sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e subsídio para a Lição 2 - Revista da CPAD


AULA EM 13 DE OUTUBRO DE 2013 - LIÇÃO 2
(Revista: CPAD)

Tema: “Advertências contra o adultério
  
Texto Áureo: Pv 1.7  
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta fale contra o adultério e suas ciladas, admoeste os seus alunos a serem vigilantes e prudentes, para ouvirem os conselhos de sabedoria.
- “estatísticas demonstram essa triste realidade”, estatísticas são parâmetros estabelecidos a partir dos casos conhecidos, segundo os dados estatísticos, as redes sociais tem sido o local de origem da maioria dos casos de divórcios nos Estados Unidos.
- “consequências nefastas para a sociedade”, se refere a grande quantidade de filhos de pais separados que tem forte tendência de se tornarem viciados ou marginais, claro que isso não é regra.
- “efeito de tais males”, tanto a igreja quanto a sociedade em geral é constituída de famílias e quando uma família é desfeita toda a obra de Deus é afetada.
- “sexualidade é algo intrínseco”, intrínseco significa: que faz parte, que está na essência.
- “limite bem preciso”, quer dizer que a Bíblia define com precisão as regras para o casamento, bem como o que é infidelidade, onde ela surge e como ela começa.
__________________________________________
1. CONSELHOS SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA

1. Uma dádiva divina.
- “para falar sobre o sexo”, essa foi a área mais frágil na vida de Salomão, segundo a própria Bíblia ele teve setecentas mulheres e trezentas 1 Reis 11.3, com certeza tinha experiência nessa área para dar bons conselhos.
- “uma dádiva do Criador”, atualmente o mundo perverteu demais o conceito de sexo, de forma que ele vem associado a tudo que é impuro. A difusão televisiva e a internet fazem ampla divulgação dessa forma de ver o sexo. Existe uma quantidade muito grande de conteúdo erótico ou sensual sendo produzido por esses meios de comunicação.
- “sexo algo mau ou maligno”, durante muito tempo nas igrejas, o sexo foi visto como algo extremamente perverso. Mas atualmente o assunto já pode ser discutido abertamente em pregações, seminários e palestras.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, no meio do tópico.

2. Uma predisposição humana.
- “aja em conformidade com estes”, lembre que os conselhos não são mandamentos, mas podem evitar muita dor de cabeça e decepção.
- “nos parâmetros estabelecidos”, se refere ao limite para se desfrutar da sexualidade. Infelizmente existe essa predisposição humana que tem sido uma grande ferramenta para Satanás tentar os homens e mulheres de Deus, muitos são os que perderam seus ministérios. Convide os alunos a estarem vigilantes quanto a isso.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1. No meio do tópico.
_____________________________________________
2. AS CAUSAS DA INFIDELIDADE

1. Concupiscência.
- “concupiscência”, desejo exagerado da carne. Não é pecado sentir qualquer desejo carnal, mas se deixarmos a carne falar mais alto em nós, então esse desejo se tornará numa concupiscência e nos vencerá.
- “não responsabiliza o anjo caído pelo fracasso”, de fato as acusações contra o Diabo tem se tornado o escape para muita gente, a pessoa assume uma posição de fraca e reporta ao inimigo a culpa que é dela.
- “cobices no teu coração”, esse conselho é iniciado pelo estágio fina, “cobiçar no coração”, mas depois o sábio fala por onde entrou, veja: “nem te prendas com os seus olhos”  entrou pela visão!
- A concupiscência inicia quando aquilo que entrou pela visão se instala em nossa mente e então passa a encher o nosso coração. Professor(a), você pode recomendar essa referência: Filipenses 4.8  
- CONTEM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2. No início do tópico.

2. Carências.
 - “algo prazeroso, assim como o é beber água!”, professor(a) essa interpretação está muito alegórica, eu duvido muito que o autor tenha se referido a isso quando escreveu sobre “beber água”.
- Por outro lado, o comentarista está levantando um problema importante a ser observado. Como diz o irmão Mendes, o fato de faltar prazer na relação conjugal não justifica nunca o adultério, e está corretíssimo. Mas uma forma de ajudar a prevenir isso, além da oração e vigilância é o que recomenda o apóstolo Paulo nessa passagem:
“Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” 1 Coríntios 7:5
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3. No meio do tópico.
_________________________________________
3. AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE

1. Perda da comunhão familiar.
- “desonra da família”, existem muitos motivos para falarmos contra o adultério, e um deles é esse: as consequências na vida do conjugue pode ser incalculável, essa pessoa se sentirá envergonhada onde tiver, não conseguirá ficar na mesma igreja onde congrega com o conjugue. Muitos são os casos de afastamento da presença do Senhor da pessoa traída e dos filhos.
- “consequências ficam”, essas consequências podem ser: perda de confiança, separação, processo de pensão judicial, alguns móveis quebrados, etc.   
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, no início do tópico.

2. Perda da comunhão com Deus.
- “que os adúlteros ficarão de fora”, por isso entendemos que o termo “ali estão os mortos”, se refere à morte espiritual. É um alerta de que o caminho do adultério leva à morte espiritual, que é a perda total da comunhão com Deus.
- “Por isso, não flerte com a (o) adúltera (o)”, esse é um conselho prático do próprio comentarista. Flertar, significa insinuar o desejo, geralmente é expressado em olhares, mas pode ser qualquer manifestação de interesse. Fale diretamente aos alunos, caso alguém se encontre nessa situação em seu local de trabalho, na escola, na vizinhança, que busque no Senhor o escape enquanto é tempo. Existem também alguns “caras de pau” que flertam dentro das igrejas.
_______________________________________
4. CONSELHOS DE COMO SE PREVENIR CONTRA A INFIDELIDADE

1. Sexo com intimidade.
 - “relações sexuais com relativa frequência, mas sem intimidade!”, parece estar se referindo àqueles que acham que o sexo é somente a penetração e o orgasmo, não fazem as preliminares, não demonstram desejo, nem carinho, nem amor. Professor(a) se você estiver a vontade pode comentar que o sexo na vida do casal começa antes da cama. Professor(a), nesse tópico procure ser sutil, caso a tua classe seja de jovens, e largue o verbo caso seja uma classe de adultos.

2. Apego à Palavra de Deus e à disciplina.
- “aconselha o apego à Palavra de Deus e à disciplina.”, o sábio aconselha conhecer a Palavra e ter disciplina de obedecê-la. Conhecer somente não adianta nada.
- Creio que o servo de Deus também deva se apegar a prática da oração e jejum e unido a isso tudo, ele deve ter vigilância, pois não adianta nada ter Palavra, oração, jejum e não ter vigilância.
_______________________________________
CONCLUSÃO
- “natureza adâmica”, é a natureza propensa ao pecado que passou a todos os homens. Dessa forma Satanás encontra muitos recursos para tentar os filhos de Deus. E o segredo não é enfrentar a tentação e sim sair do local onde ela está ocorrendo, por isso deixo esse conselho:
“O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando.” Provérbios 22:3
- Os conselhos passados no livro de provérbio servem para nos habilitar a prever o mal, antes que ele ocorra.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, resposta pessoal.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.