sexta-feira, 29 de novembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 9 - Revista da Editora Betel



AULA EM 01 DE DEZEMBRO DE 2013 – LIÇÃO 9
(Revista: EDITORA BETEL)

O pecado de Davi com Bate-Seba
  
Texto Áureo: Salmos 51.7
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição mostre como o homem pode ser falho e como é necessário vigilância, tente dar exemplos de como pode ocorrer hoje.
- VERDADE APLICADA, esta verdade é comum em nossos dias, pois em muitos lugares do mundo o evangelho já deixou de ser perseguido e passou a ser adotado pela sociedade, vindo períodos de tranquilidade muitos crentes tem se tornado altivos e outros se desviaram da fé.
- “quantas facetas viveu”, facetas são superfícies adicionais de um objeto, é como se fossem outras faces além da face principal. Se refere aos momentos em que Davi, fingiu, mentiu e dissimulou para obter algo.
- “mesmo sendo segundo o coração de Deus”, isso nos adverte que nem tudo que reluz é ouro, não importa se alguém é segundo o coração de Deus, se não vigiar poderá se corromper.
- “omite os erros de seus heróis”, essa é uma prova de que as Escrituras são inspiradas por Deus, pois se elas fossem de autoria somente humana, ela imitiria alguns fatos que expõem as falhas dos heróis.
_______________________________________
1. A ociosidade e suas armadilhas
- “ociosidade”, é a característica do que não está em atividade.  
- “tempo em que os reis saem à guerra”, é provável que esse texto tenha sido escrito em um tempo depois em que os reis não mais saíam para as batalhas.
- “quando estava descansando”, um momento de relaxamento, um momento em não estava atento. Assim pode ocorrer com qualquer crente no campo espiritual, em um momento de descanso somos alvos fáceis para o inimigo.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no início desse subtópico.

1.1. Examinando o pecado de Davi
- “maior nem menor que os nossos”, isso porque os pecado tem o mesmo efeito espiritual que é o de separar o homem de Deus. Por isso se diz que não tem pecadinho nem pecadão, mas mesmo assim os pecados não são iguais, uns tem consequências muito graves e outros não.
- “para que todos pudessem ler e tomar”, aqui já está uma consequência do pecado de Davi, foi exposto para todos e registrado no livro mais lido de todos os tempos. Esse é um problema que muitos tentam evitar, ter seus erros mostrados em público.
- “e pelo modo como agiu”, se refere ao fato de Davi ter agregado ao seu pecado a mentira, a traição e o homicídio.
- “excluirmos quem peca”, isso acontece todos os dias dentro das igrejas, as pessoas se alegram quando alguém é punido quando peca, do que em achar a solução para que outros não caiam no mesmo erro. Muitos crentes são sanguinários, gostam de ouvir dizer que Deus vai pesar a mão e jogar alguém no leito.

1.2. Examinando o histórico e vida de Davi
- “era um símbolo de adoração”, de onde a gente menos espera acontece o problema, não se deve colocar a mão no fogo por ninguém.
- “simplesmente nos espreita”, é uma forma figurada de falar, pois na verdade quem espreita é Satanás e quando damos a oportunidade ele entra com a tentação, e o inimigo nos ataca de surpresa no momento em que baixamos a guarda.
- “uma inclinação latente para o desejo”, é a inclinação da carne para um desejo onde a concupiscência é mais forte.
- “entendemos porque José correu!”, essas inclinações ocorrem na carne e se tornam irresistíveis e José sabia disso. Dessa forma entendemos que a melhor ação contra as nossas inclinações é fugir.

1.3. Examinando a cena
 - “descontração, lazer e ociosidade”, cabe aqui a recomendação de que nesses momentos de descontração é que precisamos estar mais vigilante e nos aplicar a oração. Na ocasião em que multiplicou os pães, Ele não foi descansar ou comemorar com os discípulos, mas Ele foi orar no monte.
- “ela foi descuidada”, a postura de Bete-Seba é discutível, muitos afirmam que ela possivelmente foi interesseira e se permitiu ser vista pelo rei, embora a Bíblia não fale, podemos notar que ela deixou se levar sem resistência.
- “Se Davi fosse à guerra não teria pecado”, tudo poderia ser resolvido com uma atitude simples, sair para o combate, até hoje podemos evitar muitas armadilhas de Satanás saindo para o combate com o povo de Deus, ficar em casa quando a igreja está evangelizando, ou na consagração, ou no culto, pode ser muito perigoso.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expresso no meio desse subtópico.
__________________________________
2. Tentando se livrar das consequências
- “não foi um pecado isolado”, não foi um único pecado, foram vários pecados e erros até chegar ao homicídio.

2.1. A consequência da cobiça
- “descontrolado a ver tamanha beleza e sensualidade”, note como Davi ficou, e repare que a cena que ele viu foi uma amostra do que seria o mundo hoje, pois a sensualidade que dominou Davi está hoje na TV, no jornal e na internet. Ele ficou descontrolado com o que viu, então a melhor saída é não ver, ou não estar no lugar onde se vê.
- “somente apresenta o lado satisfatório”, por conta disso existem hoje muitas meninas de menor de idade grávidas.
- “Pejada estou”, significa “Estou grávida”.
- “mas este não vai para casa”, Urias era honrado e achava um absurdo ele ir para casa se deitar com sua esposa enquanto seus amigos estavam na guerra. Todos devem assimilar esse pensamento de Urias, pois é um absurdo estarmos pecando enquanto nossos irmãos estão trabalhando na obra de Deus.
2.2. A carta de morte
- “não haveria vestígios de que ele seria o pai”, era uma estratégia de Davi para deixar o pecado encoberto, mas ele se esqueceu que Deus vê tudo, e assim muitos hoje que tem função de liderança como Davi usam de estratégias para encobrir seus pecados.
- “Davi se torna adúltero e assassino”, sabemos que não existe pecadinho nem pecadão, mas se não pararmos o pecado enquanto ele está no seu início, ele pode se transformar em outros e ficar incontrolável, como Davi mesmo falou que “Um abismo chama outro abismo” Salmos 42.7.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, subentendida nesse subtópico.

2.3. Vivendo com fantasmas
- “realmente teve um encontro com o Senhor”, se refere ao crente de verdade e não aqueles que só somam no rol de membros. Os que pecam e não se incomodam com isso são os ímpios, mas às vezes alguns crentes pecam e se comportam como ímpios, como fez Davi, para esses o Senhor pode a qualquer momento revelar aos seus profetas, o pecado oculto.
- “viveu um doloroso silêncio”, o texto bíblico não fala isso, mas sabemos que isso ocorre com muitos homens e mulheres de Deus. Após o pecado, o crente que não tem forças para se confessar acaba tendo que escolher entre dois caminhos, ou se afasta de tudo e sai da igreja, ou mascara a situação e continua na igreja fingindo ser espiritual.
____________________________________
3. Despertando a consciência de um pecador
- “Natã foi enviado com uma parábola”, alguns irmãos chegam a comentar que Natã bolou aquela parábola para amenizar o impacto da notícia que ele teria que dar a Davi, mas o mais provável é que Natã tenha recebido do Senhor a história que fez Davi dar a própria sentença.

3.1. Tu és o homem
- “foi o espelho pelo qual o rei enxergou a enormidade do seu pecado”, significa que os fatos narrados na parábola são semelhantes aos que ele praticou, como reflexo em um espelho.
- “Natã se impôs à consciência do rei”, só parece difícil, mas não é, significa que Natã se impôs, assumiu a postura de exigir algo, devido à consciência do rei por causa do erro, quer dizer que se não fosse o erro do rei, Natã jamais falaria com o rei daquela forma.  
- A sentença que Davi profere diante da situação narrada por Natã, mostra todo o rigor que ele teria julgado uma causa qualquer semelhante aquela. Muitos que hoje erram e ocultam seus erros, são rigorosos em julgar os erros dos outros.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no meio desse subtópico.

3.2. Aceitando o castigo do Senhor
- “purgado com hissopo”, purgar significa     e o hissopo era uma planta que os judeus usaram para aspergir o sangue do cordeiro pascal em Êxodo 12.22 essa planta era usada constantemente para aspersão do sangue nos rituais sagrados do tabernáculo para santificação, Davi pediu uma purificação espiritual.
- “série de más consequências”, essa história de Davi é um ótimo exemplo para ensinar que Deus perdoa o pecado, mas as suas consequências materiais e espirituais permanecem.
- “representar muitos anos de sofrimento”, pelas consequências do pecado de Davi, notamos quem mais sofre até hoje as consequências do pecado de adultério, a família.

3.3. A dor que produz cura imediata
- “talvez não fôssemos capazes jamais”, se refere a natureza humana caída, pois somos hábeis em condenar e destruir, as pessoas apontam o erro e a sentença com muito mais facilidade, note uma igreja quando o pregador anuncia que Deus vai punir, descer o cajado, passar a espada, muitos irmãos quase pulam dos bancos glorificando, mas quando anunciam que uma alma se converteu a notícia na causa o mesmo efeito.  
- “perdão e a restituição”, para aqueles que são segundo o coração de Deus, são os que se confessam (mesmo sendo após a revelação do erro), que se arrependem de coração, que se humilham, e que buscam ao Senhor.
___________________________
CONCLUSÃO
- “que o Senhor não possa reverter”, muitas pessoas hoje se encontram desviadas porque não acreditam que existe solução para seus pecados e que não tem jeito de mudarem sua índole pecadora.
- “O que está de pé”, a principal mensagem aqui é de vigilância, quem está de pé deve ter o cuidado para não achar que é imbatível. Pois o inimigo tem muitas artimanhas.
- Faça o resumo e corrija o questionário.
- Todas minhas dicas de respostas devem ser buscadas na revista.
- A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, está no texto de referência.

Boa aula!


Marcos André – professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.