quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista da CPAD


AULA EM 29 DE DEZEMBRO DE 2013 - LIÇÃO 13
(Revista: CPAD)

Tema: TEMA A DEUS EM TODO O TEMPO
  
Texto Áureo: Eclesiastes 12.13
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta última lição recomendo que você coloque em foco o fim do trimestre e do ano, recomende conselhos para 2014 e encerre o trimestre com estilo, pode ser prova, gincana ou um trabalho, faça algo diferente.
- “contrastando”, mostrando o contraste, as diferenças de um em relação ao outro e as vantagens e desvantagens.
- “com os olhos fitos na morte.”, ele fala da vida considerando a morte, dessa forma a vida fica mais valorizada, notamos que a sociedade atual não leva isso em conta, pois as pessoas se comportam como se fossem viver para sempre.
- “Fala do temporal com os olhos voltados ao eterno”, quando o crente considera que haverá uma eternidade no por vir, ele começa a cuidar mais em fazer a vontade de Deus nessa vida passageira. Por isso a sabedoria de Salomão em Eclesiastes é evangelística e doutrinária.  
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no início desse subtópico.
__________________________________________
1. UMA VERDADE QUE NÃO PODE SER ESQUECIDA

1. Somos criatura.
- “interesse apologético”, interesse de defender ou de defensor.
- “provar a existência de Deus”, convém lembrar que em nenhum lugar na Bíblia os autores tentam provar a existência de Deus, eles falam para quem já sabe que Ele existe. A existência de Deus está escrita no coração dos homens.
- “que você é criatura e que há um Criador”, se os crentes sempre se lembrassem disso haveriam menos problemas com o pecado. Alguns crentes se envolvem tanto em atividades na igreja que acaba se fatigando e se esquecendo do Criador, do Seu poder e de que podemos falar com Ele a qualquer momento através do nome de Jesus.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2. expressa no meio desse subtópico.

2. Há um Criador.
- “homem como ser temporal”, na atual composição o homem é temporal, mas a sua alma é eterna, para essa haverá julgamento, e na eternidade o homem estará com um corpo, para os salvos será um corpo espiritual 1 Co 15.44 enquanto para os perdidos será o corpo material Mt 10.28.
- “com mais humildade”, algumas pessoas com o tempo se tornam arrogantes, não sabem que o dinheiro e a fama podem acabar num instante.
_____________________________________________
2. OS DOIS GRANDES MOMENTOS DA VIDA

1. A juventude.
- “para demonstrar a nossa finitude”, a ideia é alertar aos jovens que essa vida é passageira e que eles aproveitem o tempo de sua juventude naquilo que é honroso e correto, pois tudo que se busca debaixo do sol é vaidade, releia a Leitura Bíblica em Classe.
- “não se preocupam com lembranças”, significa que os jovens não estão preocupados em como serão lembrados no futuro, eles agem inconsequentemente, claro que o comentarista está falando em tese, assim como Salomão, ele não está generalizando.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no final desse subtópico.

2. A velhice.
- “enquanto a velhice aparece como o último estágio”, para Salomão a velhice era o momento em que a pessoa perdia suas capacidades físicas (isso se depreende de Ec 12.1), o que naquela época ocorria por volta de setenta anos Sl 90.10. Atualmente com a tecnologia e a medicina o homem pode viver lucidamente até os noventa e até mais.
- “mostra-nos como somos frágeis”, a ideia do pregador é que nós não precisamos chegar à velhice para constatar isso, devemos considerar isso agora para construir um futuro bem sucedido e prazeroso.
- Entre os dois limites da vida (juventude e velhice) existe um meio que é a nossa faze adulta, para viver bem nessa faze devemos iniciar na juventude e para que a juventude seja boa é preciso considerar a velhice.
_________________________________________
3.  AS DIFERENTES DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA

1. Corporal.
- “por causa da dimensão corporal”, é com o corpo que a nossa alma se relaciona com o mundo, os dados entram pelos sentidos e são assimilados pelas faculdades mentais. Quando chegar o tempo da morte o nosso corpo voltará ao pó Gn 3.19, o espírito segue para Deus At 7.59 e a alma aguardará o juízo Hb 9.27.
- “somos absolutamente finitos”, com essa natureza, tendo esses elementos, iremos somente até o fim da vida.
- “não há dualismo”, não há oposição entre eles, os dois são essencialmente necessários.
- CONTÉM A AJUDA PRA RESPOSTA DA QUESTÃO 4, no final do subtópico.

2. Espiritual
- “voltará "a Deus, que o deu”, isso aconteceu no dia em que o Senhor soprou nas narinas do homem e esse se tornou alma vivente.
- “parte imaterial do homem”, que não é matéria, existe em uma dimensão espiritual apenas.
- “elas não são independentes entre si”, uma influencia na outra, as atitudes que tomamos hoje, repercutem na dimensão espiritual e vice-versa. Precisamos tomar nossas atitudes sempre considerando os resultados no campo espiritual. 
______________________________________
4. PRESTANDO CONTA DE TUDO

1. Guardando o mandamento.
- “precisa de regras e normas”, é necessário ao homem estar limitado por regras e leis, o ser humano não está preparado para viver sem regras, isso devido a Queda do homem em Gênesis. Antes da Queda o homem precisava apenas de algumas ordenanças, como povoar a Terra e sujeitá-la e não comer da árvore da ciência do bem o do mal, mas após a Queda o homem se tornou corrompido e agora precisa de códigos intermináveis de leis e regulamentos.
- “princípios eternos”, são mandamentos que úteis para essa vida e a próxima.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, expressa no início este subtópico.

2. Aguardando o julgamento.
- “tudo o que está encoberto”, um dia todos os mistérios da terra estarão diante de todos e todos saberão a verdade. Perguntas como: quem matou John Kennedy? Quais são os rituais secretos da maçonaria? Onde está a Arco do Concerto? O que aconteceu com o jardim do Edem? Etc.
- “com responsabilidade diante de Deus”, todos os homens receberam algo de Deus para cuidar, como o “corpo”, que é templo do Espírito Santo, a “alma”, que vai ao juízo, “os filhos”, que são o presente de Deus. Todas essas coisas estão sobre a nossa responsabilidade e precisaremos dar contas a Deus sobre tudo.
_______________________________________
CONCLUSÃO
- “vivê-la da melhor maneira possível”, viver da melhor maneira não é viver do jeito que queremos, mas viver do jeito certo, do jeito que Deus quer.
- “tema a Deus em todo o tempo”, esse é o grande ensinamento conclusivo de Eclesiastes, para que não enxerguemos a Deus somente na dimensão do amor, mas que possamos vê-lo também como o poderoso Criador de todo o universo.  
- E que possamos nos lembrar que um dia estaremos diante Dele para juízo e que tudo o que foi feito em oculto será manifestado, mas para os salvos haverá justificação pelo sangue de Cristo.
- Não se esqueça do resumo do que foi aprendido.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.