INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da CPAD


AULA EM 24 DE NOVEMBRO DE 2013 - LIÇÃO 8
(Revista: CPAD)

Tema: A mulher virtuosa
  
Texto Áureo: Provérbios 31.10
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição você buscar aplicar as qualidades da mulher virtuosa de Provérbios com a das mulheres virtuosas de nosso tempo.
- LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Álef, bete, Guímel”, essas letras que estão em parênteses no início de cada versículo, são as letras do alfabeto hebraico. O texto desse capítulo foi escrito em forma de acróstico, ou seja, cada versículo inicia com a letra que está entre parênteses, mas isso só pode ser notado no texto em hebraico.
- “literatura universal” , se refere a todas a literatura produzido no mundo em todas épocas.
- virtuosa”, quer dizer, que possui virtude, qualidades.
- “natureza ética”, aquilo que se refere aos padrões morais.
- “estético”, que se refere à aparência.  
- “valores interiores”, são valores que não aparecem a primeira vista, só os mais próximos conseguem notar.
__________________________________________
1. A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA

1. Tem a confiança e o respeito do marido.
- “fidelidade”, é a qualidade do que é fiel, pode ser entendido como aquele que obedece mesmo quando ninguém está observando.
- “sentir-se seguro”, ela passa segurança ao seu conjugue, mas infelizmente algumas mulheres não transmitem ao marido essa segurança. Existem maridos ciumentos, mas existem também esposas que não dão segurança ao marido.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no início desse subtópico.

2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido.
- “reconhecer a importância e o valor do cônjuge”, toda pessoa se sente bem em saber que é reconhecida pelo seu conjugue. A pessoa se sente amada e isso refletirá em todas as áreas de sua vida.
- “expresso por atitudes”, são ações que o conjugue pode praticar a fim de mostrar para o outro o quanto ele é importante. Método como dar flores, fazer uma comida especial, levar pra sair, dar presentes, etc, são ainda muito eficientes. Professor recomende aos alunos que sejam criativos, façam algo novo para surpreender.
- “expresso por... palavras”, certas coisas simples podem ser ditas, como “eu te amo”, “gostei do seu cabelo”, “esse vestido ficou bem em você”, essas palavras devem ser ditas de coração.
- “quanto em público”, os elogios em público são ainda melhores. Os conjugues são cúmplices, por isso naqueles momentos em que as coisas não estiverem bem, eles jamais devem falar mal do outro na frente de terceiros.
_____________________________________________
2. A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE

1. É educadora.
- “Força e dignidade são os seus vestidos”, quer dizer que ela se veste disso, de força e dignidade, a roupa é muito importante para uma mulher, mas a mulher virtuosa se preocupa mais ainda com coisas espirituais como força e dignidade.
- “[ARA]”, Almeida Revista e Atualizada.
- Em nenhuma das qualidades da mulher virtuosa aparece a de educadora, o comentarista forçou um pouco para tornar a aula aplicável às mulheres de hoje, onde a educação dentro do lar é importantíssima. Infere-se no texto, que o bom exemplo da mulher virtuosa influencia na educação dos filhos.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2. expressa no início do tópico.

2. É afetuosa.
- “levantam-se [...] e chamam-na bem-aventurada” (Pv 31.28)”, professor(a) note que o comentarista usou partes do texto para dizer que a mulher virtuosa da época de Salomão era afetuosa, ele está contextualizando a mulher virtuosa para a nossa época, trabalhe a ideia do comentarista.
- “Afeto gera afeto!”, grande verdade, filhos que recebem afeto na infância serão também afetuosos com seus filhos.
- “não demonstram carinho algum pelos filhos”, os pais que assim procedem pensam que suas atitudes estão corretas ou justificadas, mas não tem noção do quanto essas atitudes prejudicam os filhos.
- “Como será o futuro dessas crianças”, acredita-se que de tanto uma criança ser chamada de um nome impróprio ela acaba por assumir as características desse nome. Também existe o que chamamos de “amaldiçoar os filhos”, por exemplo, se uma mãe chama sua filha de “vadia” essa mão pode estar amaldiçoando sua filha, havendo um grande risco dessa filha se tornar isso que ela amaldiçoou.
_________________________________________
3.  A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA

1. É dona de casa.
- “sua maior realização estava em ser esposa”, esse resultado confirma a propaganda pode fazer muita coisa, pois os movimentos feministas fizeram muito estardalhaço sobre a emancipação da mulher passando para a sociedade mundial que as mulheres queriam ser livres da família e dos maridos e que não queriam nenhum compromisso com o lar. Mas na verdade só uma pequena minoria das mulheres desejam as reivindicações das feministas. As mulheres querem sim o seu espaço na sociedade mas não da forma que as feministas pregam.
- “o marido pode ajudá-la”, professor(a) eu recomendo que essa frase seja trocada por esta: “o marido deve ajudá-la”, para que a tarefa não se torne árdua e enfadonha. Por não terem o auxílio do marido e de ninguém, muitas mulheres enxergam a casa como uma prisão.

2. É empreendedora.
- “empreendedora”, que faz empreendimento, investe em algo. Se refere ao fato de as mulheres modernas auxiliarem os maridos trabalhando fora.
O versículo que dá base para essas afirmações é este: “(Zain) Examina uma herdade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.” Pv 31.16 Esse versículo mostra como a mulher virtuosa é inteligente e aplicada. Hoje o louvor é para as mulheres que trabalham e ajudam seus maridos nas contas do lar. As mulheres influenciadas pelos pensamentos feministas trabalham para conseguirem liberdade financeira e poderem comprar o que querem e blá, blá, blá. Mas as mulheres virtuosas trabalham fora para reforçarem a renda da casa.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no final do subtópico.
______________________________________
4. A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS

1. Dá um bom testemunho.
- “destrói o seu lar”, o texto de provérbios cita a mulher e não o homem, colocando ela em posição de governanta do lar, e não o homem, o homem é o cabeça da mulher, mas a mulher é a governanta da casa.  
- “é estimado entre as autoridades”, isso acontece hoje com os maridos que se apresentam em entrevistas de emprego ou em reuniões importantes da empresa, se tiver uma esposa virtuosa, que cuide de sua roupa e de sua casa deixando ele tranquilo para desempenhar sua tarefa profissional, assim o sucesso de seu marido terá sua participação, isso acontece com muitos obreiros.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, expressa no início do subtópico.

2. É temente a Deus.
- Muitas irmãs cumprem a Palavra de 1 Pedro 3.1 ganhando seus esposos para Jesus pelo porte espiritual, ganhando sem palavras. São irmãs virtuosas.
_______________________________________
CONCLUSÃO
- “estéticos são mais importantes do que os éticos”, “estéticos” referente à aparência e “ético” é referente à moral.
- “a mulher virtuosa preserva o seu lar”, ainda existem lares onde o casamento é valorizado, onde a virgindade, a pureza, a santidade, etc, ainda são valores buscados.
- “passem a cultivar com mais zelo”, atualmente os valores corrompidos do mundo estão adentrando as igrejas. É necessários as mulheres de Deus se unirem para buscar a estatura de mulher virtuosa.

Acréscimo do irmão T. Mendes:
- Em Pv 31.27 "Olha pelo governo de sua casa, não come o pão da preguiça", veja que parente próximo ímpio pode apresentar algo semelhante ou até maior. Por Provérbios são qualificadas e chamadas de virtuosas às mulheres que assim procedem, mas não é regra: existem crentes de berço que são donas de casa preguiçosas e negligentes. A graça faz nos enxergar o pecado, ou seja, nem toda virtude manifestada em uma mulher casada significa que ela é crente, logicamente que a que serve a Deus manifesta os frutos do Espírito, aí é outra história.
 Provérbios adverte o perigo enquanto a Graça, acompanhada de misericórdia, pluma os velhos conselhos (crivo do AT no NT).
- É bom recomendar também que em uma escola dominical pode estar presente maridos crentes cujas esposas não são servas de Deus, devemos encorajá-los nessa empreitada cristã. Mulheres não maduras na fé, neófitas que por ventura compareçam a EBD neste dia e que sofrem por ainda agirem como tolas, devem também serem encorajadas a orar, ler mais a Bíblia e receber apoio para mudança.
- A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, é pessoal.

Marcos André – Superintendente e professor
Colaboração: T. Mendes

Boa Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.