uma pessoa pode ser classificada como inteligente se ela souber usar suas faculdades mentais com harmonia e eficácia, mas quando essa pessoa consegue usar essa inteligência para beneficiar o grupo, ajudar os outros, se prevenir de problemas e ver coisas que outros não veem, então isso podemos chamar de sabedoria, mas se essa sabedoria for usada para se aproximar de Deus e influenciar os outros a fazerem o mesmo, discernindo a vontade do Senhor, então essa pessoa alcançou a sabedoria divina.  
- “Lemuel de Massá”, como esse rei não é mencionado da Bíblia tem-se a ideia de que Salomão teria utilizado um pseudônimo, ou seja, um nome fictício.
- Os provérbios desse livro possuem contextos curtos, por isso geralmente podem ser analisados isoladamente e geralmente são conselhos e orientações e não mandamentos.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, no meio do tópico.

2. O livro de Eclesiastes.
- “estilo diferente”, Eclesiastes foi escrito depois de provérbios e expressa uma sabedoria espiritual de quem está cansado do mundo e de suas vaidades. Alguns chegam a afirmar que o livro de Eclesiastes comprova que Salomão foi salvo, mas isso é algo que não se pode provar.
- “ceticismo”, descrença, falta de fé.
- “posta a serviço de interesses pessoais”, a sabedoria usada somente para interesses pessoais é chamada de sabedoria mundana, não podemos negar que existem sábios nesse mundo, mas que no final tem sua sabedoria no mesmo nível de ignorância mundana, pois não servem a Deus.
- O nome Eclesiastes significa “aquele que fala numa assembleia” ou “pregador”.
- CONTEM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2. No meio do tópico.
______________________________________________
2. A SABEDORIA DOS ANTIGOS

1. A inteligência dos sábios.
- “quem são esses sábios?”, geralmente os sábios nos períodos dos reis de Israel eram os anciãos que faziam parte do conselho real. Mas isso não é regra haviam muitos cabeças de famílias que eram sábios, mas quase em sua totalidade os sábios eram anciãos.
- Os sábios do período de Salomão eram, com certeza eram homens entendidos nas artes, na política, nas leis, nas histórias e possuíam grande capacidade dialética (arte do diálogo ou debate).   
- Há uma diferença fundamental entre os inteligentes e os sábios: os inteligentes são admirados, mas os sábios é que são ouvidos, os inteligentes são lembrados enquanto vivos, mas sábios serão sempre citados e referenciados.

2. A sabedoria de Salomão.
 - “Eugene Peterson”, escritor nascido em 1932 em Washington nos EUA, foi também pastor e poeta. Ainda é vivo e mora em Montana.
- “singularidade da sabedoria salomônica”, singularidade significa que ela é única. Salomão escreveu três livros: Provérbios, Eclesiastes e Cantares.
- “uma amostra de”, o comentarista cita uma série de áreas trabalhadas em Provérbios. Enquanto a inteligência diz respeito a situações específicas, a sabedoria abrange um leque de áreas que podem ser influenciadas pelo conhecimento.
- “nada, em nossa vida, precede a Deus”, preceder significa “vir antes”, quer dizer que nada em nossa vida vem antes de Deus, o Senhor tem o primeiro lugar em tudo. Mas isso é para os crentes verdadeiros.
_________________________________________
3. AS FONTES DA SABEDORIA

1. A sabedoria popular.
- “sabedoria do povo de Israel”, muitos dos provérbios faziam parte dos ditados populares da época. Salomão encontrou neles uma sabedoria que precisava ser reunida.
- “analisar as situações da vida”, Salomão adquiriu de Deus uma grande capacidade de observação das situações ao seu redor. Grande parte da sabedoria de Salomão vem dessa observação.
- Salomão é o maior representante da sabedoria popular.
- Ensine que o crente deve ser observador das situações ao seu redor, pois dessa forma ele adquirirá esse tipo de sabedoria, que poderá ser muito útil à evangelização do mundo.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3. No início do tópico.

2. A sabedoria divina.
- “fonte da sabedoria de Salomão”, na verdade Deus não encheu a cabeça de Salomão de conhecimento, mas ele deu Salomão a vontade de aprender, de pesquisar e de observar, podemos notar isso nas diversas passagens do livro de Provérbios, como esta:
Também vi esta sabedoria debaixo do sol, que para mim foi grande:Eclesiastes 9:13
- Esta sabedoria provem de Deus, mas não pode ser chamada de sabedoria divina, pois a sabedoria verdadeiramente divina é semelhante a de Daniel, que conhecia a vontade de Deus e tinha intimidade com ele.

4. O PROPÓSITO DA SABEDORIA

1. Valores éticos e morais.
 - Conhecer a sabedoria e a instrução”, vivemos em uma sociedade onde os jovens e adultos se dedicam a uma série de entretenimentos tecnológicos e virtuais, que a maioria das pessoas deixam de buscar a sabedoria e a instrução, nem sequer conseguem distingui-las em nada.
- “equidade”, se refere a imparcialidade no julgamento das situações.
- metáforas”, figura de estilo que estabelece a comparação entre elementos que transmitem ideias semelhantes.
- Os valores ensinados em Provérbios servem para a vida, existem pessoas que não são crentes, mas gostam da sabedoria expressada em Provérbios e adotam muitos dos seus ensinamentos.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, no meio do tópico.

2. Valores espirituais.
- “cronista sacro”, se refere à Salomão, cronista é aquele que escreve sobre assuntos do dia-a-dia e sacro se refere ao que é sagrado.
- “abaliza os valores”, abalizar é colocar balizas a fim de orientar o caminho.
- “moral social”, é a moral existente na sociedade, que atualmente tem sofrido e se distanciado de Deus.
- “tessitura”, é o conjunto de notas usadas em um instrumento capaz de serem usadas sem esforço. Aqui está se afirmando que Provérbios e Eclesiastes juntos formam um conjunto de ensinamentos para a vida.
- “adaptado à nossa realidade”, para entendermos bem qualquer texto da Bíblia precisamos aplicá-lo às situações do nosso cotidiano, Professor, neste trimestre tenha sempre ilustrações atuais para ajudar a instruir o povo.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, no final do tópico.
_______________________________________
CONCLUSÃO
- “fundamento de todo o saber”, fundamento é o alicerce, por isso para que o saber possa ser construído em alguém, é necessário que haja temor ao Senhor.
- “por ter muita informação ou inteligência”, não adianta ter muita informação na cabeça se não sabermos como usá-las.
- Elabore questões.
- Separe alguns provérbios e tente explicar para a sua turma.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.