sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 3 - Revista da Editora Betel


AULA EM 20 DE OUTUBRO DE 2013 – LIÇÃO 3
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “Davi, o verdadeiro gigante”
  
Texto Áureo: 1 Samuel 17.45
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição é bom você usar exemplos práticos e ilustrações, que podem ser histórias que você conhece, isso vai facilitar o aprendizado.
- “tão fitos no gigante, que nem se deram conta”, assim se encontram muitos irmãos na igreja, diante dos gigantes dessa vida muitos se escondem e se calam diante das suas afrontas, mas nessa lição aprendemos o que acontece quando um homem cheio do Espírito Santo encontra um desses gigantes.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, no inicio do tópico.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, no final do tópico.
_______________________________________
1. Conhecendo o pastor Davi
- “enfrentar Golias em nome do Senhor”, Davi achou um absurdo alguém insultar o exército de um Deus tão poderoso, isso mostra que ele tinha fé em tudo que ouviu acerca do Senhor dos Exércitos, enquanto os outros deixavam o medo lhes dominarem.
- “jamais seriamos capazes”, comente que para isso serve a unção que vem do Senhor, para fazermos coisas que normalmente não faríamos.
- “aparência nada significa”, as aparências enganam, a diferença está no coração. Muitas vezes os crentes são enganados por aparências.

1.1. Davi, um herói sem aparência.
- “menos Deus” , ninguém surpreende a Deus, pois o Senhor conhece a todos, por isso Ele escolhe.
- “Foi um dia comum”, Deus na verdade usa dias simples e coisas simples para fazer grandes líderes. Davi não se tornou herói quando matou Golias, ele já era um herói pelo fazia no dia a dia, ainda que ninguém soubesse, Deus já sabia.

1.2. Todo herói possui armas especiais
- “currículo obtido na solidão”, é a experiência conquistada quando ninguém estava vendo. A melhor hora para o Senhor nos avaliar é quando ninguém está vendo, pois nessas horas as pessoas tendem a serem mais verdadeiras.
- “vestes de guerra de Saul”, de acordo com a visão carnal de Saul, se alguém usasse a sua armadura teria mais chances contra o gigante. Assim vê aquele que tem pouca intimidade com Deus, acha que seus próprios recursos podem vencer a luta.
- “queremos inserir em nossas igrejas as revelações dadas a outras pessoas”, esse problema ocorreu com muitas igrejas no Brasil ao aparecer o movimento G12, pois muitas igrejas o adotaram e muitas delas tiveram seu ministério dividido. Esse movimento foi uma revelação dada ao pastor Cezar Castellanos na Colômbia em 1991 e acabou chegando ao Brasil na final daquela década, foi a armadura de Saul que não servia para nós aqui.

1.3. Cinco seixos do ribeiro
 - “com lentes naturais”, com os olhos carnais, pela ótica humana a batalha estaria perdida, existem situações em declaramos que já está perdida, mas se olhar pela ótica de Deus, veremos ainda que existe muita coisa para Deus fazer a nosso favor.
- “cinco seixos (pedras)”, Davi jamais saberia que usaria somente uma pedra, ele pegou cinco porque considerou a possibilidade de um combate.
- “ajoelha-se ou se curva”, interessante tipologia, pode-se acrescentar também essa: a munição era um objeto simples como uma pedra para que ficasse claro de quem foi a força..
- A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, no título do tópico.
__________________________________
2. O impressionante Golias

2.1. O aterrorizante Golias
- “Charles Swindoll”, pastor Evangélico, escritor, radialista e educador, nasceu no estado do Texas nos EUA em 1935 e ainda está vivo e em atividade eclesiástica, foi eleito uma dos mais influentes pregadores da atualidade.
- “pesava cerca de 80 a 90 quilos”, para fins de entendimento, podemos dizer que a armadura de Golias pesava aproximadamente um saco grande de cimento e dois botijões de gás.
- “penetrava cada vez mais no arraial”, a cada dia ele se achegava mais para dentro do arraial dos judeus.
- “eles vão se apossando”, isso acontece à medida que damos espaço, quando vamos nos afastando com medo e não reagimos.

2.2. Golias surge, Deus desaparece.
- “pregações melancólicas”, melancólico significa entediante ou triste, na verdade essas pregação são melancólicas para quem busca conteúda da Palavra, pois elas são até muito animadas e avivadas, mas a maioria carece de mensagem, ficam falando o tempo todo que hoje é o dia da vitória, que Deus vai exaltar e que o gigante vai cair por terra. 
- “nunca estamos prontos”, algumas pregações e músicas ensinam o povo a se conformarem com as dificuldades, não exortam as pessoas a tomarem atitudes como a de Davi.
Ex: esse trecho do louvor “Ressuscita-me”: remove a minha pedra,  me chama pelo nome...” da Aline Barros, essa parte do louvor está doutrinariamente errada, pois a cantora pede para Deus remover sua pedra, quando na verdade a ação deve ser nossa, pois isso é possível para nós fazer-mos.
- “se dizia a respeito a Golias”, provavelmente Golias já era um famoso guerreiro muito antes desse fato, pois Saul demonstra conhecer algo sobre ele.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, no título do tópico.

2.3. Enfrente seu Golias
- “que Deus preparou para nós”, talvez fosse o estágio para que Davi pudesse passar e se habilitar ao reinado. Todos os eventos na vida de Davi são pequenos estágios para que ele estivesse apto a avançar.
- “ao chegar onde ele está, o enfrentemos em seu nome”, a decisão, a iniciativa, a caminhada até o vale, a estratégia de apanhar a munição, a mira e o tiro, tudo partiu de Davi. Mas a força que fez a pedra ir como um tiro de arma de fogo veio de Deus.
.
____________________________________
3. Davi, o grande vencedor.
 - “Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel”, o “Exércitos” com “E” maiúsculo se refere aos exércitos de anjos de Deus ou exércitos de estrelas e planetas que há no universo. O “exércitos” com “e” minúsculo se refere ao exército dos guerreiros de Israel.

3.1. Davi venceu, porque vivia em outra dimensão.
- “resultado da visão que temos de Deus”, algumas pessoas veem Deus como aquele que somente abençoa, outros como o Deus somente bondoso, outros o veem como um Deus que destrói as pessoas, para esses a luta se torna extremamente difícil, porque eles tem uma visão pobre de Deus. Mas alguns o enxergam como o Senhor Todo Poderoso, o Senhor dos Exércitos diante dessa visão o crente consegue descansar em Deus.

3.2. Davi venceu, porque tomou uma atitude.
- “Davi tomou uma atitude”, Deus gosta de ver seus servos com atitudes, trabalhando, tendo iniciativa, buscando a melhora, buscando a perfeição, em toa a Bíblia Deus orienta seu povo a trabalhar, caminhar e lutar.
- Davi tomou a atitude e envolveu Deus ao dizer que iria em nome do Senhor,  assim devem proceder todos os servos de Deus.
- “para nada fazer”, algumas pessoas são vaidosas, querem ser cheios do Espírito Santo para manifestar os dons a fim de parecer muito espiritual aos irmãos, mas até isso é vaidade.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, no título do tópico.

3.3. A vitória de Davi estimulou um exército derrotado a lutar
- “que apenas uma pessoa acredite”, isso pode acontecer na nossa família, na escola, no local de trabalho, na vizinhança, etc. Com um crente fiel o Senhor anima os outros, pois todos verão a vitória e a capacidade de lutar e dessa forma se esforçarão também.
- Deus usou o exemplo de Davi para animar o povo de Israel e é assim que ele quer fazer hoje, que sejamos exemplos, pois um pequeno exemplo fala mais do que duas horas de pregação.   
___________________________
CONCLUSÃO
- “Toda grande vitória é seguida por etapas”, dessa forma Davi enfrentou o Leão e o Urso para chegar no gigante, enfrentou o gigante para chegar ao palácio, etc. Davi lutou também contra os inimigos do reino, contra o ciúme do rei, contra a vergonha do pecado, contra a rebeldia do filho, contra a dor da morte dos filhos, etc.
- Para fechar comente que precisamos aprender a entender as etapas que surgem em nossa vida, Deus nos capacitará a vencer cada uma delas.
- Faça o resumo e corrija o questionário.

Boa aula!


Marcos André – professor

Um comentário:

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.