INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 3 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2013 - LIÇÃO 3
(Revista: Central Gospel)

Tema: LUCAS, O MÉDICO AMADO
  
Texto Áureo:  Colossenses 4.14
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição fale desse escritor gentio que é autor de dois importantíssimos livros do Novo Testamento. Procure apresentá-lo como um exemplo a ser seguido.
- “todavia escolheu segui-lo”, essa é uma manifestação de fé, pois Lucas não precisou tocar nEle e nem andar com Ele para tomar sua decisão, infelizmente alguns crentes só tomam suas decisões depois do agir de Deus, mas a sabedoria está em recebê-lo sem a necessidade de ver milagres, isso é fé.
- “altruísta”, é o que pensa nos outros, o que ajuda os outros ou se preocupa com eles.
__________________________________________
1. LUCAS, O HOMEM
- “não fazem jus à importância”, quer dizer que essas passagens não passam a importância de Lucas para a história da Igreja. Alguém poderia ficar admirado de Lucas ter escrito dois livros do Novo Testamento e nunca ter mencionado seu nome neles, mas para nós sabendo que ele era homem de Deus entendemos o porquê.

1.1. Origens
- “prólogo ao seu Evangelho (160 d.C) ”, prólogo é uma introdução, algo que foi escrito em algum manuscrito de 160 d.C, para iniciar o Evangelho.
- “Acaia”, era uma antiga província romana onde ficava a cidade de Corinto, próxima a Macedônia.   

1.2. Conversão
- Alguns pregadores chegam a afirmar que Lucas se converteu em alguma pregação do apóstolo Paulo, mas essa é uma afirmação sem cabimento.

1.3. Profissão e vocação
- “se deleitava em fazer Cristo conhecido”, Lucas se empenhava em pesquisar e levantar dados sobre as informações que eles já possuíam sobre Jesus, por isso o seu Evangelho é tão rico.

1.3.1. Médico
- “médico amado”, é o único colaborador que Paulo menciona a profissão. Talvez pela importância que a sua profissão teve no ministério de Paulo.
- Lucas usava seus talentos para o serviço da obra de Deus, diferente de muitos hoje que usa os talentos que Deus deu para enriquecimento próprio.

1.3.2. Historiador
- Entendemos que Lucas pesquisou antes de escrever por essa passagem, veja a parte sublinhada:
“Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,
Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;”
Lucas 1:1-3
- Lucas iniciou suas atividades na igreja de Jerusalém juntamente com os primeiros convertidos, porém o primeiro trabalho não foi o livro de Atos, mas o evangelho de Jesus.
_______________________________________
2. LUCAS, O MISSIONÁRIO
- Lucas acompanhava Paulo nas viagens, registrando os momentos mais importantes conforme a orientação do Espírito Santo.

2.1. O itinerário
- “Trôade”, cidade costeira, que muitos comerciantes usavam como rota para atravessar de navio para a Europa onde havia uma outra região importantíssima chamada Macedônia, na cidade de Trôade Paulo teve uma visão de noite Atos 16.19 e resolveu passar para a Europa com objetivo de chegar a Macedônia.

2.1.2. Percalços
- “presos em Filipos”, indo em direção à Macedônia eles chegam na primeira cidade, Filipos onde Paulo e Silas foram presos mas foram libertos pelo terremoto de Deus e ganharam o carcereiro e sua família para o Senhor. LINDO! Tudo isso está relatado nas referências da revista, recomendo que ao(a) amado(a) professor(a) leia essas referências antes da aula.

2.1.3. Segundo registro
- “Malta”, uma pequena ilha do mar Mediterrâneo, essa última sequência de cidades, fazem parte dessa viagem missionária, onde Paulo está preso viajando sob escolta em direção a Roma, ocasião em que ocorre o naufrágio e todos vão parar nessa ilha, Lucas como todo missionário daquela época sofre o naufrágio juntamente com Paulo. Não era para ser uma viagem missionária mas Deus providenciou uma tempestade possibilitando a pregação do evangelho para a tripulação do navio, para o centurião Julio e para os nativos da ilha de Malta DEUS NOS SURPREENDE. Essa bela história está em Atos 27.  
_______________________________________
3. LUCAS, O ESCRITOR

3.1. Obras literárias
- “uma sequência no Novo Testamento”, o livro de Atos é como uma continuação do Evangelho de Lucas.

3.1.1. Evidências bíblicas e históricas
- “o prefácio”, é um texto de abertura antes de entrara no assunto principal do livro. É interessante os alunos lerem esses prefácios. O prefácio de Lucas está em Lucas 1.1-4 e o de Atos está em Atos 1.1.
- “Teófilo”, é a pessoa a quem foi endereçada os dois livros, porém o nome Teófilo significa em grego “amigo de Deus”, por isso é provável que Lucas estivesse se dirigindo aos que desejam serem amigos de Deus e não especificamente à alguém chamado Teófilo. Mas isso é só uma teoria, pois o nome próprio Teófilo era usado por muitas pessoas naquela época.

3.3. O Evangelho
- “sinóticos”, se referem aos três evangelhos de estruturas semelhantes Mateus, Marcos e Lucas. Desses três Marcos foi escrito primeiro e contém mais registros de Milagres, Lucas é o mais completo e Mateus é o mais doutrinário.

3.1.3. O livro de Atos
- “o ide de Jesus não apenas une”, o formato do ide de Jesus presente nos dois livros são muito semelhantes e ambos contém a promessa da descida do Espírito Santo.
- “as bases que conduzirão”, se refere a ordem de anunciar em uma região de cada vez começando por Jerusalém.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “aposto”, é um termo colocado em destaque, para explicar melhor o outro.
Quer dizer que Lucas tem posição de destaque no rol dos escritores sagrados da Bíblia.
- “o Evangelho é universal”, se separarmos a mensagem do Evangelho dos rituais judaicos, então ele pode ser assimilado e praticado por todos em todo o mundo. Lembro só de curiosidade, que a palavra grega para universal é "católico". 

Boa aula!


Marcos André – professor

4 comentários:

  1. usei seu esboço na escola biblica sobre lucas o medico amado e foi um sucesso.Estou triste porque aao que me parece o pastor não vaai mais comentar a revista da central gospel?por favor não faça isso conosco.a paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. fica tranquilo vou continuar comentando. paz.

      Excluir
  2. Amado pastor, por favor, preciso das proximas lições dessa revista, Deus tem te usado poderosamente para nos ajudar.. Por favor, em minha igreja estamos na lição 3 hoje, por favor faça o resto, para nós. Deus lhe abençoe!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica difícil pra mim abençoado, pois estou trabalhando com três revistas da EBD e essa já passou, desculpe varão.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.