quinta-feira, 24 de outubro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 4 - Revista da Editora Betel


AULA EM 27 DE OUTUBRO DE 2013 – LIÇÃO 4
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “Davi e Jônatas, amigos para sempre”
  
Texto Áureo: Provérbios 17.17
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição use o seu coração e as suas experiência com amigos para ministrar.
- “lição de amor para os nossos dias”, atualmente o amor está ficando cada vez mais raro, as amizades tem se desenvolvido cada vez mais no meio virtual, onde os amigos se formam sem intimidade, onde geralmente existe um interesse escondido.
_______________________________________
1. A amizade de Davi e Jônatas
- “contexto social”, se refere ao ambiente da sociedade da época. Já era sabido que Saul seria destronado e que Davi assumiria o trono, e sendo Jônatas o herdeiro ao trono, não viu em Davi um concorrente, muitos jamais teriam ajudado a Davi nessa situação.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, na referência do tópico.

1.1. Uma amizade surpreendente
- “diferença de classes sociais”, essa diferença sempre afastou as pessoas uma das outras. É uma forma de “apartheid” social.
- “maior honra que um ser humano pode conceder a outro”, é louvável e atitude de vencer a diferença de classes. O que tem acontecido na prática é que pessoas de classes mais elevadas até ignoram a presença e a existência dos outros.
- Essas diferenças são manifestas dentro de muitas igrejas em ocasiões em membros ostentam roupas de marca evidenciando a diferença de classes. Tem cultos que parecem desfiles de modas.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, no início e subentendido no tópico.

1.2. Jônatas sempre foi capaz de renunciar a si mesmo
- “quando o sol está brilhando em nossas vidas”, se refere aos amigos que só nos procuram para diversão e entretenimento ou quando precisam de nós, mas quando precisamos deles eles desaparecem.
- Jônatas se assustaria em saber como está o mundo hoje.
- Em provérbio 18.24 aprendemos até onde pode chegar a qualidade de um amigo de verdade.

1.3. Jônatas era uma fonte de encorajamento
 - “pessoa que aparece quando tudo está péssimo”, tem uma frase entre os cidadãos do mundo que diz: O verdadeiro amigo chega em nossa vida no momento em que todos estão saindo.
- nossas ocupações e afazeres nos impedem”, professor(a) pode ter certeza que nesse momento existe um aluno ou vários que estão passando nessa situação.
- “apenas de uma palavra de ânimo”, na verdade alguns amigos já se animarão somente em ver você na porta de suas casas.
- A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no meio do tópico.
__________________________________
2. O que Davi encontrou em Jônatas
- “quando ele é ungido”, na ocasião em que Davi foi ungido se percebeu que ele não tinha muito aconchego familiar, pois com uma visita tão importante em casa ele foi enviado para o campo para apascentar o rebanho e se já estava no campo, não foi convidado. 

2.1. O Davi encontrou em Jônatas a liberdade de ser ele mesmo
- “quando estava no Getsêmani”, nessa ocasião Jesus estava em solidão, sabendo o que o esperava, estava em angustia. Como o exemplo de Davi e de Jesus, hoje muitos irmãos estão passando pelos mesmos problemas, e muitos que não encontram um ombro amigo dentro da igreja, acabam se afastando da fé.

2.2. Davi encontrou em Jônatas o que nunca encontrara em casa
- “pois ali era alguém”, ao que parece foi em companhia daquelas ovelhas que Davi compôs uma grande quantidade dos seus Salmos.
- “ele não comemorou com seus irmãos”, na verdade não tem como saber disso, pois a Bíblia mostra, é apenas uma suposição. Isso se deduz por Davi não ter muito o apoio de seus irmãos.
- “não era uma pessoa completa”, o problema de Jônatas estava na família e também muitos crentes hoje estão passando por isso. Comente com os alunos, se alguém tem um amigo na igreja, dê a ele a atenção necessária, até mesmo para ele não encontrar no mundo.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, expresso no final do tópico.

2.3. Davi encontrou em Jônatas mais que o amor das mulheres
- “Para os hereges, que deturpam tal amizade”, se refere aos movimentos gays que afirmam que Davi era homossexual e tinha uma caso com Jônatas. “Herege” é aquele que deturpa o entendimento do texto, dando um outro sentido que melhor lhe agradar.
- “Esses infelizes jamais souberam o que significa uma amizade verdadeira”, segundo alguns especialistas, a maioria dos homossexuais são pessoas que tiveram a falta de um relacionamento afetivo, como o amor de pai, mãe, irmão, ou até mesmo uma amizade.
- Analisando a vida de Davi percebemos que ele não teve uma companheira que estivesse ao seu lado como uma verdadeira amiga.
____________________________________
3. Amizade, um presente dado por Deus
- “conquistava as pessoas”, algumas pessoas conseguem fazer amizades mais rápido do que outras, devido a qualidade que Davi tinha: “gentil presença”.
- “seus novos amigos o seguiram”, se refere aos homens que formaram o primeiro exército de Davi. Tem uma lição interessante aqui: é na hora da aflição que vemos os verdadeiros amigos. Esses homens apareceram no memento de grande aflição de Davi, e seguiram com ele por todo o seu reinado, lutaram por ele e deram a vido por ele.

3.1. Os verdadeiros amigos nascem nos momentos de angústia
- “Tecelão Mestre”, tecelão assim eram conhecidos os costureiros daquela época, e esse “Tecelão Mestre”, de Max Lucado se refere à Deus.
- “Max Lucado”, escritor e pastor evangélico norte-americano que já publicou mais de setenta livros. Nascido em 1955 no Texas, EUA, onde mora atualmente.
- “o outro percebe. Amigos sentem quando não estamos bem”, por isso é tão importante que se cultive amizades na igreja, quando estivermos mal, antes que alguém perceba, o amigo perceberá, ter amigos mais chegados não é acepção de pessoas.
- As duas perguntas que estão nesse tópico são muito importante, faça-as diretamente aos alunos e deixe que cada um responda para si mesmo.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no título do tópico.
3.2. Os amigos são como luzeiros para nossa escuridão
- “F. B. Meyer”, Frederic Brotherton Meyer foi pastor, pregador, autor de numerosos livros e um grande professor das Escrituras. Viveu na Inglaterra de 1847 a 1929. Era pastor da igreja Batista.
- “previsão da futura grandeza de Davi”, pode-se que Jônatas era um homem de visão espiritual por reconhecer que Davi era o escolhido por Deus para o trono e pelo voto que ele faz com Davi. 1 Samuel 20.14-16 Dessa forma se firmou a aliança entre Davi e Jônatas para que Davi ao assentar no trono, que usasse de benevolência com a casa de Jônatas, por isso Davi honrou a Mefibosete em 2 Samuel 9.1-6
- “ver Davi coroado e exaltado do que ele próprio”, não somente pela amizade, mas também pelo bom senso de um valoroso benjamita. Jônatas reconheceu a qualidade de Davi e como o Senhor era com ele.

3.3. A O amor de Jônatas por Davi é comparado ao amor de Deus por nós
- “comparado ao amor de Deus”, o amor de Deus é denominado em grego como “ágape” é o amor perfeito, que se doa pelo outro.
- “efetivamente, coroa o jovem Davi”, com esse gesto Jônatas deixa claro sua renúncia ao trono em prol de Davi.
- “filho daquele a quem era seu inimigo. Essa é a nossa história”, a comparação é essa: nós éramos inimigos de Deus, devido ao pecado, mas o Filho nos ajudou a escapar da ira do Senhor.
___________________________
CONCLUSÃO
- “amigo e confidente”, confidente é aquele a quem podemos confidenciar nossos segredos. O desabafar tem um efeito muito benéfico para a saúde.
- “que não quer nada”, é extremamente ruim a pessoa descobrir que uma pessoa está mantendo uma amizade conosco por interesse em algo temos o que podemos proporcionar.
- Você pode fechar com essas palavras de nosso amigo: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer." João 15.15.
- Faça o resumo e corrija o questionário.

Boa aula!


Marcos André – professor

2 comentários:

  1. paz do senhor pastor, MARCOS ANDRÉ ja estava com saudade de ler as lições qui coloca aqui pra nos qui DEUS continua vos abençoando cada dia mais e mais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amem amado fique a vontade, estarei atualizando periodicamente o blog. Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.