quarta-feira, 2 de outubro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio para a Lição 1 da Revista da Editora Betel - 4º Trimestre


AULA EM 06 DE OUTUBRO DE 2013 – LIÇÃO 1
(Revista: EDITORA BETEL)

Tema: “Davi, um homem segundo o coração de Deus”
  
Texto Áureo: 1 Samuel 13.14
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição comece cumprimentando os alunos pelo início de mais um trimestre, e apresente a revista para que eles saibam o que virá pela frente e se interessem.
- “segundo o coração de Deus”, se refere ser a ter os mesmos propósitos e intenções do coração de Deus, valorizando as mesmas coisas que o Senhor valoriza.
- “tê-lO em primeiro lugar”, essa era uma das características que tornaram Davi segundo o coração de Deus. Atualmente muitos irmãos até dizem que Deus está em primeiro lugar, mas na prática, quando a situação fica estreita, não buscam de Deus uma solução, vão ao deputado, ao vereador, ao empresário, ou quando precisam tomar decisão, não vão para o joelho falar ao Senhor, primeiro falam com o amigo, com o conselheiro!
_______________________________________
            1. Davi, um homem segundo o coração de Deus
- “a Bíblia o descreve”, a Bíblia é um livro de Deus e o Senhor não encobre nada, apesar de ser segundo o coração de Deus, os seus erros foram registrados, assim como Moisés ferindo a rocha em um momento de raiva Números 20.11.
- “que se humilham”, esta é a maior lição que a Bíblia passa aos servos de Deus, mostrando que foram homens capazes de se humilhar reconhecendo os seus erros e pedindo perdão. Pergunte a classe se eles acham que esses exemplos estão sendo seguidos atualmente nas igrejas?
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, no final do tópico.

1.1. Davi, um ninguém que ninguém notou
- “eles existem, mas surgem”, quer dizer que estão a nossa volta, são pessoas simples, aí mesmo no meio da tua classe deve haver alguns heróis, mas só serão conhecidos no momento certo.
- “Saul é o escolhido, é ungido, mas fracassa”, Saul foi escolhido segundo o critério do povo, embora tenha sido Deus que escolheu, Ele escolheu um homem que atendesse ao que o povo requisitava, por isso deu errado.
- “observa suas qualidades”, com Davi o Senhor escolheu alguém que atendesse aos requisitos dEle para que o reino fosse beneficiado.
- “nem pela consagração passou”, Davi não foi nem convidado a ser santificado pelo profeta e participar do sacrifício, e nem a sua existência foi comunicada a Samuel. Às vezes só Deus é que se lembra de nós.

1.2. Levanta-te e unge o, porque é este mesmo (ISm 16.12).
- “o Senhor pode nos dizer: “unge que é este mesmo”, o comentarista se refere ao fato de existirem poucas pessoas que sejam segundo o coração de Deus.
- “nem sempre escolhe indivíduos brilhantes”, talvez o último da Bíblia tenha sido Paulo, mas se constitui numa exceção, pois geralmente o Senhor escolhe o menor e menos visto.
- “mesmo o anônimo”, se refere aos irmãos que são fieis, mas não estão no foco, não estão aparecendo, como os sete mil que não se dobraram diante de baal na ocasião em que Elias entrou na caverna.

1.3. Davi, um homem segundo o coração de Deus
- “invulnerável”, que não pode ser atingido, protegido.
- “povo de Israel havia escolhido”, como falamos anteriormente eles pediram, mas foi Deus quem escolheu Saul segundo o coração do povo, por isso foi um fracasso. Até hoje o povo não sabe escolher seus governantes.
- “único rei de Israel que jamais foi idólatra”, talvez seja equivocado dizer que Davi tenha sido o único rei de Israel que nunca foi idólatra, pois não há registro de idolatria do rei Ezequias.
- “conduziu a nação a adorar”, um exemplo do incentivo que Davi deu ao seu povo no que se refere à adoração foi o ato de levar a Arca do Concerto para dentro de Jerusalém em cortejo festivo no qual ele mesmo dançou diante de todo o povo. 2 Samuel 6.12-15
- Professor(a), um excelente aprendizado aqui é que as nossas escolhas devem ser submetidas à aprovação do Senhor, pois somente o Senhor conhece a nossa real necessidade e enxerga mais à frente.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, no meio do tópico.
__________________________________
2.  Davi, um homem de integridade
- “quando não há alguém olhando”, quando o ser humano está na presença de outros, ele tende a agir conforme o meio, mas quando ele está só ele se comporta de forma natural. Muitos enganam na presença do pastor e da igreja, mas quando estão longe mostram quem verdadeiramente são.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, no final desse tópico.

2.1. Davi, um homem íntegro
- “O que vive com integridade”, essa resposta deve colocar todo crente para pensar sobre sua vida cristã.
- “mas a quero sem cera”, dessa história surgiu o termo “sincero” que é a junção das palavras “sin+cera”.
- “sol da justiça começar a aquecer”, pode ser comparado ao ato de Deus começar a fazer justiça na Sua casa.
- “não estar comprometido”, estar comprometido é estar agindo diretamente no erro. Quando o sol da justiça operar aqueles que estiverem comprometidos serão queimados por ele.

2.2. Davi, um homem forjado na solidão
- “estágios probatórios”, a vida é uma excelente escola, mas apenas alguns sabem estudar nela, muitos se rendem aos obstáculos que ela impõe e não prossegue a diante, mas Davi se apegou a Deus e com essa atitude ele pode seguir até a posição que Deus o designou.
- “Deus usa a obscuridade”, se refere ao anonimato em que a pessoa vive até chegar o momento de entrar no cenário.
- “transformar meninos em grandes homens”, nesse momento de obscuridade é que ocorrem provações, humilhações e muitas outras adversidades que fazem as pessoas melhorarem, elas passam a orar mais, a ler mais a Palavra de Deus e aprendem a serem humildes. Um bom caso para ilustrar isso é a história de Moisés que para fazer a obra de Deus o Senhor o tirou do palácio Êxodo 11.3 de Faraó e o fez ir ao deserto para aprender a mansidão e humildade. Números 12.3
- “cuidando do pouco”, antes de alguém assumir coisas grandes na obra de Deus o Senhor o instrui nas coisas pequenas. José, antes de administrar o Egito teve que aprender a administrar uma casa e uma cadeia.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, em todo tópico.

2.3. Davi, um herói secreto
- “quando não estamos sendo observados por ninguém”, se alguém consegue ser fiel quando ninguém está olhando, então será sempre fiel. Outro exemplo para isso é o caso dos jovens em Babilônia Daniel 1 e 2 que mesmo estando longe dos olhos de seus pais e seus líderes, se mantiveram fieis ao Senhor.
- “verdadeiro gigante, com certeza, não era Golias.”, quase não entendi isso! Que tal perguntar à classe quem era o verdadeiro gigante? Vê se eles vão matar rápido a resposta certa.
E você? Já sabe? A resposta é que o verdadeiro gigante era Davi, por ser capaz de enfrentar um leão e um urso, pois já que ninguém estava olhando ele podia ter fugido e deixado uma simples ovelhinha morrer.
____________________________________
3. Davi, um homem escolhido por Deus
- “mas como seremos amanhã”, Deus sabe de todas as coisas conhece o presente e o futuro. Infelizmente alguns irmãos não sabem disso e se entristecem quando fazem um serviço na igreja e não são lembrados pelo pastor ou pelos irmãos.

3.1. Um rei preocupado com o pasto
- “o comandante de um grande exército, e o rei de sua nação”, note que ninguém chega ao topo de uma hora para outra, existe uma trajetória, não se deve pular etapas nessa caminhada.
- “voltou para o pasto”, ele voltou para sua tarefa, não se precipitou, mas deixou tudo nas mãos de Deus, se foi Deus quem ungiu, então Ele garantirá.

3.2. Um rei com coração de pastor
- “tratamento diferenciado”, a forma como o irmão de Davi o responde, mostra que ele não tinha o reconhecimento dos irmãos e provavelmente eles deviam ter inveja dele. 1 Samuel 17.28
- “pastores com o coração de rei”, alguns pastores de hoje se acham os donos do rebanho. Alguns tentam interferir até na decisão de voto dos membros, outros tentam controlar a relação íntima dos casais. O pastor deve zelar pela vida espiritual dos membros, ensinando dentro da Palavra.
- “espírito atormentador”, pode ter sido um anjo do Senhor ou até mesmo um demônio que teve permissão de Deus para atuar oprimindo o rei. Para os judeus todas as ações eram de Deus, ainda que Satanás tenha operado ele não levava crédito algum. Jó afirmava que foi Deus quem tirou os seus bens.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, no meio do tópico.

3.3. Esteja pronto a ouvir a voz de Deus
- “estranhas e simples”, Deus faz isso para confundir os adversários do seu povo, assim como Ele fez o povo retornar no deserto e parar em frente ao mar vermelho para que faraó pensasse que eles estavam perdidos Êxodo 14.1-3
- E quando Deus tarda na solução é para fazer o milagre ficar maior ainda. Em João 11 Jesus podia ter ida a Betânia assim que foi-lhe anunciado da enfermidade de Lázaro, mas dessa forma Ele curaria somente um enfermo, porém Ele demorou de propósito e ressuscitou um morto.
- “Deus sempre sabe o que faz”, o ser humano precisa adquirir mais confiança em Deus e isso só se consegue na caminhada, na Palavra, na oração e nas experiências com o Senhor.
___________________________
CONCLUSÃO
- “Deus está observando”, enfatize isso aos seus alunos essa verdade que muitos tentam evitar e praticam pecado quando ninguém está olhando, quando estão na madrugada na internet ou na TV, ou em viagem a outra cidade, ou na escola, ou com o(a) namorado(a), ou ainda no oculto dos pensamentos.
- Elabore perguntas para fazer durante a aula.
- Faça o resumo e corrija o questionário.

Boa aula!


Marcos André – professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.