INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 10 - Revista da CPAD


AULA EM 8 DE DEZEMBRO DE 2013 - LIÇÃO 10
(Revista: CPAD)

Tema: Cumprindo as obrigações diante de Deus
  
Texto Áureo: Eclesiastes 5.4
  
INTRODUÇÃO
- Amado(a) professor(a), nesta lição procure ensinar o que é ser adorador de Deus e ensine como nossas ações tem influencia sobre isso.
- “ativismo”, é o excesso de atividade provocado pela busca desenfreada por bens materiais.
- “estilo de vida do adorador”, não adianta afirmar que é de Cristo, as atitudes da pessoa devem demonstrar a sua fé.  
.
__________________________________________
1. OBRIGAÇÕES E DEVOÇÃO

1. Obrigações de natureza político-social.
- “Primeiro a obrigação, depois a devoção”, eu podia jurar que esse ditado era Primeiro a obrigação, depois a diversão”, a palavra “devoção”, significa sentimento piedoso, busca pela divindade. No ditado apresentado quer dizer que a devoção não pode ser algo obrigatório.
- “Tal máxima não é bíblica”, o que fazemos no mundo material, reflete no mundo espiritual e vice versa.
- “priorizar o Reino de Deus”, é colocar o Reino de Deus em primeiro lugar, como o Reino de Deus é espiritual podemos priorizá-lo sem deixar de se envolver nas atividades sociais.
- “nossas obrigações para com a nação”, cumprindo com responsabilidade as nossas obrigações sociais, estaremos dando bom exemplo para o mundo e assim traremos admiração ao Reino de Deus e estaremos habilitados a ganhar almas para ele.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 1, expressa no meio desse subtópico.

2. Obrigações de natureza religiosa.
- “casa de Deus como o local de adoração”, hoje podemos aplicar à igreja esse mesmo sentido, dessa forma devemos ter reverencia na igreja como Casa de Deus.
- “elementos mais sublimes de sua liturgia”, liturgia é a organização das atividades do culto, isso significa para nós organização, na Casa de Deus deve haver essa organização. É aquilo que Paulo chamou de “ordem e decência” 1 Coríntios 14.40.  
_____________________________________________
2. OBRIGAÇÕES ANTE A SANTIDADE DE DEUS

1. Reverência.
- “leitourgeo para designar serviço”, hoje essa palavra tem o sentido de organização do serviço. De qualquer forma o texto de Atos capítulo 6 dá a ideia de organizar o culto para que toadas as viúvas pudessem ser atendidas.
- “Desligue o celular”, colocar para vibrar também resolve.
- “não masque chiclete”, essa atitude é uma tremenda falta de reverência e se os adoradores não derem o exemplo os de fora é que não darão. Existem também os novos convertidos que estão aprendendo a se comportar na igreja, se ensinarmos errado eles aprenderão errado e farão errado.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 2. expressa no meio desse subtópico.

2. Obediência.
- “atentar para os princípios que o fundamentam”, significa conhecer o porque da regra, saber o que ela representa.
- “legalismo”, é o fato de obedecer regras e leis sem um motivo plausível, apenas por temor. Existem crentes legalistas assim, obedecem apenas por obedecer, impondo milhares de regras à suas vidas já sofridas.
_________________________________________
3.  OBRIGAÇÕES FRENTE À TRANSCENDÊNCIA DE DEUS

1. Deus, o criador.
- “A teologia bíblica”, na nossa religião a divindade não está definida nem é estudada por livros atuais com 500 anos de existência. O conhecimento do nosso Deus foi transmitido pelas Escrituras Sagradas com livros de mais de 3 mil anos de história.
- “transcendência de Deus”, essa doutrina define que Deus está além da capacidade humana de o conhecer, Ele pode se personificar e permanecer oculto.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 3, expressa no início desse subtópico.

2. Homem, a criatura.
- “coroa da criação”, seria o que torna a criação melhor, ou a melhor criação, se refere ao fato de o homem ter sido feito à imagem e semelhança de Deus.
- “salvação que nos era necessária”, Deus anunciou a salvação em Cristo assim que a Queda do homem foi manifesta Gn 3.15.
- “eternidade futura”, se refere aos tempos futuro após o Juízo final, é falado assim por existir uma eternidade passada, mas o homem não foi participante dela, somente Deus tem essa eternidade, Ele é infinito pra frente e pra trás, não princípio e não tem fim.
______________________________________
4. OBRIGAÇÕES DIANTE DA IMANÊNCIA DE DEUS
- “imanência”, é a característica que Deus tem de se relacionar com suas criaturas, isso se revela através de seus atributos que são comunicáveis ao homem.

1. Deus está próximo.
- “após criar o mundo, ausentou-se dele!”, assim ensina algumas teorias agnósticas.
- “homem que lhe oferece adoração”, e Jesus ainda classificou os adoradores como “verdadeiros” Jo 4.23
- “proximidade de Deus”, essa proximidade nos faz ter intimidade com o Senhor, nos possibilitando a conhecer a sua voz e a forma de Ele agir, assim melhoramos, pois seremos influenciados por sua presença.
- CONTÉM A RESPOSTA DA QUESTÃO 4, expressa no início do subtópico.

2. O valor das orações e votos.
- “orarmos de acordo com sua vontade”, ensine isso aos alunos, leia os textos da referência e ensine que devemos pedir sempre com fé e no nome de Jesus. Existem orações que colocam Jesus contra a parede como se Ele fosse obrigado a atender.
- “cumprimento de um voto”, o valor de um voto está na disposição em assumir compromissos, quem faz votos com Deus, mostra que está disposto a assumir compromissos com Ele.
_______________________________________
CONCLUSÃO
- “implicações que a acompanham”, viver a vida Cristã é trabalhar e demonstrar a fé, não somente dizer que é, mas confirmar isso com atitude.
- “pregadores eloquentes e cantores famosos”, pode ensinar sem medo de errar que muitos desses pregadores eloquentes e cantores famosos, não são adoradores de verdade e alguns deles nem se dão ao trabalho de fingir.
- Não se esqueça do resumo do que foi aprendido.

- A RESPOSTA DA QUESTÃO 5, é pessoal.

Marcos André – Superintendente e professor

Boa Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.