quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 12 - Revista da Editora Betel


AULA EM 22 DE DEZEMBRO DE 2013 – LIÇÃO 12
(Revista: EDITORA BETEL)

Quando Deus diz Não 
  
Texto Áureo: 2 Samuel 7.5
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição ensine os alunos a serem maduros para aceitarem as escolhas de Deus.
- “o qual governou segundo o intento do Senhor”, se referindo a Salomão, porque embora Davi fosse segundo o coração de Deus, ele falhou cometeu dois terríveis pecados e outros erros.
_______________________________________
1. Desejos e frustrações
- “qual atitude tomou após ouvir um “não” da parte de Deus, a atitude de uma servo diante de uma resposta negativa é que vai mostrar sua fé e seu compromisso. Alguns irmãos tem muita dificuldade para lidar com isso e se rebelam ao não serem relacionados para pregar ou para solar no grupo.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no meio desse subtópico.
  
1.1. Os planos de Davi
- “fez planos para Deus”, ninguém faz planos para Deus, nem Davi, muitos querem que Deus se molde ao seu querer, mas os planos de Deus são infinitamente maiores. Nossos projetos devem se moldar aos Dele e não os Dele se moldarem aos nossos.
 - “respondeu com um simples “não””, professor(a) ensine aos alunos que o Senhor não vai dizer sim para tudo o que queremos. Por isso os servos devem ficar atentos a esses que afirmam que na campanha Deus concederá o pedido feito, e se não conceder?

1.2. Esclarecendo os limites
- "tomei da malhada”, era o pasto das ovelhas, aqui está se referindo ao tempo em que Deus chamou a Davi, pois ele estava apascentando as ovelhas de seu pai.
- “não chamei você para isso”, nas igrejas existem muitos obreiros que querem fazer de tudo, mas o Senhor não levanta um “faz tudo”, Ele concede uma chamada especial para cada um. Os pastores devem observar a vocação dos homens e mulheres de Deus, para não deixar ninguém sobrecarregado.
- “mesmo que seja de boa intenção”, boa intenção não é sinônimo de “fazer certo”, fazer o que é certo envolve conhecimento e disciplina. Os jovens Uzá e Aiô transportavam a Arca em um carro novo, tinham a boa intenção, mas não sabiam como fazer de maneira certa, o fim foi trágico. 2 Samuel 6.6
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2, expresso no início desse subtópico.
1.3. Deus tem a última palavra
 - “Ele deve realizar”, alguns chegaram propagar uma falsa doutrina da fé, onde o servo de Deus é orientado a determinar para Deus o que ele deve fazer.
- “Ele é soberano!”, tem poder sobre todas as coisas e sua vontade jamais deve ser contestada.
- “teve seus projetos frustrados”, Maria, sendo a mãe de Jesus devia ter planos de criá-lo e mantê-lo com ela, foi seu primeiro filho, mas ao crescer o Senhor deixou sua família e foi fazer a obra, as Escrituras mostram que Maria jamais teve algum privilégio por ser mãe Dele.
__________________________________
2. Atitudes de um coração segundo Deus
- “disposto a apoiar seu filho Salomão”, Davi não iria construir, mas colaborou com quem iria fazer a Casa de Deus, Davi deixou uma oferta para Salomão usar na construção da Casa de Deus. Alguns crentes ao serem afastados de determinado cargo, boicotam aquele que assume, não cooperam.

2.1. Aprendendo a conviver com um “não”
- “pensamos logo em disciplina”, pensamos que o Senhor está nos disciplinando por algo que fizemos.
- “aqui não se trata de pecado ou não”, Deus estava somente preservando a santidade do templo, aquela obra deveria ser edificado por mãos não experimentadas na guerra.
- “redirecionar nossas vidas”, o Senhor sabe colocar outros sonhos em nosso coração. José não sonhava em ser superior a seus irmãos, esse propósito era de Deus.
2.2. Olhando na perspectiva divina
- “Nos últimos anos de sua vida”, aqui Davi estava experiente, já sabia aceitar a vontade de Deus, atualmente as frustrações por uma porta que Deus fecha acometem os menos experientes, aqueles que ainda não cresceram espiritualmente.
- “nas boas coisas que Deus lhe dera”, esse é um bom motivo para que não fiquemos frustrados e deprimidos, quando Deus disser não, devemos nos lembrar de tudo que o Senhor já fez por nós.
- “efêmeros”, passageiros.
- “com aquilo que Deus nos deu”, o nome disso é contentamento e não acomodação, podemos buscar coisas melhores, mas essa busca na deve direcionar nossas vidas.

2.3. Um vislumbre de graça
- “jamais seria o que foi para Deus”, a diferença é que os pecados de Davi foram todos revelados e devidamente pagos, já alguns líderes atualmente ficam nos púlpitos com seus pecados escondidos julgando e disciplinando os Davis que Deus revela, mas o fim deles será terrível.
- “bem mais graciosos que os nossos”, Deus usa a misericórdia, na verdade todos os crentes deveriam alcançar essa graça, mas sabemos que só uma minoria consegue essa estatura.
- “eu transformo maldição em bênção”, às vezes Deus nos fecha uma porta para abrir uma outra depois. Em Salomão o Senhor engrandeceu e perpetuou o nome da casa de Davi.
____________________________________
3. Instruções ao novo monarca
- “maturidade para entender”, Davi já tinha adquirido a experiência e a sabedoria da idade, encontramos alguns crentes que são difíceis de trabalhar, pois ficam aborrecidos com qualquer coisa. Isso ocorre porque são imaturos.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no meio desse subtópico.

3.1. Um grande conselho
- “Não faça Deus obrigá-lo a render-lhe”, esse conselho serve para todos nós, às vezes abusamos da paciência de Deus e esperamos ser chamados pela dor.
- “ver em seu filho os erros que cometera”, a preocupação dos homens de Deus deve ser em orientar seus filhos a trilharem o caminho do Senhor. Davi sabia que se Salomão se apegasse a Deus ele seria bem sucedido.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, expressa no início desse subtópico.

3.2. Uma grande provisão
- “planta de tudo quanto tinha em mente”, colaborou com ideias, não deixou seu filho se virar sozinho, quantos crentes tem boas ideias, mas se negam a colaborar por não terem sido escolhidos para assumirem o cargo. Isso está acontecendo nesse momento em alguma igreja.
- “E deu ouro”, ajudou com ofertas, Davi não fechou a mão para a obra que não engrandeceria o nome dele. Os crentes não devem se comportar como políticos que só investem no pode trazer renome para eles.
- “o ouro e prata particular que tenho”, ele deu mais do que a oferta que já tinha proposto em seu coração, ele sabia que para onde estava indo não ia precisar de tanta riqueza material, por isso abriu mão de tudo. Os crentes não estarão nessa terra para sempre, por isso não precisamos estar tão preocupados em guardar bens aqui.
- “porque lhe entregava o cetro”, era uma benção imensa para um rei passar o trono para o filho em vida. Geralmente os reis morriam cedo e de repente, sem poderem transmiti qualquer orientação a seu sucessor.

3.3. Um tesouro espiritual
- “foram 35 mil homens sábios”, no verso 21 de 1 Crônicas fala dos homens sábios que Davi recomendou a Salomão, mas a cifra 35 mil, não sei de onde saiu.
- “Salomão viveu tranquilo, porque”, além do que está no texto, podemos acrescentar que Salomão viveu tranquilo também porque foi orientado a confira no Senhor e ele seguiu essa orientação e pediu a Deus a sabedoria para julgar o povo.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expresso no título desse subtópico.
___________________________
CONCLUSÃO
- “um legado espetacular”, legado é toda obra material ou intelectual que é deixado como herança.
- “líder bem sucedido”, eis aqui uma grande lição, que assume uma tarefa para cuidar, deve sempre raciocinar com um substituto para as eventualidades. Isso é sabedoria, mas alguns são imprudentes e acabam deixando essas coisas de lado.
- Faça o resumo e corrija o questionário.
- Professor(a) no resumo que você fizer dê atenção especial aos ensinamentos mais comentados da lição, como a importância da presença dos pais e necessidade de se tomar atitude.
- Todas minhas dicas de respostas devem ser buscadas na revista.

Boa aula!


Marcos André – professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.